Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Estratégia e Planeamento de Marketing
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Finanças e Controlo de Gestão
6.0 ECTS
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Tronco Comum | 6.0 |
Novas Tendências de Marketing e de Vendas
3.0 ECTS
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Tronco Comum | 3.0 |
Novos Comportamentos do Consumidor
3.0 ECTS
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Tronco Comum | 3.0 |
Redes Sociais
3.0 ECTS
|
Tronco Comum | 3.0 |
Gestão de Instalações Desportivas
3.0 ECTS
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Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Liderança de Equipas
3.0 ECTS
|
Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Marketing Desportivo
3.0 ECTS
|
Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Organização de Eventos Desportivos
3.0 ECTS
|
Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Relação com os Media
3.0 ECTS
|
Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Blended Marketing
3.0 ECTS
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Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Comércio Eletrónico
3.0 ECTS
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Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Métricas em Marketing Digital
3.0 ECTS
|
Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Publicidade Digital e Motores de Busca
3.0 ECTS
|
Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Relações Públicas Digitais
3.0 ECTS
|
Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Ativação de Marca no Ponto de Venda
3.0 ECTS
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Especializações > Trade Marketing | 3.0 |
Gestão de Canais e Equipas Comerciais
3.0 ECTS
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Especializações > Trade Marketing | 3.0 |
Investigação em Marketing
3.0 ECTS
|
Especializações > Trade Marketing | 3.0 |
Negociação Comercial
3.0 ECTS
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Especializações > Trade Marketing | 3.0 |
Retail Marketing
6.0 ECTS
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Especializações > Trade Marketing | 6.0 |
Projeto em Gestão e Marketing do Desporto 1
3.0 ECTS
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Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Projeto em Marketing Digital 1
3.0 ECTS
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Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Projeto em Gestão e Marketing do Desporto 2
3.0 ECTS
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Especializações > Gestão e Marketing do Desporto | 3.0 |
Projeto em Marketing Digital 2
3.0 ECTS
|
Especializações > Marketing Digital | 3.0 |
Estratégia e Planeamento de Marketing
Depois de estudarem o programa de Marketing, os formandos devem ser capazes de:
1. definir o que é marketing e discutir os seus conceitos principais
2. descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam
3. desenvolver os três passos do marketing estratégico
4. explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos
5. discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado
6. perceberem as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias
- Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
- O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
- A Envolvente de Marketing
- Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
- Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
- Marketing-Mix: Produto, Preço e Distribuição
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Participação - 10%
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Lendrevie, Jacques; Levy, Julien; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Vicente (2015), Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Pub.D.Quixote, Portugal
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2006), Marketing Concepts and Strategies, Houghton Mifflin, USA
- Kotler, Philip; Keller, Kevin (2015), A Framework for Marketing Management, Prentice-Hall International, USA
Authors:
Reference: null
Year:
Finanças e Controlo de Gestão
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1. Compreender a dinâmica do negócio numa perspetiva de decisões económicas e financeiras.
OA2. Compreender o efeito económico, financeiro e monetário das decisões e transações de negócio.
OA3. Saber calcular e usar indicadores e outras métricas de rendibilidade e cash-flow numa perspetiva de marketing.
OA4. Compreender e usar algumas respostas de finanças às necessidades dos gestores de marketing.
OA5 - Compreender conceitos fundamentais e instrumentos de controlo de gestão num contexto de marketing.
1.A Dinâmica do Negócio
Negócio, atividades e decisões
A empresa em movimento
Tipos de decisões económicas e financeiras
Tipos de decisões em marketing
Conflitos em controlo de gestão: marketing/comercial-finanças-produção
2.Decisões de Financiamento e de Investimento
Conceitos e fundamentos
Impacto das decisões de financiamento e investimento na posição financeira
Equilíbrio financeiro
3.Decisões Operacionais
Conceitos e fundamentos
Impacto das decisões operacionais na posição económica
Custos e tomada de decisões em marketing
Indicadores económicos e financeiros e outras métricas de marketing
4.Finanças Aplicadas a Marketing
O valor do dinheiro
Cash-flows, posição monetária e impacto na tomada de decisões
Técnicas de finanças aplicadas a marketing
5.Controlo de Gestão Aplicado a Marketing
Resultados, valor e performance
Instrumentos de controlo de gestão
Aplicações em marketing
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: 6.Material de apoio e casos práticos a facultar pelos docentes.
