Acreditações
Propinas UE (2024/2025)
ESTRUTURA CURRICULAR
O programa consiste em 2 semestres.
O primeiro semestre é letivo e compreende a frequência de 5 unidades curriculares obrigatórias e 1 optativa.
O segundo semestre é de investigação aplicada e compreende a realização de um trabalho de projeto centrado num desafio prático associado ao mundo profissional / industrial, potenciando o valor acrescentado do MDI para os seus estudantes e empresas parceiras.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Cultura e Desafios da Era Digital
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estúdio de Investigação por Projeto
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Inovação e Empreendedorismo
3.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Processos de Produção Digital
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Processos e Tecnologias dos Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologias de Digitalização e Simulação
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Tecnologias Materiais e Sustentabilidade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Trabalho de Projeto em Inovação Digital para Práticas de Projeto
30.0 ECTS
|
Trabalho Final | 30.0 |
Cultura e Desafios da Era Digital
No final da frequência desta UC, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
O1. Compreender as condições para a emergência da era digital, bem como os principais traços distintivos face aos períodos antecedentes;
O2. Analisar a interferência do computador na produção criativa nas áreas da arquitetura, arte e design;
O3. Combinar referências culturais e tecnológicas que permitam debater as transformações que ocorrem globalmente na sociedade atual;
O4. Identificar desafios globais emergentes e o papel da arquitetura e design na sua consideração;
O5. Questionar e debater, critica e fundamentadamente, as tendências de evolução futura da era digital.
Os conteúdos programáticos (P) desta UC contemplam os seguintes temas:
P1. Fundamentos da era digital ? breve história e teorias do computador.
P2. Conceitos e interferências do digital na arquitetura, arte e design ? cibernética, arte programada, padrões, sistemas e redes, desenho generativo, interatividade, biodigital;
P3. Sociedade e cultura na era digital ? informação, comunicação, biotecnologia, virtualização, materialidade, simulação, automação, globalização, personalização, socialização, criatividade, tecnologia.
P4. Desafios emergentes para as práticas de projeto ? alterações climáticas, economia circular e da partilha, automação e o futuro do trabalho, indústria 4.0, inteligência artificial, big data, saúde e segurança, mobilidade e transporte, cidades inteligentes, urbanização, o espaço.
Os/as estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua através da:
- produção e apresentação de ensaio escrito (80%);
- assiduidade e participação nos debates (20%).
Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: Schwab, K. (2018). Shaping the future of the fourth industrial revolution. World Economic Forum.
Picon, A. (2010). Digital culture in architecture: an introduction for the design professions. Birkhauser.
Papanek, V. (2019). Design for the real world. Thames & Hudson
Mau, B. (2020). Bruce Mau: MC24: Bruce Mau?s 24 principles for designing massive change in your life and work. Phaidon Press
Harari, Y.N. (2018). 21 Lessons for the 21st Century. Penguim Random House.
Colomina, B., Wigley, M. (2017). Are we human? Notes on an archaelogy of design. Lars Muller Publishers.
Ceruzzi, P. (2012). Computing, a concise history. MIT Press.
Carpo, M. (2017). The second digital turn: design beyond intelligence. MIT Press.
Burry, M. (Ed.) (2020). Urban futures: designing the digitalized city. AD. Wiley.
Armstrong, H. (Ed.) (2016). Digital design theory: readings from the field. Princeton Architectural Press.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Youg, L. (Ed.) (2019). Machine landscapes. Architectures of the post Anthropocene. AD. Wiley.
Tegmark, M. (2018). Life 3.0: Being human in the age of artificial intelligence. Penguim Books.
Susskind, D. (2020). A world without work: technology, automation and how we should respond. Penguim Books.
Simon, H. (1996). The Sciences of the Artificial. MIT Press.
Picon, A. (2015). Smart cities: a spatialized intelligence. AD Primer. Wiley.
Nastasi, J., May, E., Snell, C. (Eds) (2018). SU+RE: Sustainable + Resilient design systems. AD. Wiley.
Kurzweil, R. (2006). The singularity is near: when humans transcend biology. Penguim Publishing Group
Kolarevic, B. & Duarte, J.P. (2018). Mass customization and design democratization. Routledge.
Kolarevic, B. (Ed.) (2005). Architecture in the digital age: design and manufacturing. Taylor & Francis.
Gorman, C. (2003). The industrial design reader. Allworth.
Fok, W. & Picon, A. (Eds). (2016). Digital property: open-source architecture. AD. Wiley.
