Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Desenvolvimento Profissional e Supervisão no Serviço Social
9.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 9.0 |
Metodologia da Pesquisa Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Política Social Europeia Comparativa para A Infância e Juventude
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Apoio à Dissertação
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria do Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Abordagem Inovadora à Gestão e Liderança no Serviço Social
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Trabalho Interactivo com Crianças e Jovens
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Serviço Social com A Família
9.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 9.0 |
Comportamentos Infantis e Juvenis Através de Aspectos Biopsicossociais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Mediação Intercultural
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Orientação Profissional para Crianças e Jovens
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Comunicação Intercultural dos Jovens
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento e Avaliação de Projectos Sociais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Empoderamento Sócio-Cultural de Diferentes Grupos de Jovens
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio - Práticas de Investigação Científica
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Serviço Social Digital
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Serviço Social com Crianças e Jovens
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Desenvolvimento Profissional e Supervisão no Serviço Social
Será capaz de identificar e analisar papéis na organização/grupo, processos de interacção, identificar e ser capaz de lidar com situações de conflito.
Conhecerá as formas de supervisão, as possibilidades de aplicação a nível individual, grupal e organizacional.
Será capaz de discutir sobre questões profissionais em ambiente nacional e internacional.
Será capaz de comunicar eficazmente em grupo, de avaliar a sua própria experiência de estudo e a de outros.
Será capaz de aplicar etapas de análise de casos para abordar as questões emergentes da actividade profissional.
Será capaz de reflectir / analisar questões profissionais no contexto da experiência pessoal, cultura organizacional, campo profissional, peculiaridades do grupo de clientes Os estudantes serão capazes de conceber as formas mais eficazes de resolução de problemas no serviço social.
Os estudantes desenvolverão a aprendizagem para aprender e competências de aprendizagem experimental.
Introdução ao programa.
Introdução do pensamento reflexivo e crítico dentro do campo do conhecimento. Diferentes definições e contextos de supervisão. A supervisão numa perspectiva histórica.
Objectivos da supervisão.
Processo de supervisão. Ética em processo de supervisão.
Organização da aprendizagem. Aprender com a experiência. Reflexão do conceito e métodos. Aspectos teóricos e práticos do coaching e o seu conceito.
Clientes de serviço social, cultura organizacional, papel profissional e experiência pessoal no campo da actividade profissional.
Papéis dos membros do grupo/organização, conflitos e suas soluções. Desenvolvimento da organização.
Utilizar o método de análise de casos para lidar com questões profissionais. Stress profissional e as suas soluções: Supervisão individual ou de grupo
Discussões, estudo de casos, aprendizagem reflexiva, trabalho de grupo, debate.
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Revisão : 50 %
Exame: 50 %
Title: Study readings in the Moodle environment of the study subject
Certo, S. C. Supervision: concepts and skill-building. 6th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. 573 p.
Hawkins, P., Shohet, R. Supervision in the helping professions. 3rd ed. Maidenhead; New York: Open University Press, 2006. 258 p.
Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2003. 245 p.
Kadushin, A., Harkness, D. Supervision in Social Work. 4th ed. New York: ColumbiaUniversity Press, 2002. 576 p. Wiener, J., Mizen, R., Duckham, J. (editors) Supervising and being supervised: a practice in search of a theory.
The function of supervision http://infed.org/mobi/the-functions-of-supervision/
Best Practice Standards in Social Work Supervision, 2013 http://www.naswdc.org/practice/naswstandards/supervisionstandards2013.pdf
Professional development in social work :complex issues in practice /edited by Janet Seden ... [et al.]. Abingdon ; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group, 2011.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologia da Pesquisa Social
Obterá conhecimentos sobre os principais elementos do processo de investigação social e os princípios da metodologia de investigação qualitativa e quantitativa
Serão capazes de analisar criticamente as modernas teorias de investigação social, combinando os seus campos e métodos de investigação.
Será capaz de utilizar metodologia de investigação para avaliação da prática profissional com crianças e jovens.
Será capaz de apresentar resultados de investigação ao público profissional, para discutir questões de metodologia de investigação.
1. introdução à investigação científica. Filosófico, questões epistemológicas e éticas na investigação social.
2. Abordagens de investigação: qualitativa, quantitativa e investigação mista.
Especificidade da investigação nacional e internacional no campo do serviço social.
3. Investigação qualitativa: preparação para a investigação, amostragem, técnicas de recolha de dados, análise e interpretação de dados.
4. Métodos qualitativos: estudo de casos, etnografia, teoria fundamentada, fenomenologia. Escolha da abordagem metodológica para a investigação na área da infância e juventude.
5. Investigação quantitativa: formulação do problema de investigação, revisão de literatura, desenvolvimento de hipótese de investigação, preparação da concepção da investigação, determinação da concepção da amostra, recolha dos dados. Análise dos dados, teste das hipóteses e interpretação.
6. Desenhos de investigação quantitativa: da experiência à descrição.
7. Relatar os resultados.
Palestras, Seminários, consultas individuais e em grupo.
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Estudo de caso: 30 %
Participação activa em seminários: 20 %
Exame: 50 %
Title: Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell.
