Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito do Trabalho
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Investigação
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Psicologia Social e das Organizações
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos II
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
|
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
|
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
|
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos III
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise e Finanças de Empresa
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Avaliação de Desempenho
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho de Sistemas de Recompensa e Carreiras
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Relações Laborais
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comportamento Organizacional
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho de Sistemas de Trabalho
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento do Potencial e Gestão da Formação
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Administrativa de Pessoal
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Segurança e Saúde no Trabalho
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comunicação Organizacional
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Deontologia e Competências Profissionais em Grh
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Diagnóstico e Mudança Organizacional
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Conflitos e Negociação
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Recrutamento e Selecção
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia de Recursos Humanos e de Emprego
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Qualidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos I
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Ter adquirido conhecimentos e competências na análise ou tratamento de informação usando técnicas básicas de estatística descritiva (univariada e bivariada).
OA2. Saber utilizar os softwares Excel e SPSS-Statistics para a análise de dados: os estudantes deverão ser capazes de obter e interpretar os resultados da análise de dados, nomeadamente no âmbito da Gestão de Recursos Humanos.
1.INTRODUÇÃO
1.1 Fontes de dados e noções básicas de amostragem
1.2 Tipos de escalas
2. REPRESENTAÇÃO DE DADOS UNIVARIADOS
2.1 Tabelas de frequências e gráficos diversos
2.2 Representação de dados univariados em Excel e em SPSS
3. MEDIDAS DE SUMARIZAÇÃO DE DADOS
3.1. Medidas de localização
3.2. Medidas de dispersão
3.3. Medidas de assimetria e achatamento
3.4. Análise descritiva em Excel e em SPSS
4. ANÁLISE DE DADOS BIVARIADOS
4.1 Representações tabulares e gráficas
4.2 Coeficientes de correlação
4.3 Regressão linear simples (análise descritiva)
4.4 Análise de dados bivariados em Excel e em SPSS
5. INDICADORES RELATIVOS
5.1 Introdução
5.2 Rácios
5.3 Taxas
5.4 Números índices simples
5.5 Mudança de base
5.6 Propriedades
A avaliação periódica exige a presença em 80% das aulas e inclui :
1- Trabalho de grupo (usando Excel e SPSS), com eventual discussão oral - 35%;
2- Mini-teste com interpretação de outputs - 15%;
3- Teste individual (nota mínima de 8 valores) - 50%.
A avaliação poderá ser feita através de exame final (100%). A aprovação exige nota mínima de 10 valores (eventual oral para alunos com nota superior a 16 valores).
Title: St.Aubin, António; Venes, Nuno (2011). Análise de Dados - Aplicações às Ciências Económicas e Empresariais. Verlag Dashofer.
Sampaio, E. e Barroso, M. e Ramos, M. (2003), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
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Reis, Elizabeth (1991), Estatística Descritiva. Edições Sílabo.
Carvalho, Adelaide (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA.
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade Financeira I
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o objetivo da contabilidade financeira.
2. Compreender a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras.
3. Analisar e descrever o efeito das decisões e transações de negócio nas demonstrações financeiras.
Capítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica:
Trabalho de grupo (30%).
Teste final individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
Nota mínima de 8,5 valores no teste final individual.
Aprovação com uma média mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Paugam, and Ding, Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição)., 2020, null,
Lourenço et. al., Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição)., 2020, null,
CNC, Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Legislação., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Libby et al., Financial Accounting. McGraw Hill., 2020, null,
Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo., 2018, null,
Authors:
Reference:
Year:
Direito do Trabalho
1.Capaz de identificar,citar,relacionar as fontes de DT que formam o quadro normativo da relação de trabalho - v.g. fontes de natureza legislativa,jurisprudencial,regulamentar e consuetudinária;2.Capaz de entender o objecto do DT;3.Capaz de avaliar questões de gestão de RH no quadro normativo aplicável ao contrato de trabalho - análise indutiva;4.Capaz de aplicar as normas laborais à gestão de RH - análise dedutiva;5.Capaz de estabelecer os processos visando a resolução de conflitos - auditoria e disciplina;6.Capaz de avaliar os limites legais à flexibilidade na gestão de RH visando a sua optimização e ganhos de produtividade;7.Capaz de avaliar,no plano microeconómico da empresa,o impacto económico-social da decisão de gestão face ao DT;8.Capaz de elaborar informação teórico-prática na forma de sumário executivo como meio de comunicação a destinatários de formação multidisciplinar;9.Capaz de integrar o conhecimento adquirido com outras áreas funcionais da gestão.
I.Introdução:1.Objecto e amplitude do Direito do Trabalho (DT);2.Fontes do DT;II.Relação individual de trabalho:1.Admissão do trabalhador;1.1.Instrumentos legais de contratação;1.1.1.Contrato de trabalho;1.1.2.Outros instrumentos legais de contratação;
2.Dinâmica da relação individual de trabalho;2.1.Flexibilidade funcional;2.2.Flexibilidade geográfica;2.3.Flexibilidade temporal:limites do período normal de trabalho;horário de trabalho;trabalho suplementar;adaptabilidade horária;direito ao repouso;trabalho nocturno;regime jurídico das faltas ao trabalho;regime jurídico dos feriados;regimes de suspensão do contrato de trabalho;2.4.Flexibilidade económica:conceito de retribuição;modalidades;princípio da irredutibilidade ou intangibilidade da retribuição e excepções;cumprimento e descontos;3.Regime jurídico da cessação do contrato de trabalho:instrumentos jurídicos de reestruturação e redimensionamento e outras causas (justa causa lato sensu) de cessação contratual
I. Avaliação contínua: para os alunos que apresentem uma assiduidade mínima de 80%, poderão estes optar pela avaliação contínua, que consistirá na realização de dois instrumentos de avaliação escrita (teste intercalar e frequência final). A ponderação será de 40% para o instrumento de avaliação intermédia e de 60% (c/nota mínima de 8 val - escala 0-20) para o teste final.
II. Avaliação final: a avaliação será feita com base na submissão do aluno a teste escrito final (exame escrito), sendo necessária a obtenção de nota mínima de 10v na escala de 0-20 para efeitos de aprovação à UC.
III. Regras comuns: os alunos que obtiverem nota final superior a 16v, deverão ser submetidos a uma prova oral presencial para fins de confirmação da nota obtida. Os estudantes que não solicitarem a sua submissão à avaliação para confirmação da nota dentro de 24h após divulgação da respetiva nota, verão a sua nota final confirmada em 16v.
No demais omisso, aplicar-se-á o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do ISCTE, e, por força deste, o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos e Competências (REACC).