Ford, M. (2018). Architects of intelligence. The truth about AI from the people building it. Packt Publishing.
Deamer, P., Bernstein, P.G. (Eds.) (2010). Building (in) the future: recasting labor in architecture. Princeton Architectural Press.
Corse, R. (2010). Fabricating Architecture: Selected Readings in Digital Design and Manufacturing. Princeton Architectural Press.
Anderson, C. (2014). Makers: the new industrial revolution. Currency
Authors:
Reference:
Year:
Estúdio de Investigação por Projeto
OA1. Desenvolvimento de uma visão integrada das práticas de projecto através da investigação (hands on / learning by doing);
OA2. Desenvolver a capacidade de problematização no domínio da Inovação Digital para Práticas de Projecto em contexto de empresa/indústria;
OA3. Desenvolver capacidade de análise e avaliação no processo de novas ideias que visam a resolução de problemas específicos (sociais, ambientais e económicos) em contexto de empresa/indústria;
AO4. Justificar as opções conceptuais, teóricas e práticas que sustentam a investigação que se propõe desenvolver;
OA5. Demonstrar capacidade de autonomização crítica relativamente à metodologias de investigação aplicada através de processos colaborativos;
OA6. Apresentar claramente o Plano de Projecto (PP) Individual que se propõe desenvolver no 2º semestre.
A UC semestral obrigatória será composta por laboratórios introdutórios aos processos de design e inovação digital em temas de especialização.
P1. Lançamentos de temas de investigação. Colóquio com as empresas protocoladas;
P2. Metodologias de investigação em Inovação Digital para Práticas de Projecto;
P3. Modelos de colaboração indústria-academia;
P4. Laboratório hands on / learning by doing;
P5. Plano de Projecto individual (estágio);
P6. Apresentação e Avaliação do Plano de Projecto individual.
A avaliação será fundamentada num trabalho prático de base científica sobre um dos temas lançados e plano de estágio. Participação nas exposições orais de docentes e especialistas convidados.
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua:
1.Avaliação da qualidade da resposta das análises e sínteses parciais, qualidade da proposta final e plano de projeto individual - 80%
2. ssiduidade e participação nos debates - 20%
Não está previsto a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: Y?lmaz, O.& Tüfekçí, S. (2017) Handbook of Research on Applied Optimization Methodologies in Manufacturing Systems. IGI Global
Marble, S. (ed). (2012). Digital Workflows in Architecture. Designing Design-Designing Assembly-Designing Industry. Birkhauser
Koskinen, I., Zimmerman, J., Binder, T., Redstrom, J. & Wensveen, S. (2011). Design Research Through Practice. From The LAB, Field, and Showroom. Morgan Kaufman
Deamer, P. & Bernstein, P.G. (2010). Building (in) The Future. Recasting Labor in Architecture. Princeton Press
Kolarevic, B., e Duarte, J.P. (ed). (2019). Mass Customization and Design Democratization. Routledge
Groat, L. e Wang, D. (2001). Architectural Research Methods. London: John Wiley & sons
Carpo, M. (2017). The Second Digital Turn. Design Beyond Intelligence. The MIT Press
Awasthy, R., Flint, S., Sankarnarayana, R. and Jones, R.L. (2020). A framework to improve university?industry collaboration. Journal Industry - University Collaboration, 2, pp. 49-62
Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Inovação e Empreendedorismo
OA1. Promover uma abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo nas práticas de design;
OA2. Adquirir competências de precisão no domínio dos processos de gestão e de inovação;
OA3. Identificar, explicar, relacionar metodologias em soluções sustentáveis específicas;
OA4. Desenvolver competências que permitam identificar, analisar, criar e implementar numa perspetiva estratégica e sustentável soluções digitais inovadoras.
A UC semestral obrigatória será composta pelos seguintes conteúdos:
P1. Pensamento criativo e transformação digital;
P2. Gestão da inovação: Conceitos, propriedade intelectual;
P3. Introdução ao empreendedorismo: motivação, liderança e gestão de equipas;
P4. O processo de criação de novos modelos de negócios/empresas na 4ª revolução industrial;
P5. Elaboração de um Pitch.
De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem:
PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular;
PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos;
PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente.
|
A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica.
i) Elaboração de um Paper ou de um Projeto ? 55%;
ii) Apresentação de uma Comunicação ou de Projeto? 30%;
iii) Assiduidade e Participação nos Debates ? 15%.
Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: Schrage, M. (2014) The Innovator?s Hypothesis, Boston: MIT Press
OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. Available at: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual-2018_9789264304604-en;jsessionid=sY8mcurQbwwBmk6P-dyDM_aR.ip-10-240-5-18
Hisrich, R. D., Peters, M. P., Shepherd, D. A. (2017) Entrepreneurship, McGraw Hill, 10th Edition
European Commission (2019) Innovation Union Scoreboard 2020, Belgium. Available at: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/qanda_20_1150
Bosma, N. and Kelley, D. (2019) Global Entrepreneurship Monitor (2019), Global Entrepreneurship Research Association, Available at: https://www.gemconsortium.org/report/gem-2018-2019-global-report
Authors:
Reference:
Year:
Processos de Produção Digital
O1 Conhecer referências históricas e teóricas relacionadas com a introdução de tecnologias digitais aplicadas ao projeto em arquitetura, construção e design
O2 Compreender os princípios subjacentes a uma abordagem computacional ao projeto, através da definição da intenção de projeto baseada em regras e relações geométricas
O3 Compreender os princípios subjacentes aos diferentes processos de fabricação digital -aditivos, subtractivos, formativos -, e à inovação introduzida pela robotização
O4 Compreender os princípios subjacentes aos processos de BIM, compreendendo as suas implicações ao nível das metodologias de modelação 3D e das dinâmicas de colaboração interdisciplinar.
O5 Adquirir competências práticas de base na utilização de software e equipamentos relevantes associados ao desenho computacional, fabricação digital e BIM.
O6 Compreender os desafios e oportunidades de inovação subjacentes à integração destes processos na prática de projeto e formular estratégias para implementação.
O desenvolvimento desta UC estrutura-se de acordo com os seguintes conteúdos programáticos (P):
P1. Introdução à história das tecnologias digitais associadas às práticas de projecto: cálculo / representação / informação / materialização / comunicação.
P2. Introdução ao pensamento e projecto computacional: princípios, métodos e aplicações;
P3. Experimentação prática de desenho computacional com Rhinoceros / Grasshopper;
P4. Introdução à fabricação digital (ex: impressão 3D, corte CNC, robótica) ? princípios, métodos e aplicações;
P5. Experimentação prática de fabricação digital ?file to factory- com processos aditivos e/ou subtractivos;
P6. Introdução ao BIM (building information modeling) ? princípios, métodos e aplicações;
P7. Experimentação prática da metodologia de BIM com ArchiCAD ou Revit;
P8. O presente e futuro do projecto digital integrado.
Os/as estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua através da:
- realização e apresentação de exercícios práticos relacionados com o programa (80%);
- assiduidade e participação nos debates (20%).
Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: Yuan, P.F. & Leach, N. (2018). Digital Fabrication. Tongji University Press.
Terzidis, K. (2006). Algorithmic architecture. Architectural Press.
Picon, A. (2010). Digital culture in architecture. Birkhauser.
Menges, A. & Ahlquist, S. (Eds). (2011). Computational design thinking. AD Redear. Wiley.
Leach, N. & Yuan, P.F. (2018). Computational design. Tongji University Press.
Kolarevic, B. (Ed.) (2005). Architecture in the digital age: design and manufacturing. Taylor & Francis.
Garber, R. (2014). BIM Design. Realizing the creative potential of building. John Wiley & Sons
Eastman C., Teicholz P., Sacks R., Listo K. (2011). BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Engineers and Contractors, John Wiley & Sons
Corse, R. (2010). Fabricating Architecture: Selected Readings in Digital Design and Manufacturing. Princeton Architectural Press.
Bernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser
Authors:
Reference:
Year:
Processos e Tecnologias dos Dados
OA1 Dominar as abordagens tecnológicas mais usadas em CD, IA e IoT para compreender e encontrar oportunidades inovadoras nas práticas de projeto;
OA2 Identificar problemas reais para aplicação de conceitos, técnicas e ferramentas derivadas da CD, IA e IoT
OA3 Identificar as técnicas a usar na abordagem de problemas em que a CD, IA e IoT podem ser fundamentais e estar consciente dos resultados expectáveis da utilização destas técnicas
OA4 Integrar, associar e simular especificações adquiridas nos vários domínios do conhecimento CD, IA e IoT na resolução de problemas específicos;
OA5 Desenvolver espírito crítico quanto aos constrangimentos na conceção, desenho, implementação e exploração de soluções dentro do contexto CD, IA e IoT e inovação de processos das práticas de design em contexto de empresa/indústria;
OA6 Promover a capacidade de lidar com pesquisa e inovação através de conceitos, tecnologias e ferramentas na áreas CD, IA e IoT;
OA7 Treinar competências de trabalho colaborativo.
