Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário

Autor
Raposo, João Nuno Marques
Resumo
pt
Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim, inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP. No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do ERP.
en
Enterprise Resource Planning (ERP), are considered companie’s cornerstone as they support every business activities globally. Due to the growth of enterprise systems market, there is an increasing demand for human resources with know how in this field. This trend offers an opportunity to higher education’s institutions to improve their performance indicators (employability rate, course demand, satisfaction, among others), and close the gap between student skills and market needs. The aim of this dissertation is to evaluate which are the success determinants for ERP adoption in a learning environment, to assess if it brings improvements to management learning and approximate student’s knowledge to market requirements. Taking this into account, firstly was developed a program curriculum capable of delivering key theoretical concepts and a hands-on approach on a real ERP. To assess ERP integration success on the program curricula, it was elaborated two studies with different methods, the first qualitative and the other quantitative. The qualitative method aimed to verify student’s understanding of ERP concepts. Whereas the second method’s goal was to model the adoption of this technology to management learning context, and consequently determine which are the key success determinants for ERP adoption in higher education. The investigation was conducted in ISCTE-IUL university and the students composing the study’s sample had management and engineering backgrounds. The obtained results showed that students retained good knowledge from the proposed course and that student’s satisfaction is the major factor for ERP integration success

Data

11-jun-2018

Palavras-chave

Higher education
Avaliação
Information systems
Evaluation
Ensino superior
Planeamento estratégico
Information technologies
Inovação tecnológica
Gestão de empresas
Tecnologia da Informação
ERP Enterprise resource planning
Ensino da gestão
Inovação curricular
Modelo de sucesso e adoção tecnológica
Plano curricular
Model of technology success and adoption
Program Curricula

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo