Qualidade

Apresentação — Política e Estratégia para a Qualidade




A política do ISCTE-IUL para a qualidade está alicerçada na partilha da missão, visão e objetivos estratégicos da instituição. A implementação da estratégia delineada desenvolve-se através do PAA, que especifica as ações a desenvolver, as metas a alcançar, os seus responsáveis e os prazos a cumprir.

O SIGQ-IUL contempla um conjunto de procedimentos e mecanismos para a monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas, de modo a gerar medidas efetivas de autorregulação que permitam o cumprimento de todos os requisitos internos e externos e a melhoria contínua da qualidade nas suas diversas componentes.

A estratégia para a qualidade assenta fortemente no envolvimento da comunidade ISCTE-IUL na discussão dos objetivos e atividades do Plano Anual de Atividades, na definição e desenho dos processos e no sistema de garantia da qualidade, de acordo com as regras de funcionamento do dispositivo organizacional do sistema, da gestão normal da instituição e da prestação de contas.

A estratégia para a qualidade procura ainda sedimentar uma cultura institucional de qualidade e de autorresponsabilização com base na avaliação regular, na autorregulação, e no controlo subsequente da implementação de melhorias resultantes da avaliação, envolvendo os diversos stakeholders, promovendo uma participação clara e ativa dos estudantes nesse processo.

No quadro do seu programa estratégico de desenvolvimento, a partir de 2011 o SIGQ -IUL foi devidamente formalizado, obedecendo aos padrões fixados a nível nacional e internacional, e consubstanciado no MQ e no PAA.

Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online