5.Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2015), O Controlo de Gestão - Ao Serviço dos Gestores, 10ª Edição, Lisboa: Áreas Editora.
4.Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2014), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 2ª edição, Lisboa: Edições Sílabo.
3.Duarte, C. e Esperança, J. P. (2014), Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, 2ª Edição, Lisboa: Sílabo
2.Lourenço, I. C., et al., (2015), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos, Lisboa: Edições Sílabo.
1.Phillips, F., Libby, R. and Libby, P. (2015), Fundamentals of Financial Accounting, 5th Edition, McGraw Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 10.Merchant, K. A., and Van der Stede, W. A. (2012), Management Control Systems - Performance Measurement, Evaluation and Incentives (3rd Edition), Harlow, Essex: Prentice Hall.
9.Caiado, A. P. (2015), Contabilidade Analítica e de Gestão - 77 Casos e Exercícios de Aplicação Resolvidos, (8ª Edição), Lisboa: Áreas Editora.
8.Baptista, A. S., A Gestão do Crédito como Vantagem Competitiva, Porto: Vida Económica.
7.Soares, I., Couto, J. Moreira, J. e Pinho, C. (2015), Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos (2ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo.
6.Martins, A., Cruz, I., Gonçalves, P. G., Silva, P. P. e Augustos, M. (2011), Manual de Gestão Financeira Empresarial. Coimbra: Coimbra Editora.
5.Neves, J. C. (2012), Análise e Relato Financeiro - Uma Visão Integrada de Gestão, Lisboa: Texto Editora.
4.Mota, A. G., Nunes, J. P., Oliveira, L., Inácio, P. L., Ferreira, M. A. e Barroso, C. D. (2015), Finanças da Empresa (5ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo.
3.Mota, A.G. e Custódio, C. (2012), Finanças da Empresa - Manual de informação, análise e decisão financeira para executivos (7ª Edição), Lisboa: bnomics.
2.Lourenço, I. C., Ferreira, P. A., Simões, A. M. e Pais, C. A. (2013). IFRS Demonstrações Financeiras - Casos para Executivos, Coimbra: Almedina. (Casos práticos).
1.Short, D., Libby, R. and Libby, P. (2011), Financial Accounting - Global Edition, McGraw Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Novas Tendências de Marketing e de Vendas
OA1. Os alunos que estudarem este assunto estarão a ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em marketing, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los de seus pares.
OA2. O processo de aprendizagem proporcionada por este curso dará aos alunos uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo
P1. Marketing costumava ser simples ..... Agora o mundo mudou
P2. Novos Paradigmas de Consumo - o Novo Normal
P3. Novas Tendências em Marca, Vendas, Lojas, Preço, Estratégia, Online, Comunicação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
BibliografiaTitle: Moutinho, L., Dionísio P., Rodrigues V., Pereira H., (2012), Marketing Trends, antecipar o futuro para inspirar o presente, Lisboa, bnomics
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Moutinho, L., Bigné E., Manrai A., (editors) (2014), The Routledge Companion to the Future of Marketing, New York, Routledge
Lindstrom, Martin (2010), Buyology: Truth and Lies about why we buy, Crown Business
Authors:
Reference: null
Year:
Novos Comportamentos do Consumidor
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Compreender a ligação entre o estudo do comportamento do consumidor e o desenvolvimento da estratégia de marketing, nomeadamente, sobre as decisões de segmentação e de comunicação.
2. Caracterizar no contexto de uma abordagem interdisciplinar as variáveis que contribuem para o processo de decisão de compra do consumidor, nomeadamente, a motivação e a personalidade.
3. Contrastar as distintas etapas de evolução do comportamento do consumidor.
I. Conceito, Natureza e Significado do Comportamento do Consumidor
II. Relevância do Comportamento do Consumidor para o Marketing
III. Necessidades, Motivação, e o Comportamento do Consumidor
IV. Personalidade, Auto Conceito e o comportamento do Consumidor
V. Consumo de Massa, Diferenciado e Simbólico
VI. Consumo de Experiências e Integração do Marketing
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo - 40%;
- -Participação em sala - 10%
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Soloman, R., Michael (2014). (11ª ed.). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Prentice Hall.
- Soloman, R., Michael (2012). (10ª ed.). Consumer Behavior. Pearson College Div.
- Lindon, D., Lendrevie J., Rodrigues, V., Lévi, J. e Dionísio P. (2011) Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Porto: Dom Quixote.
- Hawkins, Delbert , Mothersbaugh, David (2012) (12ª ed.). Consumer Behavior: Building Marketing Strategy.nMacGraw-hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Schiffman, L. And Kanuk, L. (2000) (7ª ed.). Consumer Behavior, New Jersey: Prentice-Hall.
- Lindstrom, Martin (2008) Buy.ology?, 1st Edition, Crown Business
- Hawkins, D. e K. Coney (2004) (9ª ed.). Consumer Behaviour - Building Marketing Strategy. New York: McGraw-Hill.
- Dubois, B. (1990). Comprendre le Consommateur. Paris: Dalloz.
- Blackwell, R. Miniard, P. E Engel, J. (2006) (10ª ed.). Consumer Behavior. New York: South Western.
- Solomon, Bamossy, Askegaard, Hogg (2010) (4ª ed.) Consumer Behaviour - A European Perspective ? FT Prentice Hall.
Complementar (máx. 50 títulos)
Authors:
Reference: null
Year:
Redes Sociais
A) Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo
B) Estruturar ideias de acordo com cada objectivo específico
C) Consolidar conhecimentos gerais e adequá-los a cada contexto apresentado
1. Novo Mundo
A. O impacto do fenómeno digital
B. Sociedade da Informação
C. Novo paradigma da comunicação
Evolução
Power to the People (and to the Brand)
D. Web 2.0
Impacto de digital 2.0
"Ordenamento" 2.0
2. Estratégia
A. Metodologia
B. Processo
Diagnóstico
Modelo Organizativo
Eixo de Comunicação
Interação
Monitorização
3. Social Media
A. Blogs
B. Facebook
C. Twitter
D. Pinterest
E. Outras Redes Sociais
4. Casos
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10%
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Kitchen Tim e Mirza Tashmeem "Profitable Social Media Marketing", Exposure Ninja, September 2013
Holloman, Christer, "The Social Media MBA in Practice, Wiley, November 2013
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Weinberg Tamar, "The New Community Rules" - Marketing on The Social Web, O'Reily, June 2009
Maccarthy Andrew "500 Social Media Marketing Tips", Andrew Maccarthy, February 2013
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Instalações Desportivas
É incontornável a necessidade de criar condições estruturais e materiais para melhor fomentar, promover e oferecer serviços desportivos de qualidade e uma prática de actividades físicas em segurança.
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba:
OA1. Integrar os conhecimentos básicos de enquadramento dos espaços e instalações desportivas;
OA2. Descrever as tiplologias e classificações das instalações desportivas;
OA3. Analisar as diversas fases do ciclo de vida das instalações desportivas, bem como dominar as várias perspectivas e problemas levantados no planeamento, construção, gestão e manutenção das instalações desportivas;
OA4. Identificar os modelos de gestão do apetrechamento desportivo e explicar as formas de optimização dos recursos materiais utilizados na prática desportiva.
CP1. Noções básicas sobre espaços e instalações desportivas.
CP2. As tipologias e classificação de espaços e instalações desportivas.
CP3. Indicadores para ordenamento de instalações desportivas artificiais.
CP4. Metodologias de planeamento de instalações desportivas.
CP5. Etapas de planeamento de instalações desportivas.
CP6. Principais parâmetros de gestão das instalações desportivas.
CP7. Conservação e manutenção de instalações desportivas.
CP8. Gestão de apetrechamento desportivo.
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Managing Sport Facilities-3rd Edition - 2015
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Farmer, P.; Mulrooney, A. & Ammon, R. (1996). Sport Facility Planning and Management. Fitness Information Technology inc. Morgantown, USA.
Westerbeek, H., Smith, A., Turner, P., Emery, P., Green, C. & Leeuwen, L. (2005). Managing Sport Facilities and Major Events. Sydney: Allen & Unwin Allen & Unwin.
Authors:
Reference: null
Year:
Liderança de Equipas
OA1 Definir o que é trabalhar em equipa
OA2 Identificar as regras, os princípios e as vantagens do trabalho em equipa
OA3 Descrever, relacionar e criticar os diferentes estilo de liderança e identificar os impacto que cada um tem na equipa
OA4 Definir estratégias para potenciar a equipa, num desempenho de excelência
OA5 Definir o que é um líder e identificar as áreas da sua competência
OA6 Descrever os fatores críticos na criação de grandes equipas
OA7 Identificar as vantagens de um líder enquanto "treinador"
CP1 Saber estar e trabalhar em equipa
CP2 Identificar as regras, os princípios e as vantagens do trabalho em equipa
CP3 Reconhecer o impacto do estilo de liderança no desempenho da equipa
CP4 Estratégias para potenciar a equipa para um desempenho de excelência
CP5 O que é um líder
CP6 As áreas de competência do líder
CP7 A confiança como alicerce da liderança
CP8 Como a liderança influência a equipa
CP9 Mais-valias na liderança
CP10 Criar grandes equipas
CP11 O líder enquanto "treinador"
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Teste escrito final (80%)
- Trabalho Individual (20%)
Title: O livro de ouro da liderança. Smartbook.2ª edição, 2013
Maxwell J.C. (2010). As 21 indispensáveis qualidades de um líder. Smartbook.
T. Morais e C. Mendonça (2006). Compromisso: Nunca desistir. Lisboa, Booknomics. 6ª edição, 2009.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Gomes J.F. et al (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Edições Silabo
Robbins S.P. (2005). Organizational Behavior, 11th edition. Pearson Education, Inc.
BooknomicsMaxwell, J.C. (2009).
Lourenço L.; Ilharco F. (2007). Liderança, As lições de Mourinho.
O´Neil W.J. (2004). Sports Leader Success.McGrawHill
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Desportivo
A. Conhecer os principais conceitos do Marketing Desportivo;
B. Desenvolver uma estratégia e um plano de Marketing para organizações com enfoque no Desporto (prestadores de serviços desportivos e patrocinadores).
1. Quadro Conceptual do Marketing Desportivo
2. Comportamento do consumidor:
a) Participantes como consumidores;
b) Espectadores como consumidores
3. Marca, missão e valores
4. Segmentação e posicionamento
5. Marketing Mix
6. Caso Real Madrid
7. As decisões de patrocínios
8. Caso "Turquel"
9. Implementação e controle do plano de marketing
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Dionísio Pedro (coord.) Casos de Sucesso em Marketing Desportivo, Livros d'Hoje, Lisboa,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: SHANK, Matthew, Sports Marketing, Pearson, Prentice Hall, Nova Jersey, 2005
Casos e artigos entregues aos alunos.
Authors:
Reference: null
Year:
Organização de Eventos Desportivos
OA1. Conhecer os conceitos básicos de eventos desportivos, modelo de organização de entidades governativas do desporto, legislação e números mais relevantes da indústria do desporto
OA2. Perceber qual o processo de criação e planeamento de um evento desportivo
OA3. Demonstrar conhecimento dos aspetos logísticos mais relevantes
OA4. Ser capaz de implementar um evento de acordo com um orçamento pré-determinado e de acordo com um plano de risco
OA5. Ser capaz de avaliar os resultados de um evento
CP1. Definição de Gestão de Eventos
CP2. Organismos governativos de desporto
CP3. Números da indústria
CP4. Eventos desportivos e principais promotores em Portugal
CP5. Legislação Europeia e Portuguesa
CP6. Identificação de Stakeholders
CP7. Modelos de Governação
CP8. Planeamento de um evento
CP9. Orçamento e controle de custos
CP10. Marketing de um evento desportivo
CP11. Patrocínios e ativação de marca
CP12. Gestão de risco
CP13. Análise e avaliação
CP14. Caso jogo de futebol Sport Lisboa e Benfica
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Relação com os Media
OA1. Perceber a importância dos Media
OA2. Conhecer os principais grupos de Media
OA3. Saber como funcionam os Media em Portugal
OA4. A Importância das Fontes
Organizadas de Informação na gestão da Informação
OA5. Aprender a fazer um Plano de Relação com os Media
OA6. Aprender a fazer um Plano de Gestão de Crise
CP1. A Importância da Comunicação Social
CP2. Tipos de Media e sua caracterização
CP3. As Fontes Organizadas de Informação
CP4. Conhecer e Lidar com os Media
CP5. A Gestão e a Comunicação de Crise
- Avaliação Individual - Teste - 80%
- Avaliação contínua - 20%
O aluno que tenha obtido menos de 10 valores na avaliação individual está reprovado.
Title: Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, LINDON, DENIS, LENDREVIE, JACQUES( 2013)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Portugal Hoje, O Medo de Existir - José Gil
- 1984 - George Orwell
- O Triunfo dos Porcos - George Orwell
- Liderança. As lições de Mourinho, Editor: Booknomics
- Ongoing Crisis Communication, Autor: W. T. Coombs, Editor: Sage, London 1999
- Casos de Sucesso em Marketing Desportivo
- Publicitor
- b-Mercator
- Mercator XXI
Authors:
Reference: null
Year:
Blended Marketing
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba:
- OA1 - Caracterizar e debater a importância do modelo da economia digital e as variáveis que contribuem para a criação do novo paradigma blended
- OA2 - Analisar e estruturar as diferentes teorias, metodologias e modelos de blended marketing a fim de formular uma estratégia clara
- OA3 - Integrar e Priorizar as ferramentas de Blended Marketing Mix para enfrentar os novos desafios resultantes da integração do Mix On e Off de media
- OA4 - Desenvolver um plano integrado de marketing digital
- CP1 - O Mundo está a Mudar. Principais evidências
- CP2 - O Impacto no Marketing resultante do novo contexto
- CP3 - Principais Tendências de Mercado
- CP4 - As novas oportunidades que se colocam aos Marketeers numa abordagem blended
- CP5 - Emergência de novos tipos de concorrentes
- CP6 - Impacto das alterações de paradigma nas diferentes variáveis do marketing
- CP7 - Um novo ecossistema de negócio
- CP8 - Estratégia para o b-market
- CP9 - Critérios de segmentação
- CP10 - Comportamento online do consumidor
- CP11 - Como segmentar online
- CP12 - Fontes de informação e ferramentas de recolha, análise e personalização
- CP13 - Proposta de valor
- CP14 - A venda em contexto Digital
- CP15 - A evolução do conceito de desenvolvimento de Relação com o Cliente
- CP16 - Desafios da Comunicação Blended
- CP17 - Mudanças na relação de poder e impactos na comunicação das marcas
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: CHAFFEY, Dave, ELIS-CHADWICK, Fiona, JOHNSTON, Kevin, MAYER, Richard, Internet Marketing: Strategy, Implementation and Practice [4th Edition], Prentice Hall, 2009
DIONÍSIO, Pedro, RODRIGUES, Vicente, CANHOTO, Rogério, FARIA, Hugo, NUNES, Rui, b-Mercator - Blended Marketing, Dom Quixote, 2009
Authors:
Reference: null
Year:
Title: YOUNG, Antony, Brand Media Strategy: Integrated Communications Planning in a Digital Era, Palgrave Macmillan, 2011
TAPSCOTT, Don, WILLIAMS, Anthony D., Wikinomics - How Mass Collaboration Changes Everything, Atlantic Books, London, 2008
SCHMIDT, Eric, COHEN, Jared, The New Digital Age: Reshaping the Future of People, Nations and Business, John Murray, 2013
ANDERSON, Chris, The Long Tail - How Endless Choice is Creating Unlimited Demand, Random House Business Books, 2006
Authors:
Reference: null
Year:
Comércio Eletrónico
A. Conhecer os principais conceitos de E-commerce;
B. Desenvolver uma estratégia para planeamento e lançamento de um negócio de E-commerce
1. Quadro Conceptual de E-commerce
2. Blueprint de um negócio de E-commerce
3. Desenvolvimento do website
4. SEO para um E-commerce
5. Conteúdo necessário para um website de E-commerce
6. Operações de E-commerce
a) Estratégias de shipping e fulfilment
b) Plataformas e métodos de Pagamento
7. Landing Pages e alinhamento com canais de Marketing
8. KPIs, analytics e reporting
9. Optimização da conversão, análise de comportamento das visitas, e usabilidade do websit
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- participação - 25%
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Shirley Tan , Ecom Hell: How to Make Money in Ecommerce Without Getting Burned, 2013
- Alannah Moore, Create Your Own Online Store in a Weekend, 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - baymard.com - referência em benchmarks internacionais de websites de E-commerce
- unbounce.com - enfoque em landing pages e comportamento de visitas
- moz.com/learn - enfoque em SEO para websites
- www.conversion-rate-experts.com - Optimização de websites para E-commerce; enfoque em optimização de UX e taxas de conversão
