Acreditações
O Mestrado em Ciências das Emoções tem a duração de 2 anos letivos (4 semestres) e combina aulas teóricas com aulas laboratoriais, discussões e trabalhos práticos, visando cobrir de forma compreensiva temas atuais de investigação básica e aplicada nas ciências afetivas.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Bases Biológicas das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cognição e Emoção
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Investigação em Psicologia I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Perspectivas e Teorias das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ontogénese das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicofisiologia das Emoções
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cognição e Emoção
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Ciências em Emoções
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Trabalho de Projeto em Ciências em Emoções
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Bases Biológicas das Emoções
OA1. Distinguir fenómenos afetivos como emoções, sentimentos, estados de humor e compreender as suas inter-relações e papel adaptativo
OA2. Identificar as principais estruturas e redes cerebrais envolvidas na experiência emocional
OA3. Entender os processos evolutivos e como estes moldam os fenómenos afectivos
OA4. Dominar conceitos-chave de evolução na compreensão dos sistemas emocionais básicos
OA5. Distinguir os diferentes sistemas emocionais nas neurociências afectivas, descrevendo os seus mecanismos básicos
OA6. Conhecer, do ponto de vista neurobiológico, a relação entre emoções e aspetos como a resposta de stress, o bonding materno e vinculação, as relações românticas, a empatia e confiança, a adição e fobias
OA7. Demonstrar, com raciocínio crítico, que antigos mal-entendidos acerca das bases biológicas das emoções e do comportamento (e.g., confusão entre predisposição genética e determinismo genético) foram ultrapassados.
CP1. Emoções e outros estados afetivos. Os processos emocionais como adaptações biológicas, resultantes de mecanismos evolutivos.
CP2. Noções básicas de evolução e genética.
CP3. A evolução do sistema nervoso dos vertebrados e a evolução do comportamento e emoções. Relação emoções-comportamento
CP4. Relação entre estruturas do cérebro, neurotransmissores e estados emocionais.
CP5. Métodos e técnicas para estudar as bases biológicas das emoções. O contributo das neurociências e da Psicologia comparativa.
CP6. O conceito de sistemas emocionais básicos.
CP7. Bases neurobiológicas da vinculação e do amor. Relação entre comportamento e química do afeto. Semelhanças e diferenças entre dependência afetiva e adição química
CP8. Empatia e a sua função no estabelecimento de laços afetivos; descobertas recentes sobre evolução e substrato neurobiológico.
CP9. Contributo dos novos conhecimentos sobre bases biológicas da emoção em diversas áreas (e.g., desenvolvimento, saúde, trabalho).
Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final.
A avaliação periódica é obtida através de um teste (50%), um trabalho de grupo (incluindo trabalho escrito e apresentação oral; 30%), e respostas individuais a perguntas alusivas a aulas práticas (20%).
A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos de avaliação, e >= 9.5 valores na média final ponderada.
Exame final: teste escrito (100%)
Title: Tang, Y., Hoelzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16, 213-225
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Barrett, L.F., Lewis, M., & Haviland-Jones (2018). Handbook of emotions (Fourth Edition). New York: The Guilford Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula aos estudantes
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Authors:
Reference:
Year:
Cognição e Emoção
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
- Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção
- Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção
- Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções.
- Compreender e explicar a influência das emoções em processos cognitivos e sócio-cognitivos
- Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos
1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção
1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas
1.2. Emoção e conceitos relacionados
1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção
1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção
2. Influência da emoção na cognição
2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento
2.2. Atenção e controlo cognitivo
2.3. Memória
2.4. Linguagem
2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo
2.6. Perturbações afetivas
3. Influência da cognição na emoção
3.1. Processos cognitivos e regulação emocional
3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção
4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais
Periódica: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula (10%) e relatório escrito sobre o tema (20%); resposta individual a duas perguntas (20%); teste escrito (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.
Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC. A aprovação implica a obtenção de nota igual ou superior a 9.5 valores.
Title: Vuilleumier, P. (2005). How brains beware: neural mechanisms of emotional attention. Trends in Cognitive Sciences, 9(12), 585-94.
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Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Investigação em Psicologia I
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1: Planear as várias etapas do processo de investigação;
OA2: Distinguir diferentes tipos de metodologias;
OA3: Utilizar ferramentas para a análise de dados;
OA4: Redigir um projeto de investigação.
O programa está organizado nos seguintes conteúdos programáticos (CPs):
CP1: Planeamento de um projeto de investigação
- O processo de investigação
- Tipo de literatura, fontes de informação e indicadores bibliométricos
- Ética na Investigação
- O problema de investigação e sua importância
- Opções metodológicas e formulação de hipóteses;
- Variáveis: operacionalização e manipulação de conceitos
- Análise da qualidade da investigação
CP2: Redação de projetos e relatórios de investigação
- Normas de escrita na investigação
- Secções formais de um projeto e relatório de investigação
CP3: Introdução à análise de dados:
- Utilização de ferramentas na análise de dados
- Criação, introdução de dados e codificação de variáveis
Avaliação periódica ou final:
Avaliação periódica (apenas 1º época):
- Trabalho escrito de grupo (60%) [inclui projeto de investigação + protocolo de investigação + formulário para comissão ética]
- Apresentação oral do trabalho de grupo (10%)
- Exame individual (30%).
Avaliação final (100%): Exame individual.
Mínimo 8.5 valores em cada critério da avaliação (avaliação periódica) e mínimo de média final para concluir a UC: 9.5 valores.
Title: - Reis, R. T., & Judd, C. M. (Eds.). (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
- Conselho da União Europeia (2016). Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (2016/679). Jornal Oficial da União Europeia.
- LeBel, E. et al. (2018). A unified framework to quantify the credibility of scientific findings. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 1(3), 389-402.
- McLeroy et al. (2016). Scientific reporting: Raising the standards. Health Educ & Beh, 43(5), 501-508.
- Arriaga, P. & Sales, C. (2016). Como Planear a Investigação? In Garrido & Prada, Manual de competências académicas (pp. 199-233). Lisboa: Sílabo.
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Authors:
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- Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7ª ed.). Lisboa: ReportNumber.
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- Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
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Authors:
Reference:
Year:
Perspectivas e Teorias das Emoções
O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1: Explicar e descrever como podemos definir e estudar cientificamente as emoções e outros processos afetivos;
OA2: Conhecer e analisar (comparar e diferenciar) as principais teorias das emoções, compreender e avaliar os principais contributos teóricos no estudo das emoções e de outros processos psicológicos.
OA3: Aplicar conceitos e as teorias das emoções a diferentes domínios, contextos alargados ou multidisciplinares e a questões do quotidiano.
OA4: Demonstrar competências de reflexão analítica e de apresentação de informação de forma precisa e concisa.
Conteúdos programáticos:
CP1: Definição, avaliação, indução e funções das emoções
CP2: Estrutura e classificação das emoções: Emoções como categorias discretas e modelos dimensionais das emoções.
CP3: Das abordagens evolutivas ao construtivismo social
CP4: Modelos de processamento (consciente e não consciente) das emoções.
CP5: Teorias sobre o curso da experiência emocional
Nas condições vigentes no Regulamento geral de avaliação de conhecimentos e competências (RGACC), o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: periódica ou exame.
Periódica (apenas possível em 1ª época):
1. Apresentação oral (15%)
2. Frequência (85%). Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.
Mínimo 9.5 valores em cada critério da avaliação (mínimo de média final: 9.5 valores)
Por exame (100%). Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos. Mínimo 9.5 valores para aprovação.
Title: - Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Publicações Europa América.
- Gruber, J., & Moskowitz, J. T. (2014). Positive emotion: Integrating the light sides and dark sides. Oxford University Press.
- Oatley, K. et al. (2006). Understanding emotions (2nd Ed.). Wiley-Blackwell.
