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Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1037/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1037/2011/AL01 de 18-03-2015
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
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Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2024/2025)

Modernidade e Questão Social
Doutorado em Sociologia pelo Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) em 2023. Estudei a apropriação política da noção de resiliência e o seu papel na transformação do modelo social europeu no rescaldo da crise financeira de 2007/8 e da pandemia global do COVID-19 em 2020, apresentando uma dissertação com o título: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Licenciado em Sociologia em 2004 e Mestre em Estudos Urbanos em 2010, em ambos os casos pelo Iscte-IUL. Atualmente sou Investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (Cies-IUL), integrando a linha de investigação “Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social”, e professor auxiliar convidado do Iscte-IUL, integrado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP). Sou investigador em estudos nas áreas da pobreza e desigualdades sociais, da proteção social, do emprego e da educação, com ênfase na avaliação de políticas orientadas para a redução da pobreza e aumento da qualificação de grupos sociais desfavorecidos. Sou co-autor de artigos em publicações nacionais e internacionais, como: “Labour relations under duress in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crise e Pobreza em Portugal: resiliência ou proteção social?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), entre outros. Os meus principais interesses de pesquisa são: a pobreza, desigualdades sociais e resiliência; as políticas públicas; a sociologia económica e a economia política; e a educação.
Introdução à Psicologia Social
Ângela Romão is currently a student in the PhD Program in Psychology at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. She has a BA in Psychology and a Master’s in Social Psychology of Health at the same institution. The various research projects in which she had the opportunity to participate as a Research Fellow in CIS-IUL, provided her with a diversity of experiences in the field of research, allowing her to have contact with researchers from nationally and internationally, empowering their knowledge in multiple domains. Her PhD project aims to examine the social perceptions towards informal caregivers, with a special focus on analyzing whether the dehumanization of informal caregivers and justice perceptions are processes that can help to explain the social devaluation of this group.
Direito Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Estágio em Serviço Social II | Seminário Prática Profissional em Serviço Social | Teoria e História do Serviço Social
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES». Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior. 
Classes Sociais e Estratificação
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983), doutorado (2001) e agregado (2022) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Catedrático do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 14 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989. Em 2023, ganhou, ex aequo, o Prémio João Ferreira de Almeida, na categoria "Livros", com Investigação Sociológica em Portugal. Um Guia Histórico e Analítico, Porto, Afrontamento, 2022.
Sociedade e Políticas Sociais
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária | Serviço Social com Adultos e Idosos
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.
Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Metodologias de Intervenção em Serviço Social | Seminário Prática Profissional em Serviço Social
Inês Casquilho-Martins é assistente social, mestre e doutorada em Serviço Social. É Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) - Universidade Lusíada. Foi Professora Auxiliar nos três ciclos de estudo em Serviço Social no ISSSL - Universidade Lusíada (2019 -Jan 2024), onde coordenou o mestrado em Serviço Social e a linha de investigação do CLISSIS "Ensino e Formação em Serviço Social". Os seus interesses de investigação incluem diferentes domínios e campos do serviço social, políticas sociais, sistemas de proteção social, ação social, migrações, desenvolvimento comunitário e competências formativas no ensino superior. Neste domínio, o seu percurso de investigação tem apostado dar contributos da sua área científica no estudo de problemas sociais contemporâneos e políticas públicas em diferentes áreas de proteção social. Investe, ainda, na promoção pedagógica e científica da formação em serviço social.  Em 2019 foi distinguida com o Prémio Silva Leal, atribuído pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e pela Secretaria de Estado da Segurança Social pela tese de doutoramento em Serviço Social “Modelos de proteção social em sociedades com programas de austeridade”.  Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Introdução à Psicologia Social
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Análise de Dados Descritiva
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Estágio em Serviço Social I
Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.   Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Abordagens à Psicopatologia
  Alexandra Ferreira-Valente is interested in the positive orientation of health psychology, pain assessment and management, effects and mechanisms of psychological pain interventions and cross-cultural mixed-method research. She is particularly focused on understanding how the association between the meaning attributed to pain, beliefs and coping responses and psychological and physical adjustment do chronic pain are mediated and moderated by culture in people with chronic pain from different countries and cultural backgrounds. She is also dedicated to the study of the mechanisms explaining the effects of self-management strategies and psychological and spiritual interventions on the adjustment to life in healthy and not healthy people. In her research work, she combines cognitive-behavioral and existentialistic approaches with the overarching and long-term aim of helping people better manage different stressors, including the COVID-19 pandemic, chronic pain, and their effects on people’s lives.
Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL sobre o tema “Acreditação Hospitalar e boas práticas profissionais”; Especialização em Mediação Familiar e gestão de conflitos e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL. Leciona no 1º Ciclo de Estudo da Licenciatura em Serviço Social, e na PG em Serviço Social na Saúde.  Orientadora de trabalhos de Investigação de Mestrado e Doutoramento em Serviço Social.  Assistente Social no CHULC, Integra diversos projetos de investigação: Validação de instrumentos SWAAT; IEXPAC para a população portuguesa. Criação e validação de indicadores de qualidade em SS para a área da Saúde em parceria com a ACSS; Integra a Join Action transfer of best praCtices In pRimary CarE (CIRCE-JA), no período de 2023 a 2025. Integra o Grupo Operativo Nacional do PAPVSS - DGS Integra os Órgãos da PAFIC e a APSS; Tem como áreas de interesse de investigação: Serviço Social e sistemas de saúde, Planeamento de alta hospitalar; Qualidade e Boas práticas; inovação, impactos psicossociais da doença e instrumentos operativos de suporte à prática profissional e integração de cuidados.     
Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas. Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social. Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diretora da licenciatura em serviço social, leciona igualmente no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
Estágio em Serviço Social II
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Auxiliar em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador do CIES-IUL e investigador colaborador do Grupo de Intervención Socioeducativa en contextos Sociales da UNED (Espanha). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Formação em Serviço Social; Exclusão Social, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social Digital.
Direitos Sociais e Mudança Social
Teorias da Personalidade
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
Demografia
Mestre em Demografia e Sociologia da População e Doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS) e Investigadora do CIES-Iscte, na linha de Investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt.Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte.Membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP).Presidente do Júri do concurso M23 da ESPP, e membro da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte, que contribui para o desenho de respostas formativas e de acompanhamento de um corpo estudantil crescentemente diversificado, visando melhorar as condições de acesso e a experiência académica e social dos estudantes (de 2019 a 2023).Áreas de interesse na investigação: Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau.Investigadora nos projetos FEMINA, EQUALS4COVID19, ERASMUS+ Educação e Formação, e membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais.
Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas
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