- www.shopify.com - conceitos gerais, estratégias de E-commerce (marketing, buying e operações)
Blogues:
- Kenneth Laudon e Carol Guercio Traver, E-Commerce 2012 (8th Edition)
- Dave Chaffey, E-Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice
- Benjamin Hunt , Convert! Designing Web Sites to increase Traffic and Conversion
- Tony Hsieh, Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose
- Richard Brandt, One-click: Jeff Bezos and the Rise of Amazon.com
Livros:
Authors:
Reference: null
Year:
Métricas em Marketing Digital
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba:
OA1 - Compreender as limitações e vantagens de diferentes tipos de métricas
OA2 - Priorizar diferentes métricas e seleccionar quais as mais adequadas a cada caso/objectivo
OA3 - Desenvolver um sistema de monitorização de uma estratégia de marketing
CP1. Medição de Comportamentos online e offline
CP2. Modelos de Segmentação online e offline
CP3. Métricas Mobile e de Social Media
CP4. Significado e utilidade de diferentes tipos de métricas
CP5. Métricas de Retorno
CP6. Sistemas de avaliação de retorno
CP7. Procedimentos de Implementação de um Sistema de Avaliação de Retorno
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Kaushik, Avinash, "Web Analytics 2.0: The Art of online Accountability and Science of Costumer Centricity", Wiley Publishing, 2010
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Sponder, Marshall, "Social Media Analytics, Effective Tools for Building, Interpreting, and Using Metrics", McGraw - Hill, 2012
- "A guide to online behavioural advertising", Internet marketing handbook series
- Chaffey, Dave, Ellis-Chadwick, Fiona, "Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice", Pearson Education, 2012
- Farris, Paul W., Bendle, Neil, Pfeifer, Philip, Reibstein, David, "Marketing Metrics, The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance", Pearson Education, 2010
Authors:
Reference: null
Year:
Publicidade Digital e Motores de Busca
Pretende-se que o aluno no final do módulo:
- OA1 - Identifique os novos formatos de publicidade e as alterações nas regras do seu desenvolvimento
- OA2 - Compreenda as novas formas de avaliar resultados nos novos formatos publicitários
- OA3 - Saiba desenvolver e avaliar um plano de meios digitais, baseado em objectivos claros e definindo os KPIs mais adequados
- OA4 - Saiba os pressupostos para um comunicação integrada de marketing
- CP1 - Publicidade Digital - enquadramento
- CP2 - POEM Framework
- CP3 - Owned Media
- CP4 - Earned Media
- CP5 - Paid Media: Redes Sociais
- CP6 - Paid Media: Influenciadores
- CP7 - Paid Media: Display Advertising
- CP8 - Paid Media: Video Advertising
- CP9 - Paid Media: Search Engine Marketing
- CP10 - Paid Media: Email Marketing
- CP11 - Paid Media: Outros
- CP12 - Analytics
- CP13 - Media Mix e Plano de Meios Digitais
- CP14 - Principais tendências
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Avaliação Continua - 15%
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: ital Era, Palgrave Macmillan, 2011
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital.
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson UK
Dionísio, P., & Rodrigues, J. V., Lendrevie, J., Lévy, J., Baynast, A. (2018). Mercator 25 Anos: O Marketing na Era Digital. Leya.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Rodrigues, J. & Dionísio, J. (2009). B-Mercator, Blended Marketing. Lisboa. Dom Quixote.
Authors:
Reference: null
Year:
Relações Públicas Digitais
No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:
-Diferenciar as abordagens de RP tradicional e digital(0A 1)
-Identificar as principais ferramentas(0A 2)
-Selecionar os canais adequados e elaborar um plano de comunicação para uma estratégia de comunicação RP digital(0A 3)
-Identificar e maximizar oportunidades de comunicação(0A 4)
-Identificar riscos e elaborar um plano de ação para crises(0A 5)
-Analisar os resultados e retirar insights para futuras estratégias (0A 6)
-Introdução e Objetivos
-Definição de RP na aceção tradicional
-RP 2.0 e RP tradicional: o que mudou?
