Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 96/2013 de 21-06-2013
Registo de alteração
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2023/2024)

Gestão da Cadeia de Abastecimento
Abel Camelo colabora atualmente em diferentes projetos / empresas como Gestor de Projetos, principalmente relacionados à implementação de tecnologia, aplicando as abordagens Agile e Waterfall.  Igualmente atua como formador, a nível nacional e internacional, na área da tecnologia, gestão de projetos, análise de negócio, produção industrial e logística. Anteriormente, foi responsável pela unidade de Consultoria de Negócio da Infosistema, onde geriu e participou em projetos de melhoria de processos com Lean Seis Sigma, implementação de BPM e desenvolvimento de portais (em OutSystems e outras tecnologias), continuidade de negócios, transformação digital (UX / UI), entre outros. A sua experiência centra-se em reengenharia e melhoria de processos, análise de negócio e processos organizacionais. Participou em múltiplos projetos nacionais e internacionais, como consultor e analista funcional, permitindo identificar e implementar melhorias em clientes e contribuir para o aumento da performance dos processos de negócio. De 2011 a 2014 atuou como consultor em projetos de empreendedorismo, planos de negócio e análise de investimento, orientando futuros empreendedores e promovendo o espírito de iniciativa de natureza empresarial, em projetos de diversos sectores de atividade. Desde 2009 leciona no ensino superior, nas áreas da gestão de operações, logística e gestão de projetos, a licenciaturas e mestrados.  É licenciado em Gestão e Engenharia Industrial e Mestre em Business Administration pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, detém pós graduações em Energia e Bioenergia, em Lean Management e em Informação e Sistemas Empresariais. É certificado em Gestão de Projetos e Business Analysis pelo Project Management Institute (PMI) bem como formador certificado pelo IEFP entre outras certificações profissionais.
Informática de Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais, o gaming e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, por exemplo: Jogos Sérios - A Arte de Gamificar (2022), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), ou O Desafio da Vida (2011). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa is a professor of Management. His areas of research and study are Strategy, Governance and Cross-Cultural Management. In addition, he is also a researcher and teacher of Chinese Studies, namely Contemporary China. Currently, he is the Director of Master Degree in Chinese Studies, a joint program of University of Aveiro and ISCTE - IUL. Professionally, he is a coach and trainer in negotiation techniques.
Contabilidade de Gestão I
Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Projectos
Carlos Hernandez Jerónimo é apaixonado pelo desenvolvimento e evolução da gestão profissionalizada das organizações, desafiando e auxiliando diariamente vários clientes a reinventarem os seus modelos de negócio e encontrarem soluções elegantes para problemas complexos com foco na medição de valor e previsibilidade. Licenciado em Eng. Computadores e Telemática pela Univ. de Aveiro e Doutorado em Business Administration and Management pelo ISCTE, sócio fundador da Winning Scientific Management, tem dividido a sua carreira entre a área da consultoria de gestão e a academia. Enquanto consultor especialista é responsável pela implementação, customização e conceção de metodologias e sistemas aplicacionais de suporte à Gestão Estratégica, Benefícios, Portfólios, PMO’s, Programas e Projetos, alinhado com as mais importantes e reconhecidas frameworks internacionais, em diversos clientes da área da banca e seguros, transportes e logística, retalho, saúde, construção, telecomunicações e sistemas de informação. Atualmente assume a responsabilidade pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços prestados no setor da Sáude e Administração Pública. Diretor Executivo do Executive Master em Gestão de Programas e Projetos do ISCTE Executive Education, Professor Assistente Convidado no ISCTE-IUL e formador especialista, detém o certificado de aptidão pedagógica (CAP), experiência comprovada através de mais de 10.000h de ensino, contando no seu curriculum com a conceção e desenvolvimento de várias centenas de cursos de referência em Estratégia, Business Cases, Business Analysis, Project Management e Cost Management e preparando várias centenas de candidatos a certificações PMI®. Certificado PMP® (Project Management Professional) pelo PMI® (Project Management Institute - EUA), Certificado MCP (Microsoft Certified Professional: Managing Projects) pela Microsoft, Certificado ITIL pela EXIN e Certificado MCI (Management Consulting Institute) level 1 certified.  É mentor, orador convidado em vários eventos de gestão. Foi ainda Vice-presidente do PMI Portugal de 2015 a 2018.
Gestão Integrada da Qualidade
Mariza Alpoim Motta Queiroz é uma economista com mais de 30 anos de experiência num operador de transportes públicos. Tem também um Mestrado em Transportes e um Doutoramento em Sistemas de Transportes no CERIS, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.  Expert de Mobilidade no URBACT. Vice- Presidente do Comité de Research in Mobility da UITP. Actualmente, é Professora Assistente Convidada no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, e membro do Laboratório U-Shift (IST - Instituto Superior Técnico). Tem publicações como autora e é também revisora de publicações em revistas. Certificada em Gestão de Projetos (PMP) e Certificada em Product Owner (CSPO). 