Patton, M. Q. (2014). Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice. SAGE publications. Teddlie, C. & Tashakkori A. (2008). Foundations of Mixed Methods Research. Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences. SAGE publications.
Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications.
Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report
SAGE publishing
Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches.
Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Política Social Europeia Comparativa para A Infância e Juventude
Os estudantes irão:
obter conhecimentos e competências que permitam identificar os principais desafios e problemas da sociedade em matéria de política social para crianças e jovens na Europa.
obter conhecimentos e competências que permitam analisar as áreas-chave (emprego;protecção social;igualdade de género;condições de vida;políticas familiares; etc) da política social para crianças e jovens na UE e nos estados membros, numa perspectiva comparativa.
Ser capaz de identificar, comparar e explicar as semelhanças e diferenças substanciais das políticas sociais para as crianças e jovens nos países europeus.
Ser capaz de analisar e avaliar criticamente teorias e tipologias de políticas sociais para a infância e juventude.
ser capaz de compreender, conceptualizar e avaliar a dimensão comunitária da política social para a infância e juventude.
ser capaz de identificar e formular os problemas de política social, tratá-los com informação teórica e metodologia,para chegar a conclusões válidas.
Conceitos e programas em política social para crianças e jovens: mercado de trabalho e política de emprego; política sobre condições de vida e de trabalho; política social para a igualdade de género; políticas familiares; política para pessoas idosas e deficientes.
Comparação das medidas de política social para crianças e jovens implementadas em Estados-Providência nos países europeus
Políticas sociais nacionais e sua harmonização na União Europeia: modelos de bem-estar nos estados membros da União Europeia; consolidação do modelo social europeu; lugar das políticas sociais ou crianças e jovens no modelo europeu consolidado; método aberto de coordenação na coordenação das políticas sociais nacionais na União Europeia.
O desenvolvimento futuro da política social para crianças e jovens nos países europeus . Factores de incentivo ao desenvolvimento da política social na Europa. O papel das instituições, incluindo as ONG, no desenvolvimento da política social para crianças e jovens.
Comunicação e cooperação; ambiente propício à aprendizagem; técnicas de transformação de impressão; métodos de formação de conhecimento; aprendizagem reflexiva.
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Participação activa em seminários: 20%
Ensaio: 30%
Exame: 50%"
Title: Joint Report of the Council and the Commission on the implementation of the renewed Framework for European cooperation in the youth field (2010-18). 2012/C 394/03. Official Journal of the European Union C 394/5, 20.12.2012.
Hantrais, L. Social policy in the European Union. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007.
Coussée, F., et al(eds.) The history of youth work in Europe and its relevance for youth work policy today. Strasbourg: Council of Europe Publishing, 2010, Vol.2.
Council resolution of 27 November 2009 on a renewed framework for European cooperation in the youth field, 2010-2018. 2009/C 311/01.
Council conclusions of 19 November 2010 on the European and International Policy Agendas on Children, Youth and Children?s Rights. 2010/C 326/01.
An EU Strategy for Youth ? Investing and Empowering. . COM(2009) 200 final, Brussels, 27.4. 2009.
Armstrong, K. A. Governing social inclusion: Europeanization through policy coordination. Oxford, New York (N.Y.): Oxford University Press, 2010.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Apoio à Dissertação
Será capaz de conceber e apresentar das forma mais eficaz os problemas no contexto do serviço social;
Será capaz de apresentar os resultados da investigação a um público profissional;
Será capaz de planear a investigação de acordo com a metodologia escolhida e será capaz de construir generalizações e insights sólidos.
Desenho de Investigação.
A investigação como produtor de conhecimento: condições, procedimentos. A ética da investigação nos diferentes tipos de investigação. Estratégias metodológicas. Como conceber um projecto de investigação.
Dissertação: Investigação científica em Serviço Social.
Epistemologia do Serviço Social; Serviço Social e Produção do Conhecimento; Especificidade e interdisciplinaridade; Problemas de realismo hierático e investigação social e serviço social; Orientações para a preparação do projecto de investigação.
Apresentação de dissertação e planos de projecto: apresentação e discussão em aula e específicos directrizes.
Explicação teórica pelos docentes; Discussão e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos alunos de mestrado; Aprendizagem reflexiva, discussão.
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Trabalho de investigação: 100%
Title: Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell.
Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications.
Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report
Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE publishing
Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson.
Creswell, J.W., Creswell J.D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches 5th ed. SAGE Publications.
Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Teoria do Serviço Social
Será capaz de analisar e avaliar criticamente a interacção da teoria, prática e investigação científica, analisar o benefício das teorias e os seus limites na actividade prática e na implementação da investigação, aplicar modelos teóricos na prevenção e solução de problemas.
Será capaz de pensar sistematicamente, de analisar e avaliar criticamente princípios, técnicas de cada modelo teórico e o seu significado para a prática do trabalho social com crianças e jovens.
Será capaz de prestar serviços no contexto da compreensão e competência cultural, de planear actividades e de escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens.
Será capaz de procurar informação, planear actividades e escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens.
1.Trabalho social contemporâneo: perspectiva comparativa. (Contextos internacionais). O significado da teoria para a prática do trabalho social. O comportamento humano e o ambiente social,pessoa no ambiente social. Sistemas e Teoria Ecológica.
2.teorias sociológicas: Teoria do conflito.
Funcionalismo. Construcionismo social. Perspectiva feminista. Teoria da escolha racional.
3.Teorias psicológicas: Psicanálise e psicodinâmica.
Teoria cognitivo-comportamental. Teoria da aprendizagem social (Albert Bandura). Teoria da vinculação
Humanista.
Transactionalanalysis.
Existencialismo.
4. Implementação da teoria na prática.
Modelos de prática: Modelo de resolução de problemas. Modelo de intervenção em caso de crise.
Prática centrada na tarefa.
1) a aprendizagem centrada no aluno, que tem em conta o aluno e as suas necessidades, desenvolve a independência dos estudantes e promove a responsabilidade pelo percurso de aprendizagem, permite a aprendizagem ao longo da vida e a resolução independente de problemas.
2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes: debates, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc.
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Processo de avaliação:
Desempenho das tarefas: 25 %
Estudo de caso: 15 %
Ensaio: 10 %
Exame: 50 %
Title: Cognitive behavior therapy in clinical social work practice. (2007).Ed. T. Ronen, A. Freeman. New York: Springer, Davis McK. M., M., Fanning P. (2007). Thoughts and Feelings. Taking Control of Your Moods and Your Life. A Workbook of Cognitive Behavioral Techniques. 3rd ed. New Harbinger Publications, Inc.
Lotko M. (2018). Social Work Case Analysis: Global Perspective: collection of articles about experience on case work and social case management of eleven countries. Riga. R?gas Stradi?a universit?te.
Payne M. (2011) Humanistic Social Work: Core Principles in Practice. 1st Edition. Oxford University Press. HarmsL. , Connolly M. (2019). Social work: from theory to practices. Cambridge university Press.
Social work treatment. Interlocking theoretical approaches (2011). Ed. Turner F.J. (ed.) (5th edition). Oxford University Press.
Malcolm Payne. Modern social work theories. Oxford University Press, 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Abordagem Inovadora à Gestão e Liderança no Serviço Social
Será capaz de explorar criticamente as questões contemporâneas que têm impacto na gestão e liderança no serviço social; de avaliar criticamente novas teorias e modelos de gestão e liderança e a sua relevância para a prática do serviço social; de mostrar originalidade na sua aplicação de conhecimentos.
Será capaz de demonstrar a coragem moral para empregar estratégias que tanto capacitam os clientes como levam outros a adoptar a promoção da justiça social; para compreender como as organizações são dirigidas, comunicar clara e sensivelmente, e advogar pela mudança; para desenvolver soluções criativas para responder às necessidades da carreira dos jovens.
Serão capazes de motivar;instruir e disciplinar as pessoas de que são responsáveis; utilizar as capacidades de comunicação verbal e não verbal para estabelecer e manter relações de respeito mútuo, aceitação e confiança.
Serão capazes de realizar uma auto-reflexão crítica e de promover uma cultura de reflexão crítica na sua organização.
a)Liderança e gestão dentro de um quadro de ajuda, abordagem - com base na competência.
b)Estilos de liderança, objectivos e missão do processo de ajuda, contexto, cultura.
c)Liderança - individual, grupo, equipa, comunidade, nível organizacional. Mudança, suas características e necessidades, gestão da mudança;
d)Situação difícil na liderança/gestão, lidar com problemas, resolver conflitos, liderar procedimentos eficazes de tomada de decisão. Autoconsciência dos líderes, auto-reflexão, supervisão e liderança da gestão.
II - Liderança colaborativa no serviço social:
a) Princípios de colaboração. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso;
b) Liderança Colaborativa na sociedade contemporânea: como bases. Complexidade e criatividade. Liderança transformacional. Liderança da mudança;
c) Práticas de colaboração bem sucedidas. Etapas de um processo colaborativo. Modelos de trabalho multi-agências.
III - Abordagem Inovadoras
1) centrado no aluno, desenvolve a independência e promove a responsabilidade, permite a aprendizagem ao longo da vida
2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes.
3) discussões, estudos de casos, aprendizagem reflexiva,
aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc.
4) Incorporando o método de aprendizagem reflexiva no processo de estudo, auto-avaliar, desenvolver melhor organização e gestão do tempo.
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Ensaio: 5%
Papel escrito (Resumo): 60%
Revisão: 30%
Participação activa na formação prática: 5%
Métodos de Trabalho Interactivo com Crianças e Jovens
Será capaz de compreender o papel da cultura na gestão e mediação de conflitos.
Será capaz de integrar novos conhecimentos de métodos de serviço social interactivos, de utilizar competências de entrevista e aconselhamento, gestão e avaliação na sua própria prática profissional.
Será capaz de comunicar, colaborar, procurar informação e planear estratégias de intervenção aplicadas às crianças e aos jovens, para melhorar a sua competência profissional.
Será capaz de analisar as condições prévias para o sucesso dos métodos de serviço social interactivo e motivação, para desenvolver novas competências no serviço social com crianças e jovens.