Title: Código do Trabalho não anotado (edição à escolha do aluno)
António Monteiro Fernandes, Direito do Trabalho, Coimbra, 2020 (20ª Ed., Ed. Almedina)
Authors:
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Year:
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Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Investigação
OA1. Definir um problema e objectivos de investigação;
OA2. Seleccionar e usar diferentes métodos e técnicas de recolha de dados;
OA3. Formular hipóteses de investigação;
OA4. Seleccionar e definir variáveis para uma investigação;
OA5. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo;
OA6. Analisar criticamente um artigo científico;
OA7. Preparar, conduzir e realizar uma entrevista;
OA8. Analisar e descrever uma função (Análise e Descrição de função);
OA9. Apresentar resultados de forma escrita e oral.
CP1-Introdução:Diferenças entre conhecimento científico e senso comum
CP2-Métodos Fundamentais
2.1-Métodos de Investigação e Ciências da Gestão
- método descritivo
- método correlacional
- método experimental
- método causal
- método histórico
- estudo de caso
2.2-Fases de investigação
2.3-Formulação do problema
2.4-Definição de objectivos de investigação
2.5-Conceptualização das variáveis
2.6-Revisão de literatura
CP3-Recolha de Dados
3.1-Técnicas de recolha de dados
-entrevista, individual e de grupo
-questionário
-observação
-consulta documental
3.2-Tratamento de informação secundária
3.3-Investigação em ambiente organizacional
3.3.1. Análise e Descrição de funções
CP4-Análise de Dados e Reportar os resultados
- Escolha das técnicas de análise de dados
- Análise de conteúdo
- Apresentação e elaboração de um relatório
A avaliação periódica inclui:
- Frequência: ponderação 50%
- Trabalho de grupo: ponderação 30% (25% relatório escrito;5% apresentação oral).
- Recolha de dados no âmbito de um estudo diário: ponderação 20%
- Os alunos que não realizarem um dos trabalhos, bem como alunos que obtenham menos de 9,5 valores em qualquer elemento de avaliação, ou se tiverem mais de 20% de absentismo nas aulas (no conjunto das aulas teóricas e práticas) terão de ir a exame final, correspondente a 100% da avaliação final.
Title: Anderson, V. (2009/2019). Research methods in Human Resource Management. London: CIPD.
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Psicologia Social e das Organizações
OA1. Usar conceitos/modelos teóricos na análise de fenómenos que ocorrem ao nível individual em contexto organiz
OA2. fazer o diagnóstico organiz. desses fenómenos e planear intervenções.
OA1.1. Descrever e contrastar teorias/modelos de percepção de pessoas e de formação de impressões.
OA1.2. Descrever os processos envolvidos na formação/mudança de atitudes.
OA2.1. Planear intervenções de mudança de atitudes.
OA1.3 Caracterizar a natureza da relação indivíduo-organização em termos do seu ajustamento e vinculação a esta e OA2.2. planear intervenções para a melhorar
OA1.4. Explicar os fenómenos de justiça organizacional, de percepção de suporte, da confiança e do contrato psicológico no contexto dos processos de troca social que ocorrem em contexto organiz. e os seus efeitos nas atitudes e comportamentos dos indivíduos e OA2.3. planear intervenções a esse nível
I.Percepção de pessoas:
CP1. Formação de impressões
II. CP2. Atitudes: Estrutura e mudança
III. Natureza da relação indivíduo-organização: Processos de vinculação
CP3. Atracção mútua e ajustamento pessoa-organização
CP4. Socialização organizacional
CP5. Identificação e compromisso organizacional
IV. Natureza da relação indivíduo-organização:
CP6. Processos de troca social em contexto organizacional
CP7. Justiça organizacional
CP8. Percepção de suporte organizacional
CP9. Contrato psicológico
CP10. Confiança organizacional
CP11. Comportamentos extra-papel: comportamentos de cidadania organizacional e comportamentos contra-produtivos na organização
Dois regimes de avaliação: periódica ou exame.
Periódica:
- Trabalho de grupo sobre um tópico do programa de acordo com guião estruturado. Inclui apresentação oral (10%) e trabalho escrito (30%)
- Frequência (60%)
Aprovação: Mínimo 7.5 valores em cada critério e 9.5 valores de média final.
A avaliação periódica exige uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
Exame escrito (100%) . Aprovação: mínimo 9.5 valores.
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2. Justiça organizacional
Shore, L. M., Coyle-Shapiro, J. A-M., Chen, X., & Tetrick, L. E. (2009). Social exchange in work settings: Content, process, and mixed models. Management and Organization Review, 5, 289-302
Eisenberger, R., Rhoades Shanock, L., & Wen, X. (2020). Perceived Organizational support: Why caring about employees counts. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 7(1), 101?124.
Blau, P. M. (1964). Exchange and power in social life (cap.4). New York: Wiley.
1. Troca social e a percepção de suporte organizacional
V. Processos de troca social em contexto organizacional
Tavares, S. & Caetano, A. (2008). O que pode condicionar a intensidade da identificação organizacional: características pessoais, características do trabalho e características organizacionais. In A. Caetano, M. Garrido, S. Batel, e A.C. Martins (Eds.). Percursos de Investigação em Psicologia Social e Organizacional (vol. III, pp. 159-180). Edições Colibri.
Tavares, S. (2011). Vinculação dos indivíduos às organizações. In J.M. Carvalho Ferreira, J. Neves, e A. Caetano (Orgs.), Manual de psicossociologia das organizações. Escolar Editora
Ashforth, B. E., & Schinoff, B. S. (2016). Identity Under Construction: How Individuals Come to Define Themselves in Organizations. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3(1), 111?137.
3.Identificação e Compromisso Organizacional
Mosquera, P. (2007). Integração e acolhimento. In A. Caetano e J. Vala (Orgs.), Gestão de Recursos Humanos: contextos, processos e técnicas (3ª ed, pp. 301-324). Lisboa: RH Editora
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2007). Ligação pessoa-organização: ajustamentos e divórcios. In Manual de comportamento organizacional e gestão (cap. 8; pp 205-252). Lisboa: Editora RH.
Bauer, T. N., & Erdogan, B. (2014). Delineating and Reviewing the Role of Newcomer Capital in Organizational Socialization. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 439?457.
2. Socialização Organizacional
Schneider, B. (1987). The people make the place. Personnel Psychology, 40, 437-453.
Kristof, A. (1996) Person-organization fit: An integrative review of its conceptualizations, measurement, and implications. Personnel Psychology, 49, 1-49.
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C.. (2007). Ligação pessoa-organização: ajustamentos e divórcios. In Manual de comportamento organizacional e gestão (cap. 8; pp 205-252). Lisboa: Editora RH.
1. Atracção mútua e ajustamento pessoa-organização
III. Natureza da relação indivíduo-organização: Processos de ajustamento e vinculação
Lima, L.P. & Correia, I. (2013). Atitudes: Medida, estrutura e mudança. In J. Vala & M.B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
II. Atitudes: Estrutura e mudança
Caetano, A. (2010). Formação de Impressões. In J. Vala & M. Monteiro (Ed.), Psicologia Social (8ª ed.). Lisboa: F.C. Gulbenkian.
