Acreditações
Gestão de Doutoramentos
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W08
Conferências 2022/2023:
- Temporal Dynamics of Workplace Diversity, Florian Kunze (University of Konstanz)
- The Development of Coparenting across the Transition to Parenthood Sarah Schoppe-Sullivan (The Ohio State University)
- Who does identify with all humanity and what consequences does it bring?, Katarzyna Hamer (Institute of Psychology of Polish Academy of Sciences)
- Sound judgment: Folk beliefs and empirical evidence, Igor Grossmann (University of Waterloo)
- Dynamics of forgiveness and self-forgiveness, Michael Wenzel (Flinders University)
- Social Interactions and the Development of Children Born Preterm, Joana Baptista (CIS-Iscte)
- Workflows for planning and executing replication, Patrick Forscher (Busara Center for Behavioral Economics)
- Career Management in Scientific Research, Margarida Trindade (ITQB NOVA, Universidade Nova de Lisboa)
- More than money: Father-child relationships in early childhood, Natasha Cabrera (University of Maryland)
- Social Remembering and Collective Memory, Suparna Rajaram (Stony Brook University)
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Projecto em Psicologia
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Treino de Competências Académicas em Psicologia
12.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
18.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Tese em Psicologia
180.0 ECTS
|
Tese em Psicologia (180 Créditos) | 180.0 |
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Ao terminarem este Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados, os alunos serão capazes de:
OA1. Identificar e avaliar criticamente alguns programas atuais de investigação em psicologia, reconhecendo a especificidade das suas abordagens teóricas e metodológicas.
OA2. Identificar e justificar como se relacionam e articulam perguntas de investigação, abordagens teóricas e metodologias em alguns programas atuais de investigação em psicologia.
AO3. Comparar as abordagens e metodologias de alguns programas atuais de investigação em psicologia com as abordagens e metodologias que irão usar nos seus próprios projetos de pesquisa.
OA4. Identificar, através da comparação com outros, as potencialidades e limites dos seus próprios projetos de pesquisa.
A cada ano, os Conteúdos Programáticos deste Seminário de Investigação em Psicologia serão ajustados às necessidades e interesses específicos dos alunos inscritos em Doutoramento.
O/as aluno/as podem realizar este Seminário de Investigação em Psicologia apenas através de um trabalho final escrito (100%), nomeadamente, uma reflexão crítica individual, sobre um dos seminários a que assistiram, considerando pontos comuns com o seu projeto de tese, e apresentando: 1) uma questão de investigação relevante para este, com base na teoria apresentada no seminário; ou 2) o desenho de um estudo com base na metodologia apresentada no seminário.
Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima de pelo menos 9.5 valores.
Não está contemplada avaliação por exame.
A presença nos seminários é obrigatória. Faltas não justificadas só são admitidas em 25% dos seminários.
Title: Será proposta aos alunos em função dos seminários - temas avançados programados para cada semestre/ano letivo.
It will be proposed according to the seminars scheduled for each semester/school year.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Será proposta aos alunos em função dos seminários - temas avançados programados para cada semestre/ano letivo.
It will be proposed according to the seminars scheduled for each semester/school year.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Projecto em Psicologia
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. saber construir e apresentar um projeto de doutoramento numa área de investigação da psicologia
OA2. Dominar os principais fundamentos e métodos da área de investigação escolhida e o desenho de estudos para a desenvolver .
OA3. Aplicar os princípios éticos da sua área de investigação
OA4. Ser capaz de conceber, implementar e redigir os estudos de investigação de um projeto de doutoramento
AO5. Ser capaz de discutir de forma informada e crítica estudos de investigação (seus e de outros) com os pares e outros investigadores
AO6. Ser capaz de organizar eventos de apresentação e divulgação de conhecimento e de transmiti-lo a outros
A UC visa fornecer aos alunos oportunidades para:
1. se integrarem na instituição, conhecendo os seus espaços, pessoas e estruturas de apoio à investigação (e.g., Lapso, 3º ciclo),
2. contactar potenciais orientadores para acompanhar os seus projetos e conhecer as respetivas áreas de investigação
3. desenvolver um projeto de doutoramento consistente, ajustando os seus estudos, nomeadamente com o acompanhamento próximo pelo orientador/a escolhido/a
4. conhecer os princípios éticos da investigação em psicologia e funcionamento da comissão de ética no iscte.
5. manterem-se contacto com pares de outros anos e de outras instituições e investigadores a trabalhar nas suas áreas, p.ex. através da participação regular nas atividades dos Grupos do CIS-iscte e da preparação do Encontro anual de Doutoramento em Psicologia
6. desenvolver, apresentar e debater os seus estudos nos Grupos do CIS-iscte, e em outros Encontros apropriados
a) avaliação ao longo do semestre, que inclui:
- Apresentação da pesquisa no Encontro anual do programa de doutoramento e discussão com um convidado/a.
- Participação nas reuniões de um grupo de pesquisa (e.g., do CIS-IUL) escolhido com o orientador, com no mínimo 1 apresentação. Máximo de faltas não justificadas: 50%.
b) Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação no relatório de atividades, com avaliação qualitativa e quantitativa pelo orientador e relator (Escala 0-20.
Title: Não existe bibliografia de referência para todos os alunos.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: N/a
Authors:
Reference: null
Year:
Treino de Competências Académicas em Psicologia
OA1. Redigir um projecto científico.
OA2. Redigir um artigo científico.
OA3. Preparar e fazer uma apresentação de um trabalho de investigação.
OA4. Organizar um congresso/encontro científico.
OA5. Conhecer estratégias pedagógicas de ensino aplicadas na área da Psicologia.
OA6. Conhecer e aplicar boas práticas de investigação científica nomeadamente nos domínios da ética, open science, data protection e replicabilidade.
CP1. Escrita de projectos científicos
CP2. Escrita de artigos científicos
CP3. Regras e ferramentas para preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
CP3. Regras e ferramentas para a organização de encontros científicos
CP4. Competências pedagógicas no ensino em Psicologia.
CP5. Boas práticas de investigação científica
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre.
A avaliação inclui
a) Presença em pelo menos 75% dos seminários; Participação na organização de um evento científico (e.g., conferência); 1 plano de aula e sua implementação (supervisionado pelo orientador ou por docente a indicar por este)
b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o estudante e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Title: Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition (2020).
Gernsbacher, M. A. (2018). Writing empirical articles: Transparency, reproducibility, clarity, and memorability. Advances in methods and practices in psychological science, 1(3), 403-414.
A Guide to Writing Good Academic Prose (2016). The Chronicle of Higher Education Inc.
Billig, M. (2011). Writing social psychology: Fictional things and unpopulated texts. British journal of social psychology, 50(1), 4-20.
Lewis, N. A., Somerville, L. H., van Bavel , J. J., Cunningham, W. A. (2019). Help funders help you: Five tips for writing effective funding applications. Science.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Additional readings for each subject will be provided throughout the course.
Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Ao terminarem esta UC os alunos serão capazes de:
OA1. Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores em psicologia.
OA2. Dominar as principais metodologias e técnicas de recolha de dados necessárias para desenvolver os seus projetos de doutoramento
AO3. Dominar as principais metodologias e técnicas de análise de dados a que irão recorrer nos seus projetos de doutoramento
AO4. Dominar algumas das metodologias da psicologia de um modo que lhe permita contribuir para avançar de forma autónoma o conhecimento nesta área
A cada ano os Conteúdos programáticos (CP) dos seminários de Métodos Avançados serão ajustados às necessidades específicas dos alunos inscritos em Doutoramento.
a) Requerimento obrigatório para avaliação: Presença nos seminários. Só são admitidas faltas não justificadas em 20% dos seminários.
b) O estudante escolhe 1 de entre os seminários de Metodologias Avançadas disponíveis para avaliação. O docente aceita avaliar o aluno (em função do número de avaliados) e apresenta uma proposta de trabalho que será avaliada com uma apreciação quantitativa (0-20).
Title: A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respectivo ano lectivo.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Tese em Psicologia
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz
OA1. Distinguir, questionar e julgar problemas e soluções científicas na área de Psicologia
OA2. Explicar, aplicar e usar competências, aptidões e métodos de investigação
OA3. Planear e executar uma investigação científica respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional
OA4. Demonstrar um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais na área de Psicologia que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que mereçam a divulgação nacional e internacional em publicações com comité de selecção
OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social, e à área de Psicologia em particular
OA6. Comunicar com os seus pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica de Psicologia e defender os seus resultados de investigação
OA7. Aplicar as princípios éticos de investigação em Psicologia
Serão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.
Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação - a incluir no relatório anual de atividades e com avaliação qualitativa e quantitativa numa escala entre 0-20 pelo orientador e relator.
BibliografiaTitle: -
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -
Authors:
Reference: null
Year:
Tese em Psicologia
Acreditações