Microeconomia
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Gestão do Marketing
Introdução às Finanças
Introdução à Gestão
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém. É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais. Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital. Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e liderou o projeto KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Presentemente é coordenadora nacional do projeto CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation, num consórcio europeu constituído por 36 parceiros, liderados por instituições académicas da Alemanha, Áustria, Grécia e Macedónia do Norte. Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts. Presentemente ela é Conference Chair das seguintes conferencias: ISM 2023 - International Conference on Industry 4.0 and Smart Manufacturing; ECKM 2023 - 24th European Conference on Knowledge Management; e ECRM 2023 - European Conference on Research Methodology for Business and Management. Atualmente, é editora associada na área de Economics and Business do Journal Heliyon (Elsevier); editora convidada da Springer International Publishing, do Journal Meditari Accountancy Research (Emerald), do Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal  Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS). É coordenadora da Linha Temática "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e membro da equipa de implementação do Polo de Inovação Digital AI4PA. Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social. Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro.     
Complementos de Matemática
Gestão de Operações II | Modelação de Sistemas e Processos | Sistemas Tecnológicos I
Henrique O'Neill é professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Possui uma licenciatura em engenharia eletrotécnica e um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática pelo IST / UL em Lisboa e um doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações, incluindo: estratégia de negócios, de operações e de SI / TI; métodos e abordagens de modelação de sistemas; análise de organizações e de processos; implementação e aceitação de sistemas de informação; e a qualidade nos sistemas informação, com um particular interesse em setores como a saúde, banca e finanças, administração pública e indústria. Ele é co-autor de 60 artigos científicos e 4 livros. Endereço: ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal E-mail: henrique.oneill@iscte.pt
Gestão de Operações I | Gestão do Retalho
Introdução às Finanças
João Sobral do Rosário is a Visiting Assistant Professor at ISCTE-IUL since 2014. He formerly held a position as a Visiting Assistant Professor at Arizona State University. He earned his PhD in Economics at the University of California, Santa Barbara. His adviser was Rajnish Mehra and the title of his dissertation is "Essays on the Economics of Equity Trading". He has previously published in journals such Applied Financial Economics and International Journal of Theoretical and Applied Finance. He is a member of the Financial Management Association.
Gestão do Marketing
João Guerreiro is an Associate Professor with Habilitation of the Department of Marketing, Operations, and General Management at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa and holds a Ph.D. in Marketing. He also has a bachelor’s degree in computer science engineering and a Master's degree in decision support systems. On a scientific level, João Guerreiro published in top journals such as ABS4 and FT50 on topics as diverse as technology implications for Marketing, Hospitality and Tourism, and corporate social responsibility. He also won the Iscte Scientific Awards in 2016, 2018, 2019, and 2021 and the Best Paper Award at GAMMA-Fashion (2019), with an Honorable mention on the paper “How atmospheric cues in virtual reality fashion stores affect the sense of presence”. His research interests are focused on the area of consumer behavior and relationship marketing, namely the implications of technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Artificial Intelligence, IoT) for Marketing, having articles published in various scientific journals such as Journal of Travel Research, Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics, among others. Regarding management roles, he serves as the Deputy Director of the BRU-IUL Research Unit and holds the role of Deputy Director of LIA – A laboratory of ISCTE for promoting innovation in academia. In addition, João Guerreiro is the Director of the Bachelor's degree in Digital Technologies and Management at Iscte–Sintra, where he is also a member of the Scientific Committee. His role as Director of the Master’s in Marketing at ISCTE-IUL, from 2017 to 2021, and member of the Pedagogical Committee of Iscte Business School from 2017 to 2019 is also part of his professional portfolio. He coordinates the 3rd year of the Bachelor in Marketing Management at Iscte, and has been responsible for coordinating 22 different courses. João Guerreiro has made contributions to diverse fields of research, including Marketing and Business, Artificial Intelligence, AR/VR, Hospitality and Tourism, Fashion, Ethics, Green & Sustainable Consumption, Digital and Online Marketing, Marketing Communications, Consumer Neuroscience and Education. The author has co-edited a book entitled "Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education" and published five book chapters, with works like “Do we really care about artificial intelligence? A review on social transformations and ethical challenges of AI for the 21st century”. In terms of event organizations, the author played key roles in the organization of three international events, including the 6th and 7th International XR(AR/VR) conferences and the EURAM 2019 Conference. He has been involved as a participant in four international projects. In 2023, João Guerreiro contributed as an Invited Speaker at FutureCast Lab's RealLifeMasterClass, presenting on “Empowering Future Leaders: Leveraging the Power of AI in Management Education.” He moderated a Technology in Marketing talk at “Marketing Journeys 2021,” engaging in discussions about technology's evolving role in marketing with representatives from Diverge, Detox in a Box, Valispace, and Hoopers. He also published a media article “Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%” ("Artificial Intelligence Accelerates Recruitment Processes by 90%") that was published in notable outlets such as “Jornal Económico,” Executive Digest, and Human Resources. Furthermore, in 2020, he was invited to speak on TSF radio about "A Universidade na Resposta à Crise - Estratégias de Marketing" ("The University in Response to the Crisis - Marketing Strategies").
