Mensagem do Reitor


O ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa constitui um caso singular de sucesso no panorama das instituições de ensino universitário público em Portugal.


O Reitor
Luís Reto
O ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa apresenta um percurso singular de sucesso e um perfil único entre as instituições universitárias públicas em Portugal.

Criado em 15 de Dezembro de 1972 para formar técnicos nas áreas do trabalho e da empresa, cedo ultrapassou esta vocação original, ocupando hoje a sétima posição entre as universidades públicas, em número de alunos.

Embora gozando do mesmo estatuto que as restantes universidades públicas, assume estrategicamente a denominação de instituto para vincar o seu traço de maior especialização e a sua aposta no ensino pós-graduado.

Com cerca de 9000 alunos, 450 professores, 370 investigadores e 230 funcionários, o ISCTE-IUL diferencia-se pela sua forte internacionalização (17% de alunos estrangeiros), grande autonomia financeira face ao Estado (mais de 50% de receita própria), pela sua aposta na investigação e ensino pós-graduado (52% dos estudantes) e pela ênfase no empreendedorismo e transferência do conhecimento. Os nossos institutos de interface com a sociedade — O INDEG-IUL, o Audax-IUL e o IPPS-IUL — têm desempenhado um papel fundamental de ligação entre a universidade, o mundo empresarial, os empreendedores e as instituições públicas e sociais.

Desenvolvemos atividade de ensino na China, na Índia e na maioria dos países da CPLP apresentando em Portugal o segundo maior índice de preenchimento de vagas nas licenciaturas (índice de força de 150%), a seguir à Universidade do Porto. Com esta Universidade e a Universidade de Aveiro somos uma das três instituições universitárias públicas com o estatuto de fundação.

Por força da nossa trajetória histórica, diferente das restantes universidades públicas, desenvolvemos uma forte identidade e uma cultura organizacional marcada pela inovação, empreendedorismo, transferência de conhecimento para empresas e instituições, conseguindo conciliar um ambiente convivial e informal com exigência académica e rigor profissional.

Bem-vindas/os ao ISCTE-IUL.

O Reitor
Luís Reto

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online