Departamento de Antropologia [Escola de Ciências Sociais e Humanas]
Pedro Prista

 

“O propósito da antropologia é tornar o mundo num lugar seguro para as diferenças humanas”.

Ruth Benedict

Director do Departamento
Miguel Vale de Almeida

(Foto:Raphael Hadad)




Fundado em 1982, o Departamento de Antropologia é uma referência destacada no ensino e na investigação em Antropologia em Portugal, oferecendo formação nos três graus superiores com uma Licenciatura em Antropologia, cursos de Pós-graduação, um curso de Mestrado com vários ramos de especialização e dois Programas de Doutoramento.

Em ligação directa ao Departamento de Antropologia, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-IUL), e o Centro de Estudos Internacionais (CEI, ex CEA) acolhem projectos de investigação desenvolvidos pelos membros do Departamento e pelos seus estudantes pós graduados.O CRIA é um inovador centro interuniversitário, congregando o ISCTE-IUL, a FCSH-UNL, e as Universidades de Coimbra e do Minho.

O Departamento de Antropologia está ligado por protocolos de colaboração a várias instituições científicas e universitárias, nacionais e internacionais, destacando-se o Museu Nacional de Etnologia; o Indian Institute of Technology; a Brown University; a Universidade Eduardo Mondlane; a Universidade Federal de Santa Catarina; a Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras. Através do programa ERASMUS o Departamento de Antropologia mantém um ativo intercâmbio de estudantes e docentes, oferecendo atualmente várias disciplinas em língua inglesa.

A última avaliação independente internacional classificou o Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL como “excelente”, colocando-o no topo da seriação nacional. As unidades curriculares e os docentes têm sido alvo de avaliações muito positivas pelos estudantes de antropologia.

Atualmente integrando 14 professores doutorados, o Departamento de Antropologia está apostado numa crescente projeção das suas atividades de ensino e de investigação, promovendo o avanço crítico do seu campo científico e lançando aos seus alunos, como desafio, a enorme responsabilidade de fazer hoje Antropologia – para tornar inteligível um mundo contemporâneo feito simultanemanete de múltiplas desigualdades e diferenças, e de uma comum humanidade.


Estágios no Indian Institute of Technology

Ao abrigo do protocolo entre o ISCTE-IUL e o Indian Institute of Technology (IIT) Gandhinagar, têm-se realizado nos últimos anos permutas de estagiários de diferentes graus de ensino e de diferentes áreas disciplinares. Podem concorrer os alunos do 2º ano da Licenciatura, 1º ano do Mestrado, e 1º ou 2º ano do Doutoramento. As candidaturas decorrem em março de cada ano e os estágios decorrem de 15 de julho a 15 de setembro aproximadamente.

Relato de uma estudante indiana no ISCTE-IUL:

Trabalho de Milena Kalte, aluna da Licenciatura em Antropologia.

A Gate after which it's different from Milena Kalte.

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online