- Plamper, J. (2015). The history of emotions: An introduction. OUP Oxford.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Russell, J. A. (2003). Core affect and the psychological construction of emotion. Psychological Review, 110(1), 145-172.
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- Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089. https://doi.org/10.1016/j.biopsycho.2021.108089
- Tsai, J.L. & Clobert, M. (2019). Cultural influences on emotion: Empirical patterns and emerging trends. In S. Kitayama & D. Cohen (Eds). Handbook of Cultural Psychology. Oxford University Press.
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- Berridge, K. C., & Winkielman, P. (2003). What is an unconscious emotion? Cognition and Emotion, 17, 181-211.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1: Executar correctamente uma síntese de pesquisa.
OA2:Distinguir e utilizar diferentes tipos de estudos, bem como conhecer as suas potencialidades e limitações.
OA3: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar a capacidade de apresentar resultados de uma investigação
OA4: Resolver um problema cientifica com uma pequena pesquisa científica
OA5: Identificar as tarefas necessárias para a preparação de um projecto de investigação.
OA6: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação.
CP2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adopção de diferentes tipos de estudos.
CP3. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação.
CP4. Como preparar um projecto de investigação / criação de um pedido de financiamento para uma investigação.
CP5. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de um artigo. A estrutura de diferentes tipos de artigos científicos.
Avaliação periodica: trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado em formato de poster (50%); trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado em formato de pequeno artigo científico (45%); participação em estudos no LAPSO (1hora e 30 minutos no sistema SPI) (5%). Avaliação por exame final: formato idêntico ao da avaliação periodica, mas sendo ambas as formas de avaliação individuais.
BibliografiaTitle: Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press.
Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press.
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
APA (2020) Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA
Authors:
Reference:
Year:
Title: Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Análise de Dados
OA1 | Sistematizar conceitos de estatística
OA2 | Justificar a adequabilidade de testes paramétricos e não-paramétricos
OA3 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre testes paramétricos e não-paramétricos
OA4 | Aplicar testes e calcular coeficientes de correlação
OA5 | Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações
OA6 | Apresentar e discutir os resultados em contexto de tese/artigo científico
1. Introdução
1.1. Conceitos-base; classificação de variáveis
1.2. Variáveis compósitas
2.Modelação para comparação de grupos
2.1.Comparação entre dois grupos
2.2.Comparação entre k grupos
2.3.Operacionalização com software de estatística
2.4.Apresentação de resultados em tese/artigo
3.Validação da relação entre pares de variáveis
3.1.Variáveis categorizadas
3.2.Variáveis ordinais e quantitativas
3.3.Variáveis quantitativas
3.4.Operacionalização com software de estatística
3.5.Apresentação de resultados em tese/artigo
A avaliação periódica inclui:
1. Exercício individual - 65%
2. Trabalho de grupo(com utilização do software de estatística)- 35%;
Com:
- Nota mínima no exercício: 8,0 valores
- Nota mínima no trabalho de grupo: 10,0 valores
A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes com as mesmas características das da avaliação periódica.
Title: Maroco, J. e Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores.
Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ª Edição). ReportNumber.
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Title: Tabachnick, B. e Fidell, L. (2019). Using Multivariate Statistics (7th Edition). Person International Edition.
Field, A. (2018). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics ( 5th Edition). Sage Publications.
Authors:
Reference:
Year:
Ontogénese das Emoções
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de cumprir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
OA1. Descrever o desenvolvimento emocional numa perspetiva ontogenética e epigenética.
OA2. Identificar as principais etapas de desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes.
OA3. Identificar os processos de desenvolvimento com maior expressão na vida afetiva e na interação mediada por afetos.
OA4. Identificar problemas que requerem investigação nesta área.
OA5. Identificar as principais vantagens e limitações de diferentes abordagens metodológicas das questões de desenvolvimento.
OA6. Formular questões de investigação relevantes.
Os conteúdos da UC distribuem-se pelos seguintes Conteúdos Programáticos (CP1-CP10):
CP1. Relação entre filogénese e ontogénese. Epigénese. Perspetivas Evolutivas do Desenvolvimento Social
CP2. Experiência precoce e desenvolvimento do cérebro e comportamento.
CP3. Desenvolvimento emocional nas relações entre crianças e pais, entre pares e de amizade
CP4. Etapas e processo no desenvolvimento cognitivo e moral. A relação emoção, moral e prosocialidade
CP5. Desenvolvimento do conhecimento e reconhecimento das emoções
CP6. Desenvolvimento da expressão das emoções
CP7. Desenvolvimento da regulação emocional
CP8. Bullying e promoção do desenvolvimento emocional em contexto escolar
CP9. Emoções e Tecnologia
Avaliação: periódica ou final.
Avaliação periódica:
- Trabalho escrito + apresentação e discussão (30% + 20%);
- Exercícios e-learning (20%) + recensão crítica (30%).
Os estudantes ficam aprovados se tiverem uma nota mínima de 9,5 valores em cada um dos 4 elementos da avaliação contínua, e uma classificação média final superior ou igual a 9,5 valores.
Avaliação final: Exame final (100%).
Title: Davies, D. (2011). Child development. A practitioner's Guide. NY: The Guilford Press
De Haan, M & Johnson, M. (2003). The cognitive neuroscience of development. Hove, UK: Psychology Press
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Vaughn, B. E., El-Sheikh, M., Shin, N., Elmore-Staton, L., Krzysik, L., & Monteiro, L. (2011). Attachment representations, sleep quality and adaptive functioning in preschool age children. Attachment & Human Development, 13(6), 525-540.
Serão disponibilizados outros artigos por tema/aula.
Authors:
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Year:
Psicofisiologia das Emoções
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1: Compreender e enquadrar a utilização de medidas psicofisiológicas no estudo das emoções:
OA2: Descrever processos de registo psicofisiológico;
OA3: Explicar e demonstrar a utilização e o registo de medidas psicofisiológicas;
OA4: Analisar criticamente a utilização de medidas psicofisiológicas em contextos aplicados.
CP1. Introdução à Psicofisiologia para o estudo das emoções: considerações conceptuais, teóricas e metodológicas no estudo psicofisiológico das emoções; o contexto do registo psicofisiológico.
CP2. O Sistema nervoso (periférico e central) e avaliação da sua atividade.
CP3. Áreas aplicadas da Psicofisiologia.
Os estudantes poderão optar por uma de duas formas de avaliação na 1ª época: avaliação periódica ou exame final. Avaliação periódica é obtida através de: teste (90%) e apresentação oral (10%). Classificação mínima: 9 valores em cada momento avaliativo e média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame: 100%. Aprovação final: classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Title: Andreasi, J.L. (2006). Psychophysiology: Human behavior and physiological response. ISCTE: PS.120 AND*Psi
Cacioppo, J. T. et al. (2017). Handbook of psychophysiology.
Coan, J.A. & Allen, J.J.B. (2007). Handbook of emotion elicitation and assessment (pp. 398-425). Oxford University Press.
Holmqvist, K., & Andersson, R., Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition), 2007, Holmqvist, K., & Andersson, R. (2017). Eye tracking: A comprehensive guide to methods and measures (2nd Edition). Lund-Eye Tracking Research Institute., https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=112196
Blumenthal, T. D. et al. (2005). Committee report: Guidelines for human startle eyeblink electromyographic studies. Psychophysiology, 42(1), 1-15.
Boucsein, W. et al. (2012). Publication recommendations for electrodermal measurements. Psychophysiology, 49(8), 1017-1034.
Authors:
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Year:
Title: Arriaga, P. et al., A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior., 2015, A "dry eye" for victims of violence: Effects of playing a violent video game on pupillary dilation to victims and on aggressive behavior. Psychology of Violence, 5 (2), 199-208., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9368
Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A., Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music., 2014, Arriaga, P., et al., (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music. Psychology of Music, 42 (2), 251-268., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7716
Lima, C., Arriaga, P., et al., Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses., 2021, Lima, C., Arriaga, P., Anikin, A., Pires, A. R., Frade, S. Neves, L., Scott, S. K. (2021). Authentic and posed emotional vocalizations trigger distinct facial responses. Cortex, 141, 280-292., https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/22796
Santos, A. C., Arriaga, P., & Simões, C. (2021). Catching the audience in a job interview: Effects of emotion regulation strategies on subjective, physiological, and behavioural responses. Biological Psychology, 162, 108089.
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Zickfeld, J. H., Arriaga, P., Santos, S. V., Schubert. T., & Seibt, B., (2020). Tears of joy, aesthetic chills, and heartwarming feelings: Physiological correlates of Kama Muta. Psychophysiology. https://doi.org/10.1111/psyp.13662
Authors:
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Year:
Cognição e Emoção
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
- Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção
- Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção
- Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções.
- Compreender e explicar a influência das emoções em processos cognitivos e sócio-cognitivos
- Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos
1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção
1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas
1.2. Emoção e conceitos relacionados
1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção
1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção
2. Influência da emoção na cognição
2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento
2.2. Atenção e controlo cognitivo
2.3. Memória
2.4. Linguagem
2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo
2.6. Perturbações afetivas
3. Influência da cognição na emoção
3.1. Processos cognitivos e regulação emocional
3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção
4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais
Periódica: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula (10%) e relatório escrito sobre o tema (20%); resposta individual a duas perguntas (20%); teste escrito (50%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.
Final: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época) nas condições vigentes no REACC. A aprovação implica a obtenção de nota igual ou superior a 9.5 valores.
Title: Vuilleumier, P. (2005). How brains beware: neural mechanisms of emotional attention. Trends in Cognitive Sciences, 9(12), 585-94.
Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237
Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of Cognition and Emotion: From Order to Disorder (Third Edition). London: Psychology Press
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Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58.
Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318.
Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.
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Watson, K. K., Matthews, B. J., & Allman, J. M. (2007). Brain activation during sight gags and language-dependent humor. Cerebral Cortex, 17(2), 314-324.
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Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Análise de Dados
OA1 | Sistematizar conceitos de estatística
OA2 | Justificar a adequabilidade de testes paramétricos e não-paramétricos
OA3 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre testes paramétricos e não-paramétricos
OA4 | Aplicar testes e calcular coeficientes de correlação
OA5 | Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações
OA6 | Apresentar e discutir os resultados em contexto de tese/artigo científico
1. Introdução
1.1. Conceitos-base; classificação de variáveis
1.2. Variáveis compósitas
2.Modelação para comparação de grupos
2.1.Comparação entre dois grupos
2.2.Comparação entre k grupos
2.3.Operacionalização com software de estatística
2.4.Apresentação de resultados em tese/artigo
3.Validação da relação entre pares de variáveis
3.1.Variáveis categorizadas
3.2.Variáveis ordinais e quantitativas
3.3.Variáveis quantitativas
3.4.Operacionalização com software de estatística
3.5.Apresentação de resultados em tese/artigo
A avaliação periódica inclui:
1. Exercício individual - 65%
2. Trabalho de grupo(com utilização do software de estatística)- 35%;
Com:
- Nota mínima no exercício: 8,0 valores
- Nota mínima no trabalho de grupo: 10,0 valores
A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes com as mesmas características das da avaliação periódica.
Title: Maroco, J. e Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores.
Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ª Edição). ReportNumber.
Laureano, R. e Botelho, M.C. (2017). SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida (3ª Edição). Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Tabachnick, B. e Fidell, L. (2019). Using Multivariate Statistics (7th Edition). Person International Edition.
Field, A. (2018). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics ( 5th Edition). Sage Publications.
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Ciências em Emoções
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação;
OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação;
OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado;
OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto;
OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.
CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação;
CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura.
CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação
CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos
CP5. Preparação para defesa oral
A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. Será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.
Title: Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival Skills for Thesis and Dissertation Candidates. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-80939-3_33
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Open University press.
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000
Authors:
Reference:
Year:
Title: Walliman, N. (2005). Your research project. SAGE.
Swetnam, D. (2000). Writing your dissertation: How to plan, prepare and present successful work. How to books.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage.
Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. SAGE.
Mohrman, S. A. & Lawler III, E. E. (2011). Useful research: advancing theory and practice. Berret-Koehler Publishers.
Garrido, M. V. & Prada, M. (Eds.) Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage.
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge University Press.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale University Press
Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projeto em Ciências em Emoções
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um trabalho de projeto;
OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente para um trabalho de projeto;
OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado;
OA5. Redigir um trabalho de projeto adequado à conclusão do mestrado;
OA6. Apresentar oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas.
CP1: Etapas e processos na elaboração do TP:
-Estrutura e objetivos do TP
-Fases de desenvolvimento do TP
-Orientações normativas para elaborar o TP
CP2: Elaboração da revisão de literatura:
-Características e objetivos da revisão de literatura
-Desenvolvimento da argumentação
-Planeamento e execução da revisão da literatura
-Organização e redação da revisão da literatura
CP3: Delineamento da estratégia metodológica de avaliação de necessidades e de desenho do projeto:
-Em que consiste a estratégia metodológica: a articulação eNtre conceptualização e operacionalização
-Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos
-Delineamento do plano do TP
-Planeamento do processo de análise de dados da avaliação de necessidades prévia à elaboração do TP
-Questões éticas
CP4: Elaboração do TP
-Análise de dados (das necessidades)
-Discussão e conclusões
-Normas de redação de escrita científica
-Referências, anexos
CP5. Preparação para defesa oral
O trabalho de projeto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao trabalho de projeto.
Critérios de avaliação:
A. Componente técnica (30%)
B. Componente formal e apresentação escrita (20%)
C. Apresentação e defesa pública (20%)
D. Processo (Orientador) (30%)
Title: Wholey, J. S., Hatry, R. P., & Newcomer, K. E. (2010). Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey-Bass.
Royse, D., Thyer, B. A., Padgett, D. K. (2010). Program evaluation: an introduction. Belmont: Wadsworth.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals. Londres: SAGE.
Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014)
Hailman, J. P., & Strier B. (2006). Planning, proposing, and presenting science effectively: a guide for graduate students and researchers in the behavioral sciences and biology. Cambridge: Cambridge University Press.
Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science. Berkshire: Open University press.
APA (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.
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Title: Swetnam, D. (2000). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work. Oxford: How to books.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143.
LeCroy, K. W., & Mann, J. E. (2008). Handbook of prevention and intervention programs for adolescent girls. Hoboken : John Wiley.
Holden, D. J., & Zimmerman, M. A. (2009). A practical guide to program evaluation planning: theory and case examples. Los Angeles: SAGE Publications.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing successful science proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall.
Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Bartholomew, L. K. et al. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass.
Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
1º semestre
00124 - Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola
00731 - Emoções, Marketing e Tomada de Decisão
2º semestre
00136 - Emoções nas Relações Sociais e Culturais (inglês)
01697 - Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural (inglês)
00730 - Métodos Qualitativos em Psicologia
O plano de estudos prevê a realização de 5 unidades curriculares optativas: 2 optativas no 1º ano (1 em cada semestre) e 3 optativas no 2º ano (2 no 1º semestre e 1 no 2º semestre).
Nota: As unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas e o seu funcionamento está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
O Mestrado apresenta diferentes áreas de aprofundamento dos processos afetivos, cognitivos, comportamentais e motivacionais, designadamente em psicobiologia e saúde; educação, família e comunidade; empresas, marketing e comunicação. Assim, tendo como base uma sólida formação teórica e metodológica, pretende-se possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes contextos profissionais, sociais e comunitários.
Acreditações