Notícias

Cursos • 24 jun 2019
Licenciatura e pós-graduação em Ciência de Dados no ISCTE

A era digital oferece às empresas, entidades públicas e sociedade em geral um novo e vasto conjunto de oportunidades, mas igualmente o desafio de utilizar novas ferramentas e colocá-las ao serviço de estratégias de investigação, gestão e desenvolvimento.

Atualmente, e de forma crescente, todas as organizações geram e utilizam dados em grandes quantidades, não apenas como uma ferramenta de apoio à decisão, mas também para desenvolver novos produtos e serviços. Por isso, é também crescente a procura de profissionais altamente qualificados, com as competências necessárias para intervir nas diversas fases desse processo, desde a recolha da informação, à sua análise e aplicação prática dos resultados.

Os novos desafios digitais conduziram a uma necessidade premente de oferecer formação multidisciplinar adequada ao desenvolvimento de capacidades de raciocínio matemático, estatístico e computacional, direcionados para o reconhecimento de padrões e construção de modelos de previsão e para a sua análise, interpretação e antecipação.

A União Europeia e a OCDE colocam a aposta na digitalização no topo das prioridades para a próxima década, atribuindo às instituições do Ensino Superior um papel decisivo da expansão do conhecimento sobre estas novas áreas.

O ISCTE está especialmente bem posicionado neste panorama, conseguindo congregar e articular estreitamente todas essas competências – das engenharias e tecnologias da informação à sociologia e ciências sociais e à gestão e marketing – num campus único em Portugal, com um corpo docente altamente qualificado e uma permanente interação com o mundo empresarial, a Administração Pública e outras instituições do Ensino.

Já a partir do ano letivo de 2019/2020, o ISCTE é de novo pioneiro ao oferecer um programa completo em Ciência de Dados: unidade curricular em todas as licenciaturas, licenciatura, pós-graduação.

Voltar ao topo