Será capaz de avaliar criticamente os métodos de serviço social interactivo aplicáveis às crianças e aos jovens, as suas vantagens e limitações, a sua adequação.
Será capaz de descrever e analisar o contributo dos métodos de serviço social interactivo para o desenvolvimento das competências sociais dos jovens.
Conceito e Teorias do serviço social Interactivo.
Introdução ao serviço social Interactivo - Abordagem Participativa no serviço social com crianças e jovens.
Modelação e formação em competências sociais. Perspectiva teórica da formação de aptidões sociais.
Métodos e técnicas de serviço social interactivo em contexto transcultural.
Estudo de histórias de vida e histórias de vida da Juventude.
Formas de comunicação não-verbais. Métodos de arteterapia no contexto do serviço social
Métodos de serviço social interactivo em grupo:
O papel dos métodos de serviço social interactivo aplicados a crianças e jovens no contexto intercultural.
Inovação de métodos de serviço social interactivo para crianças e jovens em crise.
Competência profissional e responsabilidade. Avaliação e reflexão de métodos de serviço social / estratégias de intervenção de serviço social aplicadas a crianças e jovens.
Discussões, estudos de casos, aprendizagem colaborativa, métodos de auto-estudo; Métodos de formação do conhecimento; Métodos de formação do conhecimento; Aprendizagem reflexiva.
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Desempenho das tarefas na formação prática: 30%
Conclusão de tarefas individuais: 30%
Exame: 40%
Title: National systems of innovation: toward a theory of innovation and interactive learning /edited by Bengt-Åke Lundvall.London ; New York (N.Y.) ; Delhi : Anthem press, 2010.
Affective learning together: social and emotional dimensions of collaborative learning /edited by Michael Baker, Jerry Andriessen and Sanna Järvelä (2013). London; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group.
Robinson Lena 2007Cross-cultural child development for social workers: an introduction. Houndmills: Palgrave Macmillan.
Art, creativity and imagination in social work practice. (2009) London; New York (N.Y.): Routledge: Taylor & Francis Group.
Tsiolis Giorgos (2012): Biographical constructions and transformations: using biographical methods for studying transcultural identities, in: Papers. Revista de Sociologia, Vol. 97, Nr. 1, S.113-127
Knasel E., Meed J., Rossetti A. (2000) Learn for your life. - Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Serviço Social com A Família
Obterá compreensão sobre a aplicação da teoria do serviço social;
Será capaz de seleccionar estratégias e métodos de investigação ao analisar e lidar com questões de protecção dos direitos das crianças e dos jovens.
Será capaz de aplicar a legislação e o princípio da protecção dos direitos da criança e da juventude quando prestar a assistência, o apoio e a protecção mais adequados.
Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e na gestão de recursos.
Obterá conhecimentos e competências para a prática em comunidades multiculturais rurais e urbanas com crianças e jovens no contexto das suas famílias, que enfrentam desafios resultantes de questões como a pobreza, injustiça social, falta de educação, insucesso escolar, falta de emprego e de competências laborais, doenças mentais, sem-abrigo, abuso e negligência de crianças, violência doméstica, violência comunitária, abuso de substâncias, questões de imigração, ou luto e perda, etc.
1. introdução do serviço social com a família. Resultados teóricos do serviço social com a família, Teorias avançadas, história, paradigma no serviço social e intervenções com crianças, adolescentes e famílias;
2. O contexto jurídico e político do Serviço social com Crianças e Famílias; Aplicar conhecimentos de Ciências Sociais, Direito e teoria da prática do Serviço social; Principais programas e estratégias a nível global;
3. Valores e Ética no Serviço social com as crianças e a família. Princípios éticos do serviço social para orientar a prática profissional;
4. Reflexão sobre a experiência prática (em grupo)
5. O apoio familiar no serviço social com crianças e famílias; Perspectiva ecológica do apoio familiar; A teoria de Bronfenbrenner da ecologia do desenvolvimento humano; Definições de apoio familiar; O papel do assistente social no apoio à família; Prestação de apoio familiar
6. As características e necessidades de intervenção das famílias com vários problemas sociais
Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; e visitas de estudo. Discussões, aprendizagem activa, apoio on-line, supervisão
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Participação activa em seminários: 50%
Formação prática / Prática / Estágio: 10%
Exame: 40%
Title: 6. Ribbens McCarthy, Jane. Key concepts in family studies. London : Sage Publications, 2011. 247 p. ISBN 9781412920056
5. Rusn?kov?, M.:Social Work with Families in Slovakia : Social Work Representation in Slovakia /Markovi?,
Barabasov?, Markéta Rusn?kov?, 2015. In: Revue Internationale des Sciences humaines et naturelles. ? ISSN 2235-2007, Année 2015, Num. 4 (2015), p. 9-21.
4. O´Loughlin, M., O´Loughlin, S.: Social Work with Children and Families. SAGE ? Publications Ltd. 4th ed.,2016, 216 p.
3. Houston Stan (2003) Moral Consciousness and Decision-Making in Child and Family Social Work // Adoption & Fostering, October 2003; vol. 27, 3: pp. 61-70.
2. Sta?ova L. et als (2020) Contemporary Family Lifestyles in Central and Western Europe. Springer
1. Butler, Ian George. Social work with children and families: getting into practice. 2nd ed. London; Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2004. 364 p. ISBN 9781843101086.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Comportamentos Infantis e Juvenis Através de Aspectos Biopsicossociais
Obter competências e compreensão, avaliará e analisará criticamente as necessidades e problemas das crianças, jovens e suas famílias com uma abordagem bio-psico-social equilibrada.
Obter competências e compreensão para assegurar ao bem-estar das crianças e dos jovens através de práticas baseadas em evidências fornecendo orientações para a mudança para as crianças, os jovens e as suas famílias.
Obter competências, compreensão e capacidade para prestar serviços sociais, para fazer intervenções de acordo com diferenças culturais, estado de saúde e valores com abordagem bio-psico-social para assegurar a saúde e a inclusão social.
Tipos e avaliação do comportamento adaptativo de crianças, jovens e as suas famílias;
Factores de grupo, influência, conformidade na infância e adolescência;
Modelos individuais, familiares, de grupo, comunitários de prevenção de base holística e modelos de intervenção;
Estratégias políticas para a juventude a nível microsocial e macrosocial, movimentos eficazes, e projectos de construção de um ambiente social saudável;
Mobilização do potencial das crianças e jovens para a emergência de projectos locais auto-geridos por jovens no âmbito de condições culturais específicas.
Teorias de liderança e as melhores práticas úteis para os jovens iniciarem e gerirem os seus próprios modelos criativos, prosociais e produtivos de actividades auto-geridas.
Análise e avaliação de grupos sociais de risco, movimentos produtivos informais e projectos de auto-actualização de crianças e jovens.
Ensaio: 20%
Trabalho escrito: 60%
Relatório: 20%
Title: Villarruel, F., A., Perkins, D., F., Borden, L., M., Keith, J., G. 2003. Community Youth Development: Programs, Policies, and Practices. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc. ISBN-13: 978-0761927877
Silbereisen, R., K., Lerner, R., M. 2007. Approaches to Positive Youth Development. Thousand Oaks. SAGE Publications Ltd. ISBN-13: 978-1412922883
Mohl, A. 2015. Essays in Holistic Social Work Practice: The Need for an Interdisciplinary Approach. Bloomington: AuthorHouse. ISBN: 1953584497
Davies, M., B. 2012. Social Work with Children and Families. New York. Palgrave Macmillan ISBN: 8601404284441
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Mediação Intercultural
Será capaz de reconhecer as características da escalada do conflito e da desescalada.
Será capaz de elaborar diferentes técnicas de mediação a fim de resolver o conflito de forma construtiva
Será capaz de elaborar técnicas de gestão e mediação de comunicação de conflitos culturalmente apropriadas que conduzam a uma resolução construtiva de conflitos.
Será capaz de compreender o papel da cultura na gestão e mediação de conflitos.
1 - Introdução
2 - Interacção de Conflito
3 - Gestão de Conflitos
4 - A Mediação como Abordagem Relacional à Intervenção em Conflitos
5 - A Roda da Cultura
6 - Mediação Intercultural
Palestras, análise de situações de conflito, discussões de grupo
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Aprendizagem baseada na experiência: 25%
Realização de tarefas em seminários: 25%
Exame: 50%
Title: Pulaczewska, H., Lewandowska-Tomaszczyk, B. (2010). Intercultural Europe: Arenas of Difference, Communication and Mediation. Stuttgart: ibidem.
Folger, J. P., Poole, M.S.; Stutman, R. K. (2009). Working Through Conflict. Boston: Pearson Education, Inc.
Furlong, G.T. (2005). The Conflict Resolution Toolbox: Models and Maps for Analyzing, Diagnosing, and Resolving Conflict. Ont: Wiley, 2005.
Moore Ch. W.; and Woodrow, Peter, J. (2010). Handbook of Global and Multicultural Megortiation. San Francisco, CA: Jossey-Bass
Goldberg, S.B.; Brett, J., M.; Blohorn-Brenneur, B., and Rogers, N. (2017). How Mediation Works: Theory, Research, and Practice.Bingley: Emeald Publishing Limited.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Orientação Profissional para Crianças e Jovens
Os estudantes serão capazes de analisar e avaliar diferentes práticas de serviços de orientação profissional para crianças e jovens; analisar a influência dos serviços de orientação profissional na qualidade de vida das pessoas.
Os estudantes serão capazes de fornecer e gerir informação e serviços de orientação profissional para crianças e jovens, bem como para as suas famílias, no caso de os habilitarem a tomar parte activa no processo de gestão de carreira.
Serão capazes de se orientar pelos princípios de cooperação social, envolvimento comunitário, e diferentes estratégias de capacitação dos clientes e perceberão a necessidade de trabalho de equipa na prestação de orientação profissional.
Os estudantes serão capazes de gerir o processo de gestão pessoal de carreiras e desenvolver um plano pessoal de carreira.
Conceito de carreira. Modelos de carreira.
Tipos de carreiras. Competências da carreira.
Conceito de orientação de carreira.
Definição de orientação de carreira. Serviços de orientação de carreira. Objectivo e objectivos do processo de orientação de carreira.
Documentos jurídicos nacionais e comunitários que regulamentam os serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias.
Serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias: experiência dos países da UE.
Trabalho de investigação: 60%
Exame: 40%
Title: Osborn D. S., ZunkerV. G. (2006). Using assessment results for career development. Belmont: Thomson: Brooks/Cole Patton W., McMahonM. (2006). Career development and systems theory: connecting theory and practice Rotterdam: Sense Publishers
Okunevi?i?t?-Neverauskien?, L., Moskvina, J. (2008). The Problems of socially vulnerable youth integration into labour Market. Filosofija. Sociologija, 19, 2, p. 41-54.
Handbook of career development : international perspectives / Arulmani, Gideon et al, editors. New York (N.Y.) : Springer, 2014.
Kidd M. Jennifer (2010). Understanding career counselling: theory, research, and practice. London: Sage Publications.
Critical reflections on career education and guidance: promoting social justice within a global economy /edited by Barrie A. Irving and Beatriz Malik. London ; New York (N.Y.): Taylor & Francis Group, 2005.
Hoboken (N.J.): John Wiley Career guidance in the context of EU strategies. Cedefop panorama series; 164 Luxembourg, 2009.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
Reference: null
Year:
Comunicação Intercultural dos Jovens
Compreender e analisar as condições sócio-culturais prévias da exclusão cultural e da discriminação juvenil.
Serão capazes de realizar a integração social dos jovens e de resolver os problemas da comunicação intercultural: motivar, permitir, integrar e reintegrar os jovens.
Serão capazes de preparar planos de carreira, iniciar projectos, orientar a sua implementação, avaliar a qualidade e eficácia do apoio social num ambiente multicultural.
Promoverão a colaboração interprofissional assegurando uma forma de comunicação democrática de forma holística que permita influenciar sinergicamente a forma como são prestados serviços às crianças, jovens e suas famílias.
Serão capazes de trabalhar num ambiente multicultural, prestando serviços sociais a crianças e jovens
1. introdução. Comunicação Intercultural Juvenil. Globalização e comunicação intercultural. Princípios da estratégia mundial global de comunicação intercultural em diferentes comunidades.
2. Níveis de comunicação intercultural.
3. Barreiras e Pontes da Comunicação Intercultural.
4. Possíveis factores de discriminação em ambiente multicultural. Problemas de crianças e jovens em ambiente multicultural.
5. Factores que interferem numa cooperação intercultural. Preconceitos e superstições, estereótipos, racismo, xenofobia, anti-semitismo, etnocentrismo, discriminação e suas consequências.
6. Preconceitos e estereótipos sobre outros grupos culturais. Pesquisas que clarificam os estereótipos existentes.
7. Etnocentrismo. Escala de etnocentrismo. Investigação quantitativa em comunidade.
8. Discriminação e suas consequências. Investigação quantitativa em comunidade.
9. Estigma cultural e discriminação juvenil: factores sociais e culturais no Serviço Social com migrantes (emigrantes).
A investigação de grupo, análise de problemas, criação de perspectivas e cenários de desenvolvimento, implementação do IKT dão oportunidades aos estudantes de ganharem competência para resolverem criativamente os problemas que surgem.
Os métodos de comunicação e cooperação (discussões, debates, conversação analítica, trabalho de grupo e outros.) são utilizados para desenvolver a capacidade dos alunos de cooperar, comunicar, trabalhar em equipa e orientar.
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Desempenho de tarefas em seminários: 20%
Estudo de caso: 20%
Trabalho de investigação (planeamento e realização de uma investigação à escala mínima em linha com a temática do campo de estudo): 40%
Aprendizagem baseada na experiência: 10%
Análise (pequena amostra): 10%
Desenvolvimento e Avaliação de Projectos Sociais
Será capaz de integrar novos conhecimentos de planeamento, gestão e avaliação de projectos na sua própria prática profissional;
Os estudantes serão capazes de desenvolver e implementar programas de prevenção de problemas sociais;
Serão capazes de descrever e analisar a contribuição dos projectos sociais para as mudanças sociais.
Serão capazes de reflectir em grupo a experiência profissional de planeamento, gestão e avaliação de projectos.
1. Introdução ao planeamento de projectos sociais,
implementação, gestão e avaliação
2. O ciclo do projecto social: iniciação
3. O ciclo do projecto social: planeamento
4. O ciclo do projecto social: implementação. Projecto
orçamento: receitas e despesas.
5. O ciclo do projecto social: fim e encerramento
6. Tipos de avaliação de projectos.
O processo de avaliação do projecto
7. A gestão do projecto. A gestão do risco
8. Divulgação e exploração dos resultados.
9. Fontes de financiamento dos projectos (Comissão Europeia: FSE e EGF, públicos, privados e
fontes individuais)
Tarefas individuais e de grupo; Palestras, seminários, debates, consultas individuais e de grupo, avaliação de projectos sociais
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Estudo de caso: 30%
Participação activa em seminários: 20%
Exame: 50%
Title: Zwikael, O., Smyrk, J. R. (2019). Project management. A Benefit Realisation Approach. Springer International Publishing.
Wysocki, Robert K. (2019). Effective project management: Traditional, agile, extreme, hybrid (8th ed.). Indianapolis, Ind.: Wiley.
Pinto, J. K. (2020). Project management: Achieving competitive advantage (5th ed., Global ed.). Harlow: Pearson Education Limited.
Madsen, S. (2019). The power of project leadership: 7 keys to help you transform from project manager to project leader (2nd ed.). London: Kogan Page.
Kuster, J., Huber, E., Lippmann, R., Schmid, A., Schneider, E., Witschi, U., Wüst, R. (2015). Project Management Handbook. Springer-Verlag Berlin Heidelberg
Authors:
Reference: null
Year:
Title: --
Authors:
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Year:
Empoderamento Sócio-Cultural de Diferentes Grupos de Jovens
Os estudantes conhecerão e poderão descobrir as necessidades culturais, interesses, atitudes dos diferentes grupos de jovens, poderão planear actividades socioculturais para os jovens em instituições sociais ou na comunidade. Serão capazes de explicar a diversidade dos diferentes grupos de jovens, analisar questões de inclusão social, instalações e estratégias de capacitação dos jovens.
Será capaz de iniciar e investigar trabalhos sócio-culturais específicos de capacitação intercultural de jovens, características sociais e culturais, será capaz de interpretar e comparar as diferenças sócio-culturais no contexto dos países europeus. Será capaz de investigar e avaliar casos de empoderamento da juventude através da resolução de problemas de envolvimento intercultural.
Será capaz de colaborar e trabalhar socioculturalmente nos grupos de jovens e desenvolver as suas competências profissionais, sociais e interculturais
Introdução.
Características dos grupos informais de jovens.
Empoderamento social, económico e espiritual de crianças e jovens. Discriminação de jovens com base na religião ou crença, idade, deficiência, orientação sexual, com base na raça ou origem étnica. Envolvimento dos jovens: formas e métodos.
Trabalho sócio-cultural com crianças e grupos de jovens. Peculiaridades da prática cultural recreativa, sócio-educativa e artística. Pensamento criativo no serviço social.
A juventude pública activa na Europa. Mudanças sociais: concepção de participação activa; abordagem de formação da aprendizagem interactiva. Desenvolvimento das competências sociais dos jovens. Cidadania e responsabilidade. Tolerância cultural, justiça social, igualdade de oportunidades e formação anti-discriminatória.
Jovens com menos oportunidades e trabalho sócio-cultural. Capacitação de jovens com problemas psicológicos, bio-heviorais e psiquiátricos. Autonomia social
Palestra, discussão, Questionário de competências pessoais
Seminários, debates, exercícios criativos, trabalho on-line
Ensino baseado em problemas, estudos de casos, discussões, reflexões.
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Apresentação: 20 %
Desempenho das tarefas em Seminários: 10%
Teste / teste didáctico: 15 %
Estudo de caso: 15 %
Exame: 40%
Title: Sagamore Publishing LLC.
6. Rossman, J.R.; Schlatter, B.E. (2011). Recreation Programming: Designing and Staging Leisure Experiences.
(N.Y.): Palgrave Macmillan.
5. Youth work practice (2010). Practical social work. Ed. by Tony Jeffs and Mark K. Smith. Basingstoke, New York
4. Young, K. (2006). The Art of Youth Work. Russell House Publishing Ltd; 2nd edition.
Work Practice. Great Britain: TJ International Ltd, Padstow, Cornwall.
3. Hoggarth, L.; Merton, B.; Tyler, M. (2009). Managing Modern Youth Work: Empowering Youth and Community
(2014). Ed. by European commission, Brussels.
2. Dunne, A.; Ulicna, D. and oth. Working with Young People: the value of Youth work in the European Union
different Youth groups. Vilnius: Mykolas Romeris University, p. 244-292.
I. (2014). Social work with children and youth: intercultural and international aspect / Socio-cultural Empowerment of
1. Bardauskien?, R.; Dromantien?, L.; Gud?inskien?, V.; Railien?, A.; Sku?ien?, D.; ?ink?nien?, J. R.; ?emaitaityt?,
Authors:
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Title: --
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Reference: null
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Estágio - Práticas de Investigação Científica
Será capaz de aplicar princípios éticos à investigação e prática do serviço social
Será capaz de analisar e interpretar dados de investigação, formular conclusões e recomendações bem fundamentadas.
Será capaz de definir o problema da investigação, finalidade, objectivos, escolher métodos apropriados de recolha e análise de dados.
Aprenderá a aprender com a reflexão da sua experiência prática para iniciar, desenvolver e coordenar projectos sociais, avaliar uma situação, encontrar soluções de conflito, organizar, coordenar e avaliar o processo de apoio social a crianças e jovens para realizar tarefas de gestão social, administração e investigação.
Aprenderão a levantar questões problemáticas, identificar problemas/dilemas éticos nas suas actividades de investigação e procurarão as melhores soluções possíveis em contextos de reflexão individual e de grupo.
1. Introdução à Prática da Pesquisa Científica: prática
objectivos, resultados da aprendizagem, documentos práticos,
tarefas práticas, critérios de avaliação.
Processo de prática na instituição de prática: escolha da instituição de prática, contacto com a instituição, apresentação e discussão das tarefas de prática, preparação do programa de prática e projecto de investigação.
2. Projecto de investigação.
3. Implementação de tarefas práticas na instituição de prática
4. Reflexão sobre a experiência prática
(em grupo)
5. Praticar a auto-avaliação
6. Relatório
Discussão, análise de casos, investigação científica, aprendizagem reflexiva.
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Formação prática / Prática/ Estágio: 50 %
Exame: 50 %
Title: 6. Krysik, J.L., Finn, J. (2010). Research for effective social work practice. 2nd ed. Routledge: New York and London.
5. Creswell, J. W. (2009). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3rd ed. Thousand Oaks (Calif.); London: SAGE Publications.
4. Jeffs,T., Smith, M. (2010). Youth work practice. UK: Palgrave MacMillan.
3. Gharabaghi, K. (2010). Professional issues in child and youth care practice. London, New York: Routlage.
2. Bradford, S., Cullen, F. (2012). Research and Research Methods for Youth Practitioners. London, New York: Routlage.
1. Raudeli?nait?, R., Petrauskien?, A. (2014). Practice Guide for Master Degree Programme in Social Work with Children and Youth. Vilnius: Mykolas Romeris University.
Authors:
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Year:
Title: --
Authors:
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Serviço Social Digital
Obter compreensão sobre as intervenções de serviço social com crianças e jovens apoiadas pelas TIC.
Será capaz de utilizar os resultados da investigação e as orientações a fim de aplicar inovações e melhorar a qualidade dos serviços num campo de protecção dos direitos da criança e da juventude.
Será capaz de fornecer a avaliação das necessidades específicas das crianças e dos jovens, de utilizar instrumentos de avaliação e identificação das TIC para identificar os problemas do cliente e o diagnóstico social, utilizar os métodos de prevenção e reabilitação psicossocial.
Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e/ou internacional e através dos canais das TIC.
Serviço social e tecnologias - um novo canal para trabalhar com os jovens"";
Porque é que os clientes escolhem o trabalho em linha? Aconselhamento de forma síncrona e assíncrona
Aconselhamento à distância (ex. através de chamada telefónica, videochamada, online);
Blogging e vídeo-blogging para profissões de ajuda. serviço social e meios de comunicação social
Chatbots para aconselhamento e terapia;
Tecnologias assistivas e robôs sociais
Literacia digital e capacidades digitais para assistentes sociais;
Tecnologia de educação à distância;
Segurança na Internet - protecção da juventude contra predadores, manipulações e embustes. Verificação de factos;
Responsabilidades éticas na utilização da tecnologia digital.
Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; visitas de estudo (virtuais).
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Desempenho de tarefas em seminários: 10%
Projecto (projecto individual): 10%
Tarefas: 10 %
Ensaio: 10%
Exame: 60%
Title: López Pel?ez, A. (Ed.). (2014). The robotics divide. A new frontier in the 21st century? New York: Springer.
Hill, A., Shaw, I. (2011). Social work and ICT. London: Sage
Aramburu, L., & Marcuello-Servós, C. (2018). Digital generation, emotions and social movements: A conceptual framework. In M. Lisboa, & D. Cerejo (Eds.), Complexity sciences: Theoretical and empirical approaches to social action (pp. 65?78). Newcastle, UK: Cambridge Scholars Publishing
Jones, G., Stokes, A (2008). Online Counselling: A Handbook for Practitioners. London: Macmillan International Higher Education
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Title: --
Authors:
Reference: null
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Dissertação em Serviço Social com Crianças e Jovens
Apoio online, debate, métodos de aprendizagem reflexiva, aspectos do problema escolhido na área do serviço social com jovens e crianças
Os estudantes serão capazes de conceber e apresentar o problema na forma mais eficaz no contexto do serviço social
Os estudantes poderão analisar e utilizar documentos legais na preparação dos textos científicos
Os estudantes poderão verbalizar os argumentos de forma escrita e oral em lituano ou em línguas estrangeiras.
Análise da literatura científica e investigação nacional e internacional;
Preparação de texto científico;
Avaliação.
Apoio em linha, debate, métodos de aprendizagem reflexiva estudos independentes, apresentação de relatórios de investigação e argumentação.
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Processo de avaliação:
Dissertação: 100%
Title: Staines, Gail M. (2019). Social sciences research: Research, writing, and presentation strategies for students (3rd ed.). London: Rowman & Littlefield.
Mukherji, P. (2015). Research methods in early childhood: an introductory guide. London: Sage
Ivankova, N. V. (2015). Mixed methods applications in action research: from methods to community action. London: Sage
Ignatow, Gabe, & Mihalcea, Rada. (2018). An introduction to text mining: Research design, data collection, and analysis. Los Angeles [etc.]: SAGE.
Groundwater-Smith, S. (2015). Participatory research with children and young people.
Devlin, Ann Sloan. (2018). The research experience: Planning, conducting, and reporting research. Los Angeles (Calif.) [etc.]: Sage.
Creswell, John W., & Creswell, J. David. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). Los Angeles Calif.] [etc.]: SAGE.
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Title: --
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Acreditações