-O conceito de PR-2-PEER e Hybrid PR: o triplo papel do consumidor (recetor/produtor/influenciador da mensagem)
-Novo contexto e paradigmas dos profissionais de RP
As Ferramentas de RP Digitais
Relações com jornalistas vs Relações com Influencers/Criadores Digitais
Plano de comunicação RP digital;Mix de meios/canais + cases
-A monitorização em social media: ferramentas, parâmetros e objetivos
-Serviço de Apoio a cliente e RP Digitais
Gestão de Crises em Social Media;Brand Reputation, Brand Influence & Brand Advocate;Social Media Guidelines;Gestão do relacionamento com agências e outros departamentos;Media e Social Media training
Tendências de futuro em RP.;Revisões e Q&A;Conclusões e encerramento
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Participação em aula: 10%
- Trabalho de grupo: 20%
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Henricks, Barbara Cave & Shelton, Rusty , Mastering the New Media Landscape: Embrace the Micromedia Mindset, Berrett - Koehler Publishers, Inc, March 2016
Scott, David Meerman, The New Rules of Marketing & PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly, John Wiley & Sons,Inc , 5th edition, New Jersey, October 2015
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Dionísio, Pedro e Rodrigues,Vicente, Publicitor, Dom Quixote ,7ª edição, Alfragide, 2010 [p.297 -326]
Dionísio, Rodrigues, Canhoto e Faria Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Dom Quixote, 1ª edição, Alfragide, 2009 [p.159-202]
Authors:
Reference: null
Year:
Investigação em Marketing
Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing;
Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing;
Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado;
Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa
Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado
1.Definição de Marketing Research 2.Importância do Marketing Research para as organizações 3.Áreas de aplicação do Marketing Research 4.Principais tipologias de estudos de mercado 5.Competências e entidades envolvidas no processo de estudos de mercado
6.O processo de pesquisa em Marketing:- Problemas de Gestão e Problemas de pesquisa em Marketing- Definição e estruturação de um research design - Técnicas de amostragem e situações de utilização e extrapolação de dados - Briefing: componentes e best pratices na sua construção
7.Desenvolvimento de research design e processo de recolha de informação: - Dados primários vs. Dados secundários - Fontes de dados secundários - Técnicas qualitativas.
- Técnicas quantitativas (questionários e observações)
8.A proposta de Estudos de Mercado - 9.Operacionalização de estudos de mercado - 10.Fontes de erro nos Estudos de Mercado e cuidados a ter
11.Novas tendências em Estudos de Mercado
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Trabalho de Grupo (30%)
- Teste final (70%)
Title: Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Malhotra, N.; Marketing Research: An Applied Orientation; 5th edition; Pearson/Prentice Hall; New Jersey; 2007
Pessôa Lopes, José L.; Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e Prática; Edições Sílabo; Lisboa; 2007
Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012
Lindon, D. et al; Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing - 10ª edição; Dom Quixote; Lisboa; 2004
Hill, M. e Hill, A.; Investigação por questionário - 2ª edição; Edições Sílabo; Lisboa; 2008
Aaker, D. et al; Marketing Research; Wiley Books; Danvers; 2006
Authors:
Reference: null
Year:
Negociação Comercial
1. Compreender os conceitos de negociação no contexto inter-organizacional;
2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos comerciais;
3. Identificar e utilizar táticas negociais
4. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win
1. Negociação: principais questões e conceitos;
2. Elementos chave da negociação comercial
3. Abordagens estratégicas à Negociação: win-win, win-lose e lose-lose
4. Preparação;
5. Processo negocial
6. Táticas de Negociação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo - 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Materiais das aulas
- "Todos podemos negociar bem!", Pedro Fontes Falcão, 2017, 2ªed., Topbooks
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -"In Business as in Life - You Don't Get What You Deserve, You Get What You Negotiate", Chester Karass, 2013, Stanford St. Press
-"The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition", Leigh L. Thompson, 2014, Pearson
- "Negotiation", Lewicki, Saunders & Barry, 2014, McGraw-Hill
- "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Ury, 2015, Harper One
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto em Gestão e Marketing do Desporto 1
A-Expressar de ideias:
- Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo
B-Análisar e resolver problemas:
- Identificar as questões e os problemas centrais (trabalho de Grupo);
- Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo);
C-Integrar conhecimentos:
- Analisar a perfomance da empresa e do desporto, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo);
- Desenvolver abordagens que sirvam a organização com eficácia e eficiência.
