Qualidade

Sistema Interno de Garantia da Qualidade do ISCTE-IUL




O SIGQ-IUL baseia-se nas orientações da A3ES (A3ES, 2011), tem em consideração os European Standards and Guidelines for Quality Assurance (ENQA, 2015), bem como outras orientações da ENQA (2010) e da EUA (EUA, 2012) e integra os valores e cultura de qualidade desenvolvidos ao longo da história do ISCTE-IUL. O SIGQ-IUL tem ainda em atenção os requisitos da ISO9001 e das diversas associações profissionais relacionadas com os cursos lecionados no ISCTE-IUL, nomeadamente, nas áreas de gestão (AACSB, 2016) e das tecnologias (EUR-ACE, 2015).

O Sistema compreende a intervenção de múltiplos atores em diversos níveis organizacionais e com diferentes graus de responsabilidade. Para se assegurar a garantia da qualidade é necessário que a complexidade das interações a esse respeito entre todos os intervenientes, e aos diversos níveis, esteja devidamente regulada e estrategicamente orientada e monitorizada.

A concretização da qualidade em cada uma das vertentes referidas assenta na ação individual e coletiva de quatro grupos de stakeholders internos: estudantes, docentes, investigadores e funcionários não docentes. Ao nível das estruturas e da gestão intermédia, a garantia da qualidade requer uma intervenção consistente e permanente das unidades orgânicas descentralizadas, da tecnoestrutura e serviços centrais, e das entidades participadas. A articulação ao nível estratégico concretiza-se através da ação dos órgãos de governo, dos órgãos de coordenação e dos órgãos consultivos, os quais integram stakeholders externos.

O modelo organizacional do SIGQ-IUL assenta nas unidades de estrutura existentes e é especificamente constituído por:
a) Comissão de Garantia da Qualidade (CGQ);
b) Conselho Consultivo da Qualidade (ConCQ);
c) Comissão de Análise Curricular (CAC);
d) Gabinete de Estudos, Avaliação, Planeamento e Qualidade (GEAPQ).

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online