Estudar no Estrangeiro

Erasmus+ (Programa Comunitário 2014-2020)

Acção 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem

A mobilidade individual para fins de aprendizagem oferece oportunidades aos estudantes e recém-graduados de melhorarem as suas competências e a sua empregabilidade e de ganharem consciência cultural. Os beneficiários do Programa Erasmus+ viajarão para outro país participante, a fim de estudarem, trabalharem, desenvolverem competências pessoais, académicas e profissionais.

A estrutura do Programa Erasmus+ faz a evolução do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV). O Erasmus+ está estruturado em 3 acções, Acção-chave (key action KA), as actividades Jean Monnet e Desporto organizadas da forma seguinte:

  • Acção 1: Mobilidades individuais para fins de aprendizagem;
  • Acção 2: Cooperação para a inovação e boas práticas;
  • Acção 3: Apoio à reforma das políticas;
  • Actividades Jean Monnet;
  • Desporto.


Quais são as actividades elegíveis e respectiva duração das mobilidades para fins de aprendizagem? 

Mobilidade de Estudantes para Estudos: 3 a 12 meses por ciclo de estudos;

Mobilidade de Estudantes para Estágios*: 2 a 12 meses por ciclo de estudos.

 * Os recém-graduados também podem realizar uma mobilidade para estágio até um ano, após a conclusão do curso. Para usufruir desta oportunidade, o estudante deve apresentar candidatura no último ano do curso.

 

Como se formaliza a candidatura para mobilidade ESTUDOS? 

Os estudantes candidatam-se no Sistema Fénix. Consulte as candidaturas que estão a decorrer aqui e a informação em Mobilidade passo-a-passo.

Como se formaliza a candidatura para mobilidade ESTÁGIO?

Os estudantes e recém diplomados do ISCTE-IUL candidatam-se, normalmente entre Dezembro e Janeiro, através do preenchimento da ficha de inscrição e envio dos seguintes documentos para outgoing.iro@iscte.pt:
  • Curriculum vitae;
  • Cópia do Documento de Identificação;
  • Declaração de aceitação da entidade de acolhimento, mencionando a data de início de fim de estágio e atestando que o estágio não é remunerado (caso o seja, deverá fazer menção do valor a auferir pelo participante).

Para mais informações consulte as candidaturas que estão a decorrer aqui e a informação em Mobilidade passo-a-passo.

Normas e Informações 


Antes de submeter a sua candidatura, o estudante interessado deve ler atentamente

Normas Erasmus+

Guia do Candidato

Carta de Estudante Erasmus.

 

Para esclarecimentos adicionais enviar e-mail para outgoing.iro@iscte.pt.


Empréstimos Mestrandos Erasmus+ 

Os empréstimos para mestrados Erasmus+ permitem aos estudantes interessados candidatar-se a apoio financeiro para fazer um mestrado no estrangeiro. Estes empréstimos são concedidos por determinados bancos e agências, em condições favoráveis, nomeadamente a taxas de juro inferiores às praticadas no mercado e pelo período de dois anos após a conclusão dos estudos, para encontrar trabalho e começar a reembolsar o empréstimo.

Quem pode candidatar-se? 

Os estudantes do ensino superior que tenham sido aceites para um programa de estudos de mestrado completo noutro país do programa Erasmus+ podem candidatar-se a um empréstimo para os ajudar a fazer face às suas despesas.
O país de destino deve ser diferente do país da residência e do país onde foi obtido o grau de licenciado.

Quanto pode ser emprestado?

O empréstimo pode ir até 12 000 euros para um mestrado de um ano e até 18 000 euros para um mestrado de dois anos.

Onde deve ser apresentada candidatura?

Os estudantes devem apresentar as suas candidaturas diretamente junto dos bancos ou agências participantes. O MicroBank (Espanha), é o primeiro banco a participar no sistema, concede empréstimos a estudantes Espanhóis que queiram fazer o mestrado no estrangeiro como a estudantes estrangeiros que queiram fazer o seu mestrado em Espanha.
Este regime de empréstimos foi lançado em meados de Junho, devendo ser progressivamente implantado em todos os países participantes no Programa Erasmus+. Á Medida que for aumentando o número de bancos aderentes, a lista actualizada dos bancos e agências especializadas em empréstimos a estudantes será publicada aqui. 



Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online