Curso de Pós Graduação

Contactos
Candidatar
Leccionado em Português
As pessoas com deficiência encontram-se entre os grupos sociais mais vulneráveis e excluídos em todas as sociedades humanas, mesmo nas mais desenvolvidas. Investigações recentes continuam a relacionar o desemprego, a pobreza e a diminuta participação social, cultural e política com a deficiência. O preconceito, a discriminação, o paternalismo e o estigma são ainda aspetos muito presentes em todas as comunidades, penalizando a efetivação dos direitos humanos e de cidadania por parte das pessoas com deficiência. Os progressos mais recentes no campo da deficiência têm sido percorridos através da abordagem na ótica dos direitos humanos, não só ao nível do desenho das políticas públicas, programas, projetos e respostas sociais, mas também no que respeita à sua implementação e gestão.


Este curso terá lugar de fevereiro a dezembro de 2022


A Pós Graduação “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” visa a preparação e capacitação dos profissionais técnicos do setor, licenciados que pretendam profissionalizar-se na área e dirigentes de organismos públicos, autarquias e instituições de solidariedade social, para a transição para um modelo centrado na ótica da promoção da participação e dos direitos humanos das pessoas com deficiência.


O curso constitui-se como a primeira Pós graduação em Portugal acessível para pessoas surdas e com outras incapacidades, pretendendo-se com isso dar um sinal claro da lógica inclusiva do mesmo.

O Iscte está assim empenhado em desenvolver uma oferta formativa de alto nível apostada em dotar os estudantes de conhecimento, competências e aptidões que lhes permitam fazer a diferença nesta área de intervenção.

O Iscte encontra-se igualmente a preparar um mestrado no mesmo âmbito, pelo que, caso pretendam continuar os estudos, os estudantes que frequentem a Pós graduação poderão transitar créditos obtidos na componente curricular.

Direção

Candidatar

Informações Gerais

Duração
1 ano
Língua
Português
ECTS
60
Vagas
30
Horário
Pós-laboral
Candidaturas
09 jun 2021 - 14 jun 2021
15 jun 2021 - 30 ago 2021
31 ago 2021 - 27 set 2021
28 set 2021 - 31 dez 2021
Propinas *
2000.00
* Informação para o ano letivo de 2021/2022
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo