FUNCIONAMENTO E ADMISSÃO


Qual o horário da Biblioteca? 

2ª a 6ª feira - 9H30 às 21H00 

Sábado - 10H00-18H00
Domingo e feriados - Encerrada

Férias letivas - 2ª a 6ª feira - 9H30 às 17H30 
Sábado - Encerrada
Domingo e feriados - Encerrada

O horário de funcionamento poderá sofrer alterações. 
Consulte a página Web da Biblioteca antes de se deslocar às nossas instalações.


Para entrar na Biblioteca e usar os serviços preciso de cartão de utilizador? 

Não, se a sua visita for ocasional.  
Só necessita de cartão de utilizador se for alumni, estudante, docente ou investigador do Iscte para passar nos torniquetes de entrada e saída do espaço e requisitar livros. 
 
Os estudantes universitários de outras instituições de ensino também têm direito a cartão de utilizador emitido pela Biblioteca do Iscte, se o da sua universidade não puder ser utilizado e se forem frequentadores regulares do espaço.


Os/As antigos(as) alunos(as) do Iscte podem usar a Biblioteca? 

Os alumni continuam a ter acesso à Biblioteca para consulta local dos recursos digitais e empréstimo domiciliário de documentos impressos de acordo com o art.º 9.º do regulamento em vigor.


Os estudantes e docentes de outras universidades têm acesso à Biblioteca do Iscte? 

A Biblioteca do Iscte está aberta a todo o público universitário, embora possa haver restrições devidamente justificadas, como é o caso da pandemia Covid-19, em que a Biblioteca está aberta apenas à comunidade académica do Iscte. 

Em tempo normal, os alunos de outras universidades têm acesso e podem usar as salas de leitura e consultar os recursos de informação impressos e digitais.


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E RECURSOS 


Não consigo localizar a bibliografia que pretendo, a Biblioteca pode ajudar-me? 

Sim. Dirija o seu pedido, o mais completo possível, ao Serviço de Referência da Biblioteca.


Posso fazer uma pesquisa simultânea em todos os recursos digitais disponibilizados pela Biblioteca?  

Sim. Utilize o nosso serviço de pesquisa integrada - IDS (Iscte Discovery Service), que agrega todos os recursos de informação que a Biblioteca oferece aos seus utilizadores.


Preciso de apoio para efetuar pesquisas nas bases de dados, como devo solicitá-lo? 

Deverá dirigir o seu pedido de apoio ao  Serviço de Referência da Biblioteca, que o direcionará para o técnico mais habilitado para o prestar e agendará consigo a forma e a data para o concretizar.


Sou estudante/docente do Iscte mas de momento não me é possível ir à Biblioteca. Há alguma alternativa à consulta de livros presencialmente?  

Sim, fazendo uma pesquisa em todos os recursos da Biblioteca pode localizar só os e-books através dos filtros. Até 30 de abril de 2022 tem também disponíveis todos os e-books das editoras Springer e Palgrave publicados entre 2018 e 2021.


EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO DE LIVROS


Quantos documentos posso requisitar em simultâneo e por quanto tempo? 

Estudantes de licenciatura e funcionários não docentes podem requisitar até 3 documentos; estudantes de mestrado e de doutoramento, investigadores, docentes, alumni e utilizadores com protocolo podem requisitar até 6 documentos. O prazo de empréstimo de documentos é de 10 dias.


Quantas vezes posso renovar o prazo de empréstimo de um livro? 

De acordo com o regulamento em vigor o nº máximo de renovações por livro é de duas, sempre que não haja pedido de reserva sobre o mesmo. Deve fazer a renovação na sua área pessoal no catálogo da Biblioteca. 


Tentei reservar uma obra e não consegui, apesar de indicada no catálogo online como estando “disponível”. Como devo proceder?  

A reserva do documento é possível, apenas, quando este está requisitado; no caso de estar disponível para empréstimo domiciliário não é possível efetuar reserva.


Preciso de um livro que a Biblioteca não tem. Podem ajudar? 

Se é estudante do Iscte e a Biblioteca não tem um livro da bibliografia do seu curso ou para a realização do seu trabalho existe o formulário Não encontra o livro de que necessita? e onde pode solicitar a aquisição. O formulário está disponível nos 3 pisos da Biblioteca e online.

Se não puder esperar pela aquisição do livro pode recorrer ao serviço EIB - Empréstimo Interbibliotecas, entrando na sua área pessoal no catálogo da Biblioteca. Veja aqui o regulamento (n. 3 do artº 9º).


Sou estudante do Iscte e preciso requisitar algumas obras, mas não tenho possibilidade de me deslocar pessoalmente à Universidade. Posso pedir a um amigo ou a um familiar que requisite por mim? 

Sim, mediante o preenchimento de uma autorização para empréstimo domiciliário.


Moro longe da Universidade e não tenho possibilidade de devolver a(s) obra(s) requisitadas. Posso devolver por correio? 

Sim, pode enviar por correio registado para o endereço da Biblioteca, até ao último dia do prazo de devolução.


REPOSITÓRIO ISCTE


Como posso aceder às teses ou dissertações do Iscte em formato digital? 

Poderá aceder às teses ou dissertações do Iscte em formato digital através do Repositório Iscte.


Pretendo consultar uma dissertação de mestrado / tese de doutoramento que está no Repositório do ISCTE, mas não consigo abrir o ficheiro. Como devo proceder? 

Verifique no fim da página qual a disponibilidade para o documento que pretende consultar, poderá ter que pedir autorização diretamente ao autor/a. Exemplo. 

Se for estudante, docente ou investigador/a do Iscte deverá entrar na sua área pessoal do Repositório (canto superior direito) com as credenciais institucionais e antes de tentar abrir o ficheiro é conveniente proceder à atualização da página (tecla F5); se mesmo assim o acesso estiver interdito deverá utilizar a funcionalidade solicitar cópia ao autor (canto inferior direito), preenchendo o respetivo formulário. Esse acesso dependerá apenas de autorização, ou não, do autor/a.


RESERVA DE ESPAÇOS E BASES EIKON/DATASTREAM E BLOOMBERG


O que é o “Sistema de Reservas Biblioteca Iscte”? 

O sistema de reservas Biblioteca Iscte é a aplicação que permite aos utilizadores da comunidade Iscte fazer e gerir as suas reservas dos espaços, equipamentos e postos de pesquisa nas Bases de Dados financeiros Bloomberg e Eikon/Datastream. O acesso é realizado com as credenciais do Fénix.


Pretendo reservar um gabinete de investigação na Biblioteca, como devo fazer? 

Aceda ao sistema de reservas da Biblioteca, e faça a seleção do dia e período pretendidos. No dia dirija-se ao balcão do 1º piso, identifique-se e diga qual o gabinete que reservou. Ser-lhe-á entregue a chave do gabinete e deverá fazer de seguida o check in no módulo de reservas. Quando sair, no fim do período de utilização, faça o check out e entregue a chave no mesmo balcão.


Posso reservar uma sala de estudo em grupo? 

Enquanto se mantiverem as medidas de distanciamento e segurança veiculadas pela DGS durante o surto pandémico, o estudo em grupo não é permitido e as salas estão transformadas em salas de estudo individual.


Pretendo consultar as bases Eikon/Datastream e Bloomberg. Tenho de fazer alguma reserva prévia? 

Sim. No sistema de reservas da Biblioteca deverá selecionar a base financeira pretendida, o dia e o período pretendido. No dia dirija-se ao balcão central no 1º piso, identifique-se e faça o check in no sistema de reservas. Quando terminar o período de utilização feche as folhas Excel que possa ter aberto no terminal e faça o check out.


Sou estudante/docente do Iscte e pretendo consultar as bases Eikon/Datastream e Bloomberg, mas não me é possível ir à Biblioteca. Posso aceder remotamente?  

Sim, mas apenas à Eikon/Datastream, fazendo o pedido através do sistema de reservas da Biblioteca. A subscrição da Bloomberg não contempla de momento essa possibilidade.


Não sou estudante nem docente do Iscte. Posso consultar as bases Eikon/Datastream e Bloomberg? 

Apenas a base Eikon/Datastream pode ser consultada por estudantes, docentes ou investigadores externos, local ou remotamente. Durante a pandemia Covid-19 o acesso é exclusivamente remoto e deve dirigir o pedido a biblioteca@iscte-iul.pt.  
A base Bloomberg está disponível apenas à comunidade Iscte.


FORMAÇÃO DE UTILIZADORES


Sou estudante do Iscte. Como posso ter informação sobre as ações de formação que a Biblioteca disponibiliza?  

As ações de formação que a Biblioteca promove anualmente, bem como aquelas que são promovidas diretamente pelos fornecedores dos recursos, são divulgadas através do e-mail institucional, na página Web, Newsletter e Facebook.

Oferta formativa da Biblioteca - calendário regular
1.º semestre - out,/nov.
2.º semestre - fev./mar.


Para mais esclarecimentos contacte
formacao.biblioteca@iscte-iul.pt .


Inscrevi-me, mas não consegui frequentar as ações de formação que queria, como devo proceder? 

Deverá contactar a Biblioteca através do e-mail formacao.biblioteca@iscte-iul.pt .


REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS


É possível fotocopiar, imprimir ou digitalizar documentos dentro da Biblioteca?  

Sim, a Biblioteca disponibiliza equipamentos multifunções self-service nos três pisos. As fotocópias e impressões exigem a compra de um cartão recarregável no valor de 1€ adquirido na vending machine da Biblioteca. Custo de cada cópia  - P&B (0,03€) e Cores (0,21€) -. Os equipamentos apenas podem ser utilizados para reproduzir documentos pertencentes ao fundo documental da Biblioteca do Iscte ou outros emprestados ao abrigo do Empréstimo Interbibliotecas. Estes equipamentos permitem também a digitalização, serviço gratuito e que dispensa a utilização de cartão.

Na reprodução de documentos, os utilizadores devem cumprir o disposto no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e toda a legislação aplicável, não se responsabilizando a Biblioteca pelo não cumprimento da Lei.



Posso fotografar ou digitalizar as páginas de um livro com o meu equipamento? 

Sim, ao abrigo da Lei nº 31/2019, de 3 de maio, que regula a utilização de dispositivos digitais de uso pessoal e permite a fotografia digital nas bibliotecas e arquivos públicos.

 

 

Voltar ao topo