D-Integrar Tendências:
- Construir uma abordagem de Marketing Desportivo, integrando o conhecimento sobre as Tendências
1. Apresentação do projecto
2. Plano Estratégico e operacional de Marketing
3. Interface do Marketing com outras áreas
4. Especificidades do Marketing Desportivo
5. Apresentação da análise externa
6. Apresentação de análise interna e síntese da avaliação competitiva global
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época
Title: McDonald and Wilson Hugh "Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them", John Wiley & Sons, 2011
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Dionisio Pedro (coordenação) Manual Prático de Marketing, Exame 1995
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto em Marketing Digital 1
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba: OA1 - Analisar o meio envolvente e identificar oportunidades e ameaças OA2 - Desenvolver uma metodologias e aplicar modelos de marketing digital a fim de formular uma estratégia clara OA3 - Integrar e Priorizar as ferramentas de Digital Marketing Mix para enfrentar os novos desafios resultantes do contexto OA4 - Desenvolver um plano integrado de marketing digital
CP1. Apresentação da temática do projecto CP2. Apresentação do Plano Estratégico de Marketing Digital CP3. Apresentação do Plano de implementação e definição dos deliverables CP4. Arranque da Implementação do projecto CP5. Apresentação do plano dos investimentos e retorno esperado CP6 Apresentação final do projecto
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época
Title: Chaffey, Dave & Ellis-Chadwick, Fiona, "Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice", Pearsons, 6ª Edição, 2016
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Dionisio, Pedro, Canhoto, Rogerio et al, "B-Mercator - Blended Marketing", Lisboa, Editora D. Quixote, 2009
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto em Gestão e Marketing do Desporto 2
A-Expressar de ideias:
- Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo
B-Decidir e planear actividades de Marketing
- Avaliar e prioritizar os aspectos mais relevantes do contexto;
- Desenvolver um plano de Marketing;
- Desenhar a implementação de um plano de Marketing.
C-Integrar Tendências:
- Construir uma abordagem de Marketing Desportivo, integrando o conhecimento sobre as Tendências
1. Apresentação da Segmentação, Targeting e Posicionamento
2. Apresentação Marketing-Mix
3. Orçamento e Cronograma
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época
Title: McDonald and Wilson Hugh "Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them", John Wiley & Sons, 2011
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Dionísio Pedro (coordenação) Manual Prático de Marketing, Exame 1995
Authors:
Reference: null
Year:
Projeto em Marketing Digital 2
Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba:
OA1 - Analisar o meio envolvente e identificar oportunidades e ameaças
OA2 - Desenvolver uma metodologias e aplicar modelos de marketing digital a fim de formular uma estratégia clara
OA3 - Integrar e Priorizar as ferramentas de Digital Marketing Mix para enfrentar os novos desafios resultantes do contexto
OA4 - Desenvolver um plano integrado de marketing digital
Pretende-se que no final do módulo, o aluno esteja capacitado para desenvolver e implementar uma estratégia de marketing digital integrada
CP1. Apresentação da temática do projecto
CP2. Apresentação do Plano Estratégico de Marketing Digital
CP3. Apresentação do Plano de implementação e definição dos deliverables
CP4. Arranque da Implementação do projecto
CP5. Apresentação do plano dos investimentos e retorno esperado
CP6 Apresentação final do projecto
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de 80% (obrigatório para aprovação na uc);
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Nesta uc não há exame de 2ª época
Title: Chaffey, Dave & Ellis-Chadwick, Fiona, "Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice", Pearsons, 6ª Edição, 2016
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Dionisio, Pedro, Canhoto, Rogerio et al, "B-Mercator - Blended Marketing", Lisboa, Editora D. Quixote, 2009
Authors:
Reference: null
Year: