Título
Prevenir e gerir situações de bullying: Estudo de caso numa escola em Sintra
Autor
Oliveira, Inês Costa
Resumo
pt
No âmbito desta dissertação em Administração Escolar, foi conduzido um estudo de caso
acerca do bullying escolar numa instituição de ensino situada em Sintra. Através de uma
revisão bibliográfica foi elaborado um enquadramento teórico que explicita o conceito de
bullying, incluindo estudos internacionais e portugueses. Também neste capítulo é
mencionado o papel das lideranças escolares na gestão deste fenómeno social, relacionando
o direito à educação com o impacto das situações de bullying nos alunos.
O estudo de caso levado a cabo teve como objetivos caracterizar as situações de bullying
existentes na escola do ponto de vista dos alunos e da equipa docente, assim como,
caracterizar as perceções dos diretores de turma e da liderança escolar sobre os mecanismos
de resposta existentes.
Para tal foi aplicado um inquérito online aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos
docentes. Os dados revelam que 45% dos alunos são vítimas de agressões sistemáticas
durante alguns dias a alguns meses. Estas agressões são incitadas frequentemente por
estudantes do sexo feminino e principalmente no espaço exterior durante o intervalo. Os
dados caracterizam os principais impactos sentidos nos agressores e nas vítimas. Os alunos
revelam sentir alguma insegurança na escola, apesar de considerarem que a escola tende a
dar atenção às situações de violência existentes.
Verificou-se igualmente que existem diferenças de perspetivas entre os diretores de
turma e a liderança escolar quando se fala do número de ocorrências e da respetiva
gravidade. Apesar disso, no geral, toda a equipa educativa considera que a escola dá atenção
ao bullying através de projetos e iniciativas.
en
As part of this dissertation in School Administration, a case study was conducted on
school bullying in an educational institution located in Sintra. Through a literature review, a
theoretical framework was drawn up that explains the concept of bullying, including
international and Portuguese studies. This chapter also explains the role of school leaders in
managing this social phenomenon, linking the right to education with the impact of bullying on
pupils.
The objectives of the case study were to characterize the existing bullying situations from
the point of view of the students and the teaching staff, as well as to characterize the
perceptions of the head teachers and the school leadership about the existing response
mechanisms.
To this end, an online survey was administered to students and semi-structured interviews
were conducted with teachers. The data shows that 45% of students are victims of systematic
aggression for a few days to a few months. These assaults are carried out by female students
and mainly outside during break times. The data also shows the main impacts felt by both the
aggressors and the victims. The students reveal that they feel insecure at school, although
they feel that the school tends to pay attention to existing situations of violence.
There are differences of perspective between head teachers and school leadership when
it comes to the number of incidents and their seriousness. Despite this, in general, the entire
educational team believes that the school pays attention to the issue of bullying through
projects and initiatives.