I. Percepção de pessoas
Authors:
Reference:
Year:
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos II
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de probabilidades, de variável aleatória e das funções estatísticas e parâmetros associados.
OA2. Conhecer as distribuições de probabilidades teóricas mais importantes e cálculo das respetivas probabilidades.
OA3. Conhecer e utilizar conceitos básicos de amostragem
OA4. Conhecer e utilizar os principais conceitos de inferência estatística.
OA5. Ser capaz de construir um intervalo de confiança para um parâmetro populacional.
OA6. Conhecer e identificar os testes paramétricos e não paramétricos
CP 1: Teoria das probabilidades: Conceitos de probabilidade. Axiomas e teoremas. Probabilidades condicionadas. Acontecimentos independentes.
CP 2: Variáveis aleatórias Discretas (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros). Distribuições Bernoulli e Binomial.
CP 3: Variáveis aleatórias Contínuas (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros). Distribuição Normal.
CP 4: Conceitos básicos de amostragem
CP 5: Estimação por intervalos. Método da variável fulcral.
CP 6: Testes de hipóteses. Formulação das hipóteses. Testes de hipóteses paramétricos: testes de hipóteses para uma população: uma média, duas médias com amostras emparelhadas e amostras independentes. Teste de Levéne à igualdade de variâncias. Análise da variância simples (ANOVA): hipóteses e pressupostos. Testes de comparação múltipla. Testes não paramétricos: Testes de ajustamento do Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk; teste de independência do Qui-Quadrado.
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos.
ME3: Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.
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Avaliação periódica: 1-teste intermédio (10%) + trabalho de grupo (30%) + teste escrito final (60%) 2-nota mínima de 8 valores no teste escrito final ;3-presença em, pelo menos, 80% das aulas;4-uma inscrição prévia nos testes. O processo de inscrição será detalhado pelo docente, em sala de aula.
Avaliação por exame: Teste escrito (100%).
Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" devem contactar o docente.
Title: Raul M. S. Laureano (2020)Testes de Hipóteses e Regressão: o meu manual de consulta rápida. - Lisboa : Sílabo.
Carvalho, Adelaide (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA.
Newbold, Carlson &Thorne (2013). Statistics for Business and Economics. Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Raul M. S. Laureano (2013) Testes de hipóteses com o SPSS : o meu manual de consulta rápida - 2ª ed. rev. e actualiz. - Lisboa : Sílabo.
-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2012) Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 1, 2ªed, Lisboa: Sílabo.
-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo.
-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed., Lisboa: Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem:
OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações;
OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio;
OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio;
OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.
1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica:
Dois mini-testes (25% cada um);
Frequência (50%).
Requisitos:
Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas);
Realização e entrega dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na frequência.
2. Avaliação não Periódica
Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Title: Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson.
Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
Informática de Gestão
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. Obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto como não presencial, via e- learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação periódica, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1.
Lomonaco, Leonardo (2023). EXCEL - A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7.
Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9
Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.
Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA, ISBN 978-007-251-482-7.
Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.
Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-640-3.ll
Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, 2023 Ed., Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações
3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade
CP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.
Avaliação periódica:
A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:
Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,
Mini-teste - 10%;
Frequência final - 55%
A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.
Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.
Avaliação por exames finais:
Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.
Nota:
Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.
Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
Title: Case studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Casos e artigos serão providenciados pelos docentes
Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações Profissionais
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais;
OA2 - Planear e estruturar apresentações de modo profissional
OA3 - Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz.
OA4 - Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação.
OA5 - Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial
- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório
- Presença em 75% das aulas (avaliação da Assiduidade e Participação em sala de aula)
- Apresentações individuais e aos pares em sala (80%)
- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)
- Elaboração dos Mapas Mentais e Materiais de apoio à Apresentação 10%
2) Exames
- Provas de avaliação final 100%
- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou aos pares.
Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.
Title: Gallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus
Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor
Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor
Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.
Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.
Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.
Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.
Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.
Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.
James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico
Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.
O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Authors:
Reference:
Year:
Escrita de Relatórios Técnicos
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de relatórios;
OA2 - Antever a estruturação das diferentes secções de um relatório;
OA3 - Classificar e obter informação precisa para inserir no relatório;
OA4 - Sintetizar eficazmente ideias e conclusões;
OA5 - Parafrasear e citar correctamente;
OA6 - Utilizar modos eficazes de apresentação gráfica de estatísticas.
Tópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos.
Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula.
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1-Avaliação continua (b-learning)
Presença mínima a 2/3 das aulas presenciais
Realização com sucesso do curso online (obrigatório)
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
2-Avaliação continua (Presencial)
Presença mínima a 2/3 das aulas
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
3 Avaliação periódica e final
Elaboração de um relatório técnico 100%
Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
Title: Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.
Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.
Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.
Blanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.
Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.
Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.
Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.
Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.
Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.
Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.
Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.
Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.
Bentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.
Authors:
Reference:
Year:
Inglês para Negócios
OA1. Falar com fluência sobre tópicos relacionados com negócios
OA2. Consolidar a gramática;
OA3. Escrever uma carta de candidature, um CV e relatório;
OA4. Fazer uma apresentação bem estruturada;
OA5. Descrever tendências, gráficos e estatísticas;
OA6. Boa compreensão e uso de números;
OA7. Entender e falar sobre manchetes e notícias relevantes;
OA8. Falar e escrever em inglês formal
As aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
1. Aulas TP(24h): desenvolvimento da gramática, fluência e vocabulário através de explicações e metodologias participativas; utilização de gráficos para treinar números; explicação e aplicação de linguagem de apresentações; manchetes de notícias para discussão. 2. Trabalho autónomo (26h): recomendações para estudo no final de cada aula, incluindo exercícios, preparação de uma apresentação, revisão de gramática, consultar regularmente sites de notícias em inglês, por exemplo BBC.
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Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ Final
A) Contínua:
Participação e Assiduidade (10%)
Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).
Teste (50%).
B) Periódica/Final
Apresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%).
Exame (50%).
Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Title: www.nytimes.com
www.bbc.co.uk
3) For current affairs:
2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.
1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
Pearson Education: Market Leader: Business Grammar and Usage
Cotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos III
OA1. Escolher uma representação gráfica adequada ao tipo de dados de que dispõem e decidam corretamente que medidas estatísticas utilizar para descrever esses mesmos dados
OA2. Escolher e aplicar corretamente Testes de Hipóteses;
OA3. Proceder à redução da dimensionalidade dos dados recorrendo à Análise em Componentes Principais;
OA4. Agrupar observações com recurso à Análise de Clusters;
OA5. Usar eficazmente o software SPSS.
CP1: Tipos de variáveis, Estatística descritiva vs indutiva
CP2: Análise descritiva e exploratória dos dados: tabelas, gráficos, medidas de localização, dispersão, simetria e achatamento
CP3: Inferência estatística: conceitos básicos, hipóteses, erros, função potência, regra de decisão, testes paramétricos e não paramétricos.
CP4: Relação entre variáveis qualitativas: análise de tabelas de contingência (testes do Qui-Quadrado, ods ratio, risco relativo, kappa de Cohen
CP5: One-Way Anova, testes t .
CP6: Testes não paramétricos: Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk; Mann-Whitney; Kruskal-Wallis
CP7: Análise em Componentes Principais e Análise de clusters
Regime de avaliação: continua ou por exame
Avaliação continua: componente prática 35% (um ou mais instrumentos)+ componente teórica-interpretativa individual (65%=20% (1ºteste intercalar) +30% ( 2º teste)+ 15% (avaliação continua semanal); cada avaliação >=8 valores.
Avaliação exame: duas partes (teórica 65%+prática 35%). Cada prova >=8 valores.
Nota final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser igual ou superior a 10.
Title: Pestana, M.H. & Gageiro, J. (2014 ), Análise de Dados para Ciências Sociais: a Complementaridade do SPSS. 6ª edição. Edições Sílabo., 2014, 6ª edição. Edições Sílabo.7731citations in September2023, https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=2Dei-oAAAAAJ
Authors:
Reference:
Year:
Title: Andy Field, Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 2021, MRKEAN-9781526445766, SAGE PUBLICATIONS LTD
Authors:
Reference:
Year:
Análise e Finanças de Empresa
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
1.Avaliação periódica:
- a. Dois testes individuais 25%;40% ; - b. Participação nas aulas 5% ;- c. Assiduidade mínima de 2/3; - d. Teste Final/Frequência 30%
- Nota mínima de 7,5 valores na média dos 3 testes ; Aprovação à disciplina: nota média superior ou igual a 9.5 valores.
2. Exames / Avaliação não contínua - Os alunos que não cumpram com 1.a,b,c,d possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso) com uma ponderação de 100% da nota :mínimo de 9,5 valores
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, ISBN 978-989-561-329-8, 2023, 4ª Edição,
Mota, A e C. Custódio, "Finanças da Empresa", Booknomics, 4ª edição - 2008., 2008, 4ª edição,
Barroso, Mota, et al, Introduction to Finance (Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises), Edições Sílabo, 2021., 2021, 3rd Edition,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brealey, Richard A. e Myers, Stewart C, Principles of Corporate Finance, 13ª Edição, McGraw Hill Higher Education, 2019, 13th Edition,
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, Fundamentals of Corporate Finance Standard Edition, 13ª Edition, McGraw-Hill, 2021, 13th Edition,
Santos, L. e R. Laureano, "Fundamentos e aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Silabo, 2ª edição, 2006, 2006, 2ª edição,
Authors:
Reference:
Year:
Avaliação de Desempenho
O estudante que conclua com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
O1. Identificar os diferentes objectivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho;
O2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação;
O3. Descrever as principais características da entrevista da avaliação de desempenho
O4. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na formação da avaliação de desempenho.
1. Enquadramento da avaliação de desempenho na política e nos sistemas de gestão de recursos humanos
2.Objectivos da avaliação de desempenho
3.Instrumentos da avaliação de desempenho
4.Princípios psicométricos
5.Fontes da avaliação de desempenho
6.A comunicação na avaliação de desempenho
7. Formação da avaliação de desempenho
Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação.
A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.
Title: - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora.
- Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organisations. Cham: Springer.
- Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication.
- Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management.
- Fletcher, C., Williams, R. (2016). Appraisal improving performance and developing the individual. London: Routledge.
- Arvey, R. and Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168;
Authors:
Reference:
Year:
Desenho de Sistemas de Recompensa e Carreiras
1. Efectuar um diagnóstico individual de competências aplicado a um contexto de aconselhamento de carreira;
2. Saber diagnosticar perspectivas de carreiras dentro de uma organização;
3. Saber conduzir um processo de qualificação de funções;
4. Identificar diferentes componentes da remuneração;
5. Relacionar algumas componentes da remuneração e as teorias motivacionais;
6. Saber conceber um esquema de remuneração variável ;
7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias;
a de remuneração variável ;
7. Discutir criticamente as relações entre evolução de carreiras e políticas remuneratórias
1. Introdução
Contextos e sistemas de carreiras e recompensas
2. Carreiras na perspectiva do indivíduo
- Aconselhamento de carreira
- Coaching de carreira e mentoring
- Diagnóstico pessoal de interesses e potencial
- Novas formas de trabalho
- Incompatibilidades entre as carreiras profissionais e vida familiar
3. Carreiras na perspectiva organizacional
- Teorias sobre o desenvolvimento de carreiras
- Planeamento de RH e gestão da sucessão
- Políticas de retenção e desvinculação
- Enquadramento legal
- Qualificação de funções e efeitos na politica de carreiras e recompensas
4. Conceitos de remuneração e suas implicações
- Definições de remuneração
- Benefícios
- Tipos de remuneração variável
- Massas salariais e impactos financeiros
- Enquadramento legal
- Equidade interna e equidade externa
- Relação entre teorias da remuneração e as teorias da motivação
Para o desenvolvimento das competências de aconselhamento de carreira e análise das políticas de carreiras e remunerações serão usadas as seguintes metodologias:
- Exposição oral
- Experiências simuladas
- Resolução de exercícios
- Trabalhos colectivos
|
- Frequência escrita (50%).
- Acompanhamento de um processo de aconselhamento de carreira (40%)
- Participação num processo de recrutamento (10%)
- Os alunos que não entregarem qualquer trabalho , obtenham menos de 9 valores em qualquer avaliação ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica.
Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um exame final (100%)
Title: - Wright, A. (2004). Reward management in context. London: CIPD.
- Taylor, S. (2010). Resourcing and talent management
- Nathan, R. & Hill, L. (2006), Career Counselling. Sage Publications
- Greenhaus, J. H., Callanan, G. A. & Godshalk, V. M. (2009). Career management. The Dryden Press, Harcourt College Publishers.
Authors:
Reference:
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Title: - Spencer,L. e Spencer, M. (1993), Competence at work. Wiley
- Greene R. (2011). Rewarding performance, Routdledge
- Duarte, H. (2015). Gestão de Remunerações. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes e H. Duarte (eds) GRH para gestores. RH Editora
- Bolles, R. (2010). De Que Cor É o Seu Pára-Quedas? Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira. Actual Editora
- Armstrong, M. & Murlis, H. (2004), Reward Management, Kogan Page
Authors:
Reference:
Year:
Relações Laborais
1. Identificar, interpretar e aplicar as normas laborais com relevância nas relações coletivas de trabalho.
2. Apoiar um processo de negociação coletiva, comparando e construindo o seu conteúdo, agindo de forma ética e comunicando as suas escolhas de forma clara aos parceiros sociais.
3. Escolher a via apropriada de resolução dos conflitos coletivos de trabalho.
1. Relações Laborais e Direito Coletivo do Trabalho.
2. Os princípios e os direitos coletivos fundamentais: liberdade sindical, autonomia coletiva, autotutela coletiva.
3. As organizações laborais. Constituição e aquisição da personalidade jurídica. O estatuto legal dos representantes dos trabalhadores. Associações sindicais e comissões de trabalhadores. O estatuto legal dos representantes dos empregadores.
4. A contratação coletiva: atores, conteúdos, âmbitos, procedimentos. Conteúdos normativos e conteúdos obrigacionais. O princípio da filiação e as suas consequências. O regime da caducidade das convenções.
5. Os conflitos coletivos de trabalho e os processos legais de resolução pacífica.
6. O regime jurídico da greve e do lock-out. O problema central da definição dos serviços mínimos. As orientações fundamentais da jurisprudência do Colégio Arbitral do CES.
Época Normal, os alunos que optem pela avaliação periódica, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% e farão:
Um mini-teste escrito individual - 30% e,
Um exame final escrito individual - 70% da nota final e nota mínima igual ou superior a 8 valores.
Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Época de Recurso:
Alunos que não se apresentaram ou não obtiveram aprovação na 1ª Época.
Alunos que pretendam fazer melhoria de nota.
Title: Código do Trabalho não anotado ( edição à escolha do aluno )
António Monteiro Fernandes, Direito do Trabalho, Almedina
Authors:
Reference:
Year:
Title: Maria do Rosário Palma Ramalho, Direito do Trabalho, Almedina
Pedro Romano Martinez, Direito do Trabalho, Almedina
Júlio Manuel Vieira Gomes, Direito do Trabalho, Coimbra Editora
Mário Pinto, Direito do Trabalho, Universidade Católica Portuguesa
Bernardo da Gama Lobo Xavier, Iniciação ao Direito do Trabalho, Verbo
Bernardo da Gama Lobo Xavier, Curso do Direito do Trabalho, Verbo
Bernardo da Gama Lobo Xavier, O despedimento Coletivo no dimensionamento da Empresa, Verbo
Bernardo da Gama Lobo Xavier, Direito da Greve, Verbo
Luís Gonçalves da Silva, Estudos de Direito do Trabalho, Almedina
Código do Trabalho Três anos de Jurisprudência Comentada, Luís Miguel Monteiro e outros, Livraria Petrony.
Authors:
Reference:
Year:
Comportamento Organizacional
1 - Reconhecer a complexidade dos factores determinantes do comportamento organizacional
2- Identificar as características individuais relevantes para o trabalho e as suas consequências para o desempenho
3 - Explicar os processos de natureza motivacional que ocorrem em contexto organizacional
4 - Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências
5 -Descrever o modo como fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações
O estudo dos factores humanos na gestão: níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional
1. Nível individual
Diversidade e diferenças individuais
Emoções no trabalho
Bem-estar e stress no trabalho
A motivação no trabalho
2. Nível Grupal
Grupos e equipas nas organizações
Trabalho em equipa e desempenho
Processos de tomada de decisão individual e grupal
3. Fatores organizacionais
Influência social e poder nas organizações
A cultura e clima organizacional
Exposições e debates
Análise e discussão de casos / realização de exercícios em subgrupos.
Avaliação periódica (AP):
Trabalho de grupo com apresentação na aula [40%: 30% relatório, 10% apresentação na aula]
Teste individual (60%).
Para acesso ao teste é necessária uma classificação mínima de 10 valores no trabalho de grupo.
Para apuramento da classificação final é necessário uma nota no teste superior a 7.5 valores.
Esta avaliação exige assiduidade em 2/3 das aulas.
Avaliação por exame
Os alunos que não obtenham aprovação, ou escolham não fazer a AP, farão Exame individual (100%).
Title: Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora.
Neves, J. Caetano, A.,& Ferreira, J.M.C (2020). Psicossociologia das Organizações ? Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo.
Neck, C.P., Houghton, J.D. & Murray, E.L. (2016) Organizational behavior : a critical-thinking approach. Thousand Oaks : Sage.
Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior - 18Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education.
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Title: Caetano, A. & Silva, S. A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada, Lisboa: Recursos Humanos Editora.
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Authors:
Reference:
Year:
Desenho de Sistemas de Trabalho
No final desta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimento para:
1. Salientar a relevância dos sistemas de trabalho para a estratégia da organização.
2. Enquadrar os sistemas de trabalho no paradigma da I4.0 e da Economia Circular
3. Enquadrar os sistemas de trabalho no âmbito da cadeia de abastecimento e no âmbito dos processos de que fazem parte.
4. Identificar, discutir e aplicar as implementações das diversas dimensões dos Sistemas de Trabalho, com ênfase na relação entre as tarefas e o produto e a respetiva medição da eficiência
1) Introdução
2) RH nas operações
- Estratégia de RH
- Green human resource management and firms? sustainability performance
3) Alinhamento estratégico dos sistemas de trabalho
- Circular Economy business models for organizations
- Aligning Circular Economy and Work Systems Design with Human Resources Management
- Perspetiva de cadeia de abastecimento
- Outsourcing na cadeia de abastecimento
- Smart industry and the pathways to HRM 4.0
4) Fatores que influenciam o desempenho nos processos, atividades e tarefas
- Processos: mapeamento, análise e melhoria
- Organização do espaço
- (re)designing Industry 4.0-enabled work system
5) Conceção da tarefa
- Definição, viabilidade
- Decisões relevantes: especialização, formalização, treino, trab. grupo, tecnologia, PT
6) Medida do trabalho
- Base conceptual
- Estudo dos tempos: Observações, tempo observado, ritmo, tolerâncias, Tempo Normal/Padrão, taxa de produção
- Observações instantâneas: dados, observações, fração
- Methods-time measurement
Dois sistemas alternativos:
A. Avaliação contínua:
1. Participação em aula (5%) e ficha individual (5%)
2. Trabalho de grupo (20%)
3. Teste intercalar (20%)
4. Teste escrito individual (50%)
Aprovação obtida com avaliação superior a 10 valores e nota mínima de 7,5 valores no teste escrito individual.
Presença obrigatória em 80% das aulas.
B. Exame final escrito individual
Para alunos que não obtiveram aprovação na modalidade anterior ou que decidiram não fazer avaliação contínua.
Title: - Wilson, F. (2010). Organizational behaviour & work. 3rd. Ed. UK, Oxford Univ. press
- Slack, N., Brandon-Jones, A. & Johnston, R. (2013). Operations management. 7th edition, Pearson Ltd., UK
- Reid, R. & Sanders, N. (2011). Operations management. 4th Ed., John Wiley & Sons, USA.
- Johnston, R. & Staughton, R. (2009). Establishing and developing strategic relationships - the role for operations managers. International Journal of Operations & Production Management, 29, 6, 564-590.
- Bilhim, J. (2008). Teoria Organizacional. 6ª ed. Lisboa, ISCSP Ed
Authors:
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Year:
Title: - Mintzberg, H. (1979). The structuring of organisations. Prentice-Hall International Inc., USA.
- Meel, J., Martens, Y. & Ree, H.J. (2010). Planning Office Spaces: A Practical Guide for Managers and Designers. New York, Laurence King Publishers.
- Jacobs, F., Docherty, P., Kira, M., A. B. Shani (eds) (2009). Creating sustainable work systems, 2nd. Ed, London, Routledge Publishing
- Chase, R. and Aquilano, J. (2011). Operations and supply management. 13th Edition, McGraw-Hill, USA.
Authors:
Reference:
Year:
Desenvolvimento do Potencial e Gestão da Formação
1. Integrar a formação no contexto das restantes práticas de gestão de recursos humanos;
2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação;
3. Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação;
4. Avaliar a eficiência e eficácia da formação;
5. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências;
6. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH)
1.1. Evolução do Domínio Profissional
1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos
1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua
II. Gestão Estratégica da Formação Informal
2.1. Aprendizagem Organizacional
2.2. Gestão das e pelas Competências
2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência
III. Gestão Táctica da Formação Formal
3.1. Levantamento de Necessidades
3.2. Gestão da Formação
3.3. Auditoria da Formação Formal
Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação.
A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.
Title: - Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474.
- Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page
- Nascimento, G., (2015), Formação: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional e Individual, in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e H. Duarte (Eds.), GRH para Gestores, Lisboa: RH Editora
- Noe, R.A. (2022) Employee Training and Development. 9th Edition, McGraw Hill, Boston
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão Administrativa de Pessoal
1. Identificar as principais regulamentações de RH;
2. Saber avaliar as principais contra-ordenações relacionadas com a gestão de pessoal;
3. Construir um manual de pessoal;
4. Articular a regulação interna e a legislação;
5. Saber escrever comunicações e regulamentos internos ;
6. Conduzir um processo disciplinar;
7. Efectuar um processamento salarial;
8. Analisar os principais indicadores quantitativos de RH;
1. GRH e as principais obrigações administrativas e legais
2. Responsabilidades administrativas
Regime Contra-Ordenacional
Relatório único
Dever de Informação e Protecção de Dados
3. Ordenamento interno das organizações
Assistência à Maternidade e Paternidade
Discriminação no Trabalho
Assédio / Códigos de Conduta
Contratação de estrangeiros
Trabalho com menores
Trabalhadores com deficiência
Consumo de Álcool e Drogas
Deslocações em serviço e viaturas de serviço
Utilização de Internet e telefone no trabalho
Indicadores principais
4. Comunicação Geral e Disciplina
Comunicação formal nas organizações
Regime de Teletrabalho
Horários e Mapas de Férias
Comunicação de acções de formação
Processos disciplinares
5. Processamento de vencimentos e indicadores gerais de RH
Enquadramento da Segurança Social e IRS
Fundo de Garantia Salarial
Quotizações sindicais e imposto de selo
Cálculo mensal de vencimentos
Indicadores gerais de Recursos Humanos
- Uma frequência escrita para alunos em regime de avaliação continua (60%)
- 1 Trabalho de grupo (40%)
Os estudantes que não entregarem qualquer um destes trabalhos, obtenham menos de 9 valores em qualquer trabalho ou na frequência ou se tiverem mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação continua.
Os estudantes que tenham sido excluídos da avaliação continua poderão efectuar um exame final que corresponderá a 100% da avaliação final.
Title: - Seixo, J. M. (2005). Gestão Administrativa dos Recursos Humanos. Lisboa: Lidel
-Leite, F. (2014). Formulários BDJUR. Coimbra: Almedina
- Código do trabalho
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Moura, E. (2004). Manual de Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo HRD Press
- Curado, A. A. (2005). Manual prático de direito do trabalho. Lisboa: Quid Juris
- Caldeira, J. (2010). Dashboards: Comunicar eficazmente a informação de gestão. Coimbra: Almedina
- Bancaleiro, J. (2006). Scorecard de Capital Humano. Lisboa: RH Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Segurança e Saúde no Trabalho
No final os nossos estudantes deverão:
A. Identificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
B. Analisar o papel nos recursos humanos na promoção de uma cultura de segurança;
C. Descrever as obrigações da Gestão em termos de objetivos e de aplicação
D. Conceber e apresentar planos específicos de SST, integrados na política/estratégia da empresa e de acordo com os normativos em vigor.
1. Fundamentos da SST
- Enquadramento jurídico, histórico e social da SST
- O papel da O.M.S. e da O.I.T.
- A evolução da SST
- Os serviços de SST nas empresas
2. A Segurança e Saúde do Trabalho
- Conceitos
- A saúde e riscos profissionais
- Organização e gestão da SST nas empresas
- Ruído, ambiente térmico, iluminação e ventilação
3. Segurança no trabalho
- Acidentes de Trabalho (AT), Doenças Profissionais e a sua Prevenção.
- A análise de riscos
- Dispositivos de protecção
- Sinalização de Segurança
- Cultura de segurança
4 Ergonomia
- A ergonomia e o trabalho
- Análise ergonómica
- Da prevenção à intervenção
(1) Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo com apresentação e relatório escrito (50%);
- Teste escrito individual (50%)
A aprovação em regime de avaliação periódica pressupõe uma avaliação mínima de 8 valores em todos os elementos de avaliação e desde que a nota final totalize 10 valores.
Seguindo as regras em vigor na IBS, é exigida a presença de um mínimo de 2/3 nas aulas para poder apresentar-se a avaliação periódica.
(2) Avaliação Final: Exame 100%
Title: Barling, J. & Frone, M. (2004). The psychology of workplace safety. Washington: American Psychological Association.
Cabral, F. (2011). Segurança e saúde do trabalho. Verlag Dashofer.
Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia: conceitos e métodos. Dinalivro.
Clarke, S., Probst, T.M., Guldenmund, F. & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons, Ltd.
Freitas, L. (2011/2020). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. Edições Sílabo.
Friend, M. & Kohn, J. (2023). Fundamentals of Occupational Safety and Health. Rowman & Littlefield.
Ramos, S. (2020). Ergonomia e o desenho de sistemas de trabalho. In Caetano, Neves e Ferreira (Org.). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Sílabo
Rebelo, F. (2017). Ergonomia no Dia a Dia. Edições Sílabo.
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Title: Cabral, F. & Roxo, M. (2000). Segurança e Saúde no Trabalho. Legislação Anotada. Coimbra: Almedina.
De Keyser, V., & Leonova A.B. (2001). Error prevention and well-being at work in western Europe and Russia. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.
Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (2006). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher.
Leplat, J. & Cuny, X. (1979). Les accidents de travail. Paris: PUF.
Miguel, A. (2000). Manual de Higiene e Segurança do trabalho, Lisboa: Porto Editora.
Montmollin, M. (1995). A Ergonomia. Edições Piaget.
Ramos, S., Gonçalves, I., Simões, H., & Rebelo, F. (2010). O contributo do design ergonómico na interacção com dispositivos de controlo: um caso de reconcepção de um posto de trabalho. Laboreal, 6, (1), 17-28 http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=37t45nSU54711238:7625173931
Reason, J. (1990). Human Error. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Silva, S. (2008). Culturas de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho numa Abordagem Psicossocial: Valores Organizacionais Declarados e em Uso. Lisboa: FCG.
Authors:
Reference:
Year:
Comunicação Organizacional
A realização desta UC possibilitará ao aluno(a):
OA1 - Compreender a "comunicação" como um elemento constitutivo das organizações bem como reconhecer o seu papel para o sucesso organizacional;
OA2 - Reconhecer as principais tendências teóricas em "comunicação organizacional" e na área da comunicação com colaboradores/interna;
OA3 - Compreender o papel dos departamentos de comunicação na estrutura organizacional, bem como perceber as grandes questões envolvidas numa auditoria de comunicação e a interação com a gestão de Recursos Humanos;
OA4 -Conhecer as boas práticas, técnicas e instrumentos da comunicação com colaboradores.
1. A "comunicação" como constitutiva das organizações
1.1. O conceito de comunicação
1.2. A comunicação nas organizações
2. "Comunicação organizacional": um conceito à procura de definição
2.1. Da "Comunicação Organizacional" à comunicação com os colaboradores
2.2. A função de comunicação com os colaboradores
3. Como comunicar de modo eficiente com os colaboradores
3.1. A "comunicação" na estrutura organizacional
3.2. Interacção da Comunicação com colaboradores com a Gestão de Recursos Humanos durante o employee life cycle
3.3. Auditoria de Comunicação
4. Tendências e boas práticas em Comunicação com os colaboradores: análise de estudos de caso
4.1. Boas práticas na comunicação com os colaboradores
4.2. O papel da liderança na comunicação interna
4.3. O papel da comunicação na gestão da mudança
4.4. Como comunicar benefícios
4.5. Employer Branding, Employee Engagement and Employee Experience
4.6. O futuro da Comunicação com os colaboradores
Avaliação periódica: a presença em sala igual ou superior a 80% e classificação igual ou superior a 7,5 valores nos dois momentos abaixo referidos
-Teste individual escrito em sala - 60%
-Trabalho em grupo (escrito e oral) - 40%
Os estudantes que não cumpram os requisitos atrás enunciados poderão realizar a UC por exame final (exercício escrito individual em sala, sem consulta, com uma valoração de 100%)
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Deontologia e Competências Profissionais em Grh
1.Conhecer os valores e princípios éticos que regem os especialistas em GRH
2.Avaliar criticamente as competências de especialistas em GRH;
3.Aplicar de forma prática e sistemática as competências desenvolvidas no primeiro ciclo de estudos em GRH;
1. Deontologia
1.1 Princípios éticos
1.2 Códigos deontológicos
1.3 Dilemas éticos em contexto de GRH
2.Competências profissionais em GRH
2.1 Competências profissionais em especialistas de GRH
2.2 Aplicação das competências profissionais a problemas transversais às áreas de GRH
A avaliação é realizada apenas ao longo do período lectivo não existindo 2ª avaliação em exame: Aplicação Prática (100%);
BibliografiaTitle: - CIPD (2012). Code of Professional Conduct. Retirado de www.cipd.co.uk
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Diagnóstico e Mudança Organizacional
OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional.
OA2. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional.
OA3. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos.
OA4. Desenhar e reportar um projecto de mudança organizacional.
Programa
I - Diagnóstico e Mudança Organizacional - Introdução
1.1 ? Modelos e tipos de consultadoria usados em diagnóstico organizacional
1.2 - As abordagens da mudança organizacional
1.3 - Métodos utilizados em diagnóstico e procedimentos éticos
II - Modelos de Diagnóstico Organizacional
2.1 - O modelo das 6 componentes de Weisbord, 7S McKinsey, Burke and Litwin, o modelo de Congruência de Nadler e Tushman.
2.2 - Diagnóstico de Cultura e Clima organizacional. A abordagem de Schein, Quinn e McGrath (Intervenções baseadas nos quatro quadrantes do modelo dos Valores Contrastantes)
2.3 - A abordagem centrada na performance e gestão por processos. Stream Analysis de Jerry Porras e FMECA.
2.4 - O diagnóstico centrado nos problemas de saúde e produtividade. Modelos de presentismo e absentismo.
III - A mudança organizacional
3.1. Mudança planeada e mudança emergente.
3.2. As fases da mudança
3.3. O projeto de mudança
3.4. Desenvolvimento de relatórios e propostas
IV - Estudos de Caso
Regime regular:
- Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%.
- Frequência individual: a ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência.
Regime Exame:
Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame ou melhoria.
Title: 5. Rothwell, W., Stopper, A., Myers, J. (Editors) (2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development: Powerful Tools and Perspectives for the OD Practitioner. New York: Productivity Press.
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Gestão de Conflitos e Negociação
OA1. Explicar a inevitabilidade do conflito nas organizações;
OA2. Caracterizar a negociação enquanto forma de gestão de conflitos e de alocação de recursos escassos;
OA3. Diagnosticar as fontes e a natureza dos conflitos nas organizações;
OA4. Planear uma negociação;
OA5. Conceber e colocar em prática estratégias de negociação em função dos resultados pretendidos;
OA6. Lidar com as especificidades da negociação em grupo;
OA7. Organizar intervenções de arbitragem e mediação.
Nota. OA = objetivo de aprendizagem
CP1. Negociação: uma resposta às consequências da diversidade e complexidade nas organizações; Tipologia dos conflitos nas organizações; O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais; O gestor de recursos humanos enquanto negociador;
CP2. Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas; Heurísticas e enviesamentos nos processos de negociação; Poder na negociação; Relações interpessoais e emoções na negociação;
CP3. Preparação da negociação;
CP4. Estilos de gestão de conflitos e estratégias de negociação;
CP5. Negociação entre equipas e em grupos: processos específicos das negociações multilaterais; Etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas;
CP6. Arbitragem e Mediação.
Nota. CP = conteúdos programáticos
Exposições e debates; Análise de casos em subgrupos; Aprendizagem por problemas; Simulação de situações de negociação e de gestão de conflitos (role play).
|
Avaliação periódica: 1. Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado. (35%); 2. Apresentação oral do trabalho de grupo (10%); 3. Controlo da aprendizagem (apresentação oral sobre um dos conteúdos programáticos da UC após lecionado pelo docente) (5%); 3. Teste (50%).
A avaliação periódica pressupõe o estudante assegura um grau de assiduidade igual ou superior a 2/3 das aulas efetivamente dadas. O acesso ao teste exige média igual ou superior a 8,5 valores no conjunto dos dois momentos de avaliação anteriores. Classificação final exige que o resultado do teste igual ou superior a 7,5 valores.
Os estudantes (auto)excluídos da avaliação periódica poderão realizar exame final (100%)
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Authors:
Reference:
Year:
Recrutamento e Selecção
OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas;
OA2. Conhecer os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia;
OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up;
OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção;
OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.
P1 - Introdução
P1.1. Contextos de Recrutamento e Seleção
P1.2. Questões éticas e legais
P2 - Análise de necessidades de Recursos Humanos
P2.1. R.S. e planeamento estratégico.
P2.2. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato
P3 - Atração e Recrutamento
P3.1. Fontes e tipos de recrutamento.
P3.2. Novas tecnologias e RS.
P4 - Seleção Baseada em Competências
P4.1. Fases de um processo de seleção.
P4.2. Métodos e preditores de desempenho (Dados biográficos, entrevistas, testes e provas)
P4.3. Assessment centres.
P5 - Decisão e Orientação
P5.1. Tomada de decisão - critérios.
P5.2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos).
P6 - Follow-up, avaliação e controlo do processo
1. A avaliação é realizada apenas em avaliação contínua (ao longo do período letivo) não existindo 2ª avaliação em exame:
a) Teste (25%)+ Participação e atividades de PF individual (25%);
b) Assessment centre (Conceção e implementação ) (35%)+relatório e discussão (15%);
Assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 66%.
2. Os alunos com menos de 9.0 valores em qualquer dos instrumentos de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão reprovados.
Title: -Taylor, S. (2014). Resourcing and Talent Management. London: Chartered Institute of Personnel and Development.
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Authors:
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Economia de Recursos Humanos e de Emprego
OA1. Descrever os fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu
OA2. Compreender o funcionamento do mercado de trabalho de acordo com os quadros teóricos de referência.
OA3. Compreender os termos do debate sobre o desemprego e outros fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu.
OA4. Compreender o impacte das opções organizacionais nos fenómenos do mercado de trabalho.
P1. Principais fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu
P2. Fundamentos teóricos sobre o funcionamento do mercado de trabalho
a) O modelo neoclássico
b) A teoria Keynesiana
c) A teoria institucionalista
P3. Aplicações
a) O debate sobre as políticas de emprego
b) A controvérsia sobre a segmentação do mercado de trabalho
c) A controvérsia sobre o salário mínimo e o seu impacto nas empresas
d) o debate sobre a legislação de proteção no emprego
A avaliação contínua comporta dois momentos de avaliação:
- teste intermédio (35%)
- teste final (35%)
- apresentações em sala de aula (30%)
Avaliação final:
- realização de um exame escrito que poderá ser realizado na 1ª ou na 2ª época de avaliações.
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Year:
Estratégia Empresarial
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria, e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações.
2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas estratégicas
3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação e controlo das estratégias escolhidas.
4. Incorporar princípios de uma gestão ética, responsável e sustentável na tomada de decisão estratégica.
5. Compreender temáticas atuais na área da Gestão Estratégica.
6. Desenvolver um pensamento crítico.
7. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Ética, RSE e Sustentabilidade
3. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard
11. Governação Empresarial
12. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Opção 1 (Aval.periódica)
-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h)
-50%:Trabalhos de grupo ao longo do semestre, divididos em 4 apresentações (15% +15% +10% +10%)
Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferiores a 8 val.
Assistência mínima: 2/3 das aulas
Opção 2 (Exame final)
Aprovação: 10
Title: Barney, J. B., & Hesterly, W. S., Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson., 2021, Barney, Jay B., Hesterley, William S. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson,
Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014), Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions
Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J., Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education., 2021, Thompson, Strickland and Gamble (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill,
Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility : Sustainable value creation . Sage Publications
Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021). Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning
Authors:
Reference:
Year:
Title: António, N. S., Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., 2012, (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora.,
António, N.S., Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento. Edições Sílabo., 2015, António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo.,
Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard business review , 84(12), 78 92
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77
Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Qualidade
Os alunos devem ser capazes de:
OA1: Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento
OA2: Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão
OA3: Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações
OA4:Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.
1.Enquadramento (objetivo, noções da importância e da interligação com outras áreas, evolução ao longo da história, gurus das gestão da qualidade, 7 Princípios de Gestão da Qualidade, glossário)
2.Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade
3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015)
4.Mapear Processos e identificação de KPI´s
5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade
6. Programas de Melhoria da Qualidade
7.Avaliação da Qualidade
8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor
Diferença entre mapeamento do processo, definição da cadeia de valor e mapeamento do fluxo de valor. Melhoria contínua e as metodologias Lean e Six Sigma.
9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI
Evolução histórica das 4 épocas de qualidade
Novos desafios:
*A importância da Tecnologia nos sistemas de gestão.
*Processo de gestão de riscos e ISO 31000:2018
*Enfoque na eficácia do SGQ
*Sustentabilidade
*Satisfação dos Stakeholders
Métodos a utilizar no decurso do semestre:
-Expositivo para apresentação teórica dos modelos e conceitos
-Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação
-Participativo com análise e discussão de casos de estudo.
-Activo com realização de trabalhos individuais.
-Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo.
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A) ÉPOCA 1 (Avaliação Periódica):
1.1 Assiduidade(min80%)
1.2 Trabalho de grupo final(40%)
1.3 Frequência escrita individual (60%)
Notas mínimas parciais de 8 valores cada (1.2, 1,3)
Ou
2. Exame escrito individual (100%)
Nota mínima 10 valores
B) ÉPOCA 2 (Sem aprovação na Época 1):
Exame escrito individual (100%)
Nota mínima de 10 valores
Title: International Organization for Standardization (2015). Quality management systems requirements (9001:2015) https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en
Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems? Fundamentals and vocabulary (9001:2015)
Pires, A.R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Industria, Serviços, Administração Pública e educação, Edições Sílabo.
Goetsch, David L. and Stanley Davis (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality.9th Edition, New Jersey, Pearson Education, Inc.
Authors:
Reference:
Year:
Title: European-Accredition.org
Acordos EA
- www.ceoq.com
- www.enac.es
- www.bsi.uk
- www.eic.pt
- www.certif.pt
- www.apcer.pt
Sites de Entidades certificadoras:
Juran, J.M and Godfrey,A.B.(1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, MC Graw Hill International Editions.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão do Marketing
No final da UC, o aluno deverá:
OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing;
OA2. Analisar os principais indicadores de mercado;
OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor;
OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização;
OA5. Elaborar uma SWOT;
OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento;
OA7. Identificar a política de marketing-mix
OA8. Identificar tendências futuras no marketing
CP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional (vertente física e digital)
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital)
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
CP7. Tendências Futuras no Marketing
CP7.1 Transformação Digital
CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing
CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Title: BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
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Title: Philip Kotler, Gary Armstrong, Sridhar Balasubramanian, Principles of Marketing, Global Edition, 2023, Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson,
Exercícios e artigos entregues aos alunos
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Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Acreditações