Contabilidade de Gestão I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Associate Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Introdução à Gestão
Estratégia Empresarial
Leandro F. Pereira is an Associate Professor of Strategy at ISCTE. He is also CEO and Founder of WINNING Consulting, a consultancy firm with more than 300 employees dedicated to management and technology consultancy. Leandro Pereira has a PhD in Management with a specialisation in Project Management from the University of Salamanca and a degree in Management Informatics from the University of Minho. He has more than 200 indexed scientific publications and more than 10 published books. In 2017, Leandro Pereira received the Best CEO of the Year award from Best Team Leaders and Revista Pessoal, as well as the best student award from the University of Minho in the academic field. Leandro Pereira is the Director of the Executive Master's Degree in Programme and Project Management and the Postgraduate Diploma in Agile Project and Business Management at ISCTE Executive Education. Throughout his career he has supervised dozens of PhD students and several hundred Masters students. He was also founding president of PMI Portugal and the Business Case Institute. Leandro Pereira is an international expert in the areas of Strategy, Project Management, Problem Solving and Benefits Realisation Management.
Sistemas Tecnológicos II
Introdução às Finanças
Análise de Dados
MARIA HELENA PESTANA é docente do ISCTE desde 1982. É doutorada em Métodos Quantitativos de Gestão na área de Pesquisa de Mercado. É pesquisadora em Estatística, Econometria e Análise de Dados aplicada nas áreas de Demografia, Economia, Finanças, Gerontologia, Administração, Psicologia, Saúde, Sociologia e Turismo. É autora de livros e artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras. É investigadora da Unifai-Universidade do Porto e investigadora-colaboradora da Dinamia_ISCTE e do CEPCEP_UCP, CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), www.cintesis.eu. Helena recebeu um certificado da empresa PSE que representa em Portugal o IBM-SPSS por ter sido pioneiro em Portugal nos primeiros livros de estatística e análise de dados complementados com SPSS e suas aplicações (1998, 2005, 2009, 2014).Nos últimos 20 anos o interesse da investigação tem-se dirigido essencialmente para a aplicação da análise multivariada (quantitativa/qualitativa), cientometrica/bibliometrica, programação, big data, redes sociais, e afins com aplicações no ramo da saúde e das ciência sociais. 
Investigação Operacional I | Investigação Operacional II
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990. Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Microeconomia
Mónica Meireles é professora auxiliar do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora na Business Research Unit (BRU-IUL). É diretora do mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência. Foi diretora da licenciatura em Economia no Iscte (2018-2020) e vice-diretora do departamento de Economia no Iscte (2014-2020). Os seus interesses de investigação são na área da economia da energia e do ambiente, com especial enfoque nas energias renováveis, políticas ambientais, desenvolvimento sustentável e modelos de crescimento com alterações tecnológicas. Trabalhou como consultora do Ministério do Ambiente e da Comissão Europeia e como formadora do Ministério do Ambiente. É associada e sócia fundadora da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN), filial da International Association for Energy Economics (IAEE), em cujas conferências participa regularmente, e pertence atualmente ao Conselho Fiscal da APEEN. Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA) e foi membro do Conselho de Direção da European Association of Young Economists (EAYE) (2016-2018). Ensina várias UCs em particular Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais, Economia da Energia e do Ambiente e Microeconomia em vários níveis de ensino. 
Contabilidade Financeira I
Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL. Docente do ISCTE-IUL desde 2000, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. Contabilista Certificado. Consultor na área contabilística e fiscal.
Gestão Logística | Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE-IUL, Susana Ratinho é também pós-graduada em Sistemas Integrados: Qualidade, Ambiente e Segurança pelo IST.Com elevada experiência nacional e internacional, construiu o seu percurso como formadora e consultora em projetos nas áreas da gestão logística, gestão da cadeia de abastecimento, gestão de inventário, gestão da qualidade, otimização de armazéns e gestão de transporte e distribuição em empresas de diversos setores de atividade, em particular telecomunicações, bens de consumo e saúde.Desde Dezembro de 2014, é Partner e Senior Manager da CROSS Logistics Consulting, uma empresa de consultoria em logística e cadeia de abastecimento.
Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
Gestão do Marketing
Diversificada experiência em empresas multinacionais dos sectores farmacêutico, retalho e tecnologia, líderes de mercado, assumindo funções de Direcção Comercial e Marketing. Fortes valências na concepção, implementação e desenvolvimento de negócios e parcerias, na abertura de novos canais de venda, e de unidades comerciais. Experiência na concepção e lançamento de novos produtos e soluções integradas, para o segmento empresarial (B2B) e particular (B2C).  Doutorando em Gestão.
Candidatar
Voltar ao topo