Título
Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
Autor
Raposo, João Nuno Marques
Resumo
pt
Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central
das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com
o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das
empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as
instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de
performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as
competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se
avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de
ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de
gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim,
inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos
chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da
integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos
diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi
averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP.
No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no
contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os
determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na
instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída
por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos
sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no
programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do
ERP.
en
Enterprise Resource Planning (ERP), are considered companie’s cornerstone as they
support every business activities globally. Due to the growth of enterprise systems
market, there is an increasing demand for human resources with know how in this field.
This trend offers an opportunity to higher education’s institutions to improve their
performance indicators (employability rate, course demand, satisfaction, among others),
and close the gap between student skills and market needs. The aim of this dissertation is
to evaluate which are the success determinants for ERP adoption in a learning
environment, to assess if it brings improvements to management learning and
approximate student’s knowledge to market requirements. Taking this into account,
firstly was developed a program curriculum capable of delivering key theoretical
concepts and a hands-on approach on a real ERP. To assess ERP integration success on
the program curricula, it was elaborated two studies with different methods, the first
qualitative and the other quantitative. The qualitative method aimed to verify student’s
understanding of ERP concepts. Whereas the second method’s goal was to model the
adoption of this technology to management learning context, and consequently determine
which are the key success determinants for ERP adoption in higher education. The
investigation was conducted in ISCTE-IUL university and the students composing the
study’s sample had management and engineering backgrounds. The obtained results
showed that students retained good knowledge from the proposed course and that
student’s satisfaction is the major factor for ERP integration success