A UC será composta por introduções teóricas e realização de exercícios práticos:
CP1. Introdução a uma visão integrada aos processos tecnológicos e dados (programação, visualização e sensorização) e aos desafios emergentes das práticas de projeto na era da transformação digital. Análise de exemplos paradigmáticos em contexto empresa/indústria;
CP2. Conceitos, técnicas e ferramentas em CD. Discutir e aplicar o conhecimento CD (captura, tratamento e visualização) através da realização de exercícios práticos na resolução de problemas específicos;
CP3. Conceitos, técnicas e ferramentas em AI. Discutir e aplicar IA (programação Phyton, algoritmos e aprendizagem automática) através da realização de exercícios práticos na resolução de problemas específicos;
CP4. Conceitos, técnicas e ferramentas em IoT. Discutir e aplicar IoT (sistemas, comunicação, sensorização) através da realização de exercícios práticos na resolução de problemas específicos.
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da:
- Realização de exercícios práticos nas aulas e redação de um relatório final - 80%;
- Assiduidade e participação nos debates - 20%;
Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: https://www.hbs.edu/faculty/Publication%20Files/20-091.pdf
Verganti R., Vendraminelli L., Iansiti M. (2020). Design in the Age of Artificial Intelligence. available:
Tamke, M. , Nicholas, P. Zwierzycki, M. (2018). Machine learning for architectural design: Practices and infrastructure. In IJAC 16(2):123-143
Ramakrishnan, R., Gaur, L., (2019). Internet of Things: Approach and Applicability in Manufacturing, Chapman and Hall/CRC
Krijnen, T. Tamke, M. (2015). Assessing Implicit knowledge in BIM Models with Machine Learning. In M. R. Thomsen et al., eds. Modelling Behaviour. Springer, pp. 397?406
Lea, P., 2018. Internet of Things for Architects: Architecting IoT solutions by implementing sensors, communication infrastructure, edge computing, analytics, and security, Packt Publishing
Haider, M. (2016). Getting Started with Data Science: Making Sense of Data with Analytics. IBM Press
Burry, M. (2011). Scripting Cultures. Architectural design and programming. John Wiley & sons
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologias de Digitalização e Simulação
OA1: Descrever a evolução das metodologias de projeto arquitetónico para as quais as áreas da RV, RA, das modalidades naturais de IPC e digitalização/modelação 3D;
OA2: Identificar tópicos chave do estado da arte (em RV, RA e IPC), com aplicabilidade na resolução de problemas contemporâneos nas práticas de projeto, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura.
OA3: Conhecer os princípios e métodos digitais de levantamento 3D e sua aplicabilidade, antevendo possibilidades de inovação nos processos.
OA4: Conhecer o ambiente de desenvolvimento de aplicações em RV e RA em uso no ISTAR-IUL assim como os princípios básicos para conceber uma experiência de RV e uma outra de RA.
OA5: Discutir o contributo das ferramentas para os processos de inovação nas práticas de projeto.
CP1: Introdução à RV, RA e IPC, e sua contextualização na Arquitetura, Engenharia, Construção e Manutenção de Edifícios;
CP2: Introdução à Digitalização e Modelação 3D em contextos de intervenção em património, atelier, design de produto;
CP3. Laboratório Digitalização e Modelação 3D: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas;
CP4. Laboratório de RV: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RV, e avaliação da usabilidade e satisfação;
CP5. Laboratório de RA: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RA, e avaliação da usabilidade e satisfação.
CP6. Discussão sobre a situação atual e perspectivas de inovação futuras.
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da:
- Realização de exercícios práticos e/ou redação de um relatório final - 80%;
- Assiduidade e participação nos debates - 20%;
Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Title: Mazuryk, T. & Gervautz, M., 1996. Virtual Reality: History, Applications, Technology and Future. Viena, Áustria : Institute of Computer Graphics and Algorithms, Vienna University of Technology.
HEIM, M. 1993 The Metaphysics of Virtual Reality, Oxford University Press, 208 pages.
Kalay, Y.E. (2004). Architecture?s new media: principles, theories and methods of computer-aided design. MIT Press
Egels, Y., Kasser, M. 2002. Digital Photogrammetry. Routledge
Bowman, D. A., Kruijff, E., Laviola, J., Poupyrev. I., ?3D User Interfaces, Theory and Practice?, Addison Wesley 2004
Achten, H., Jessurun, J. & Vries, b., 2004. A Low-Cost Versatile Virtual Reality Design and Research Setup Between Desktop and CAVE. Eindhoven, Holanda, Technische Universiteit Eindhoven, The NetherlandsBernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser.
Azuma, R. T. A survey of augmented reality. Presence, 6(4):355?385, 1997
Authors:
Reference:
Year:
Tecnologias Materiais e Sustentabilidade
OA1. Identificar e avaliar materiais emergentes para inovação digital;
OA2. Descrever e criticar os princípios de circularidade aplicados aos materiais e ao design;
OA3. Calcular e analisar os impactes ambiental e social de materiais e de soluções construtivas;
OA4. Implementar metodologias de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais.
CP1. Sustentabilidade e design regenerativo;
CP2. Materiais emergentes;
CP3. Princípios de circularidade em design;
CP4. Impactes ambientais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas;
CP5. Impactes sociais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas;
CP6. Metodologias simplificadas de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais sustentáveis;
CP7. Análise multicritério aplicada à seleção de materiais.
A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica.
i) Realização de um paper ou trabalho prático (50%);
ii) Apresentação de comunicação ou trabalho prático (35%);
iii) Participação nos debates (15%).
Title: Plessis, C. D., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment. Journal of Cleaner Production(109), 53-61.
Cheshire, D. (2016). Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment. Newcastle upon Tyne: RIBA Publishing.
Beurskens, P., & Bakx, M. (2015). Built-to-rebuild. Eindhoven: Eindhoven University of Technology.
Ashby, M., Brechbuhl, E., Vakhitova, T., & Vallejo, A. (2019). Social Life-Cycle Assessment and Social Impact Audit Tool - A White Paper. Cambridge: Granta Design Limited.
Ashby, M., & Johnson, K. (2014). Materials and Design. Amsterdam: Butterworth-Heinemann.
Ashby, M. (2015). Materials and Sustainable Development. Amsterdam: Butterworth-Heinemann.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projeto em Inovação Digital para Práticas de Projeto
OA1. Aplicar a investigação através do estágio em contexto indústria /empresa;
OA2. Refletir sobre o problema, suas delimitações e cenários de solução;
OA3. Discutir e avaliar os riscos da proposta;
OA4. Aperfeiçoar as metodologias de investigação aplicada ajustadas aos diversos itinerários de investigação;
OA5 Testar regularmente a viabilidade e a validade da investigação em curso, através da participação em sessões de debate e discussão;
OA6.Contribuir através da investigação, discussão alargada e abrangente, para a inovação digital para práticas de projecto;
OA7. Alargar a investigação à comunidade de atores do ecossistema de inovação nacional e internacional;
OA8.Comunicar corretamente o trabalho por escrito e oralmente.
A UC semestral obrigatória será composta por seminários que visam a apresentação e discussão das propostas:
CP1 Seminário 1. 1ª apresentação das propostas a um grupo de peritos (Problema; Estado-da-arte; Metodologia);
CP2 Seminário 2. 2ª apresentação das propostas a um grupo de peritos (Solução e Processo);
CP3 Estágio - Plano de Projecto Individual;
CP4. Redação e apresentação (preparação da defesa). Exposição final dos trabalhos.
O trabalho de projeto será defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelas instituições envolvidas.
Avaliação periódica: elaboração e apresentação do projeto;
Avaliação final: monografia e protótipos;
O processo integrado corresponde a 100%.
Title: Schwab, K. (2018). Shaping the future of the fourth industrial revolution. World Economic Forum.
Papanek, V. (2019). Design for the real world. Thames & Hudson
Mau, B. (2020). Bruce Mau: MC24: Bruce Mau?s 24 principles for designing massive change in your life and work. Phaidon Press
Kelly, K. (2017). The inevitable: understanding the 12 technological forces that will shape our future. Penguim books
Hensel, M U (Ed.). (2013). Design innovation for the built environment: research by design and the innovation of practice. Routledge
Fraser, M. (2013). Design research in architecture: an overview. Routledge
Ednie-Brown, P, Burry, M, Burrow, A (Eds.). (2013). The innovation imperative: architecture of vitality. AD Profile No.221. Wiley
Deutsch, R. (2019). Superusers: design technology specialists and the future of practice. Routledge
Bernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser
Authors:
Reference:
Year:
Acreditações