Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Proposta de melhoria de um sistema de controlo de gestão para uma empresa do sector da construção

Autor
Videira, Nuno Alexandre
Resumo
pt
O controlo de gestão é uma parte fundamental do processo de gestão. Proporciona, através dos seus inúmeros instrumentos, uma base sólida para a implementação da estratégia das organizações. Com este projeto procura-se apresentar uma proposta de melhoria do atual sistema de controlo de gestão de uma empresa que opera no sector da construção. O projeto inicia-se com um trabalho em torno da adaptação da estrutura organizacional para um modelo orientado para a performance, promovendo-se a descentralização da tomada de decisão e a consciencialização dos seus gestores para a importância dos resultados. A esta estrutura atribui-se um modelo de avaliação da performance destinado, numa primeira fase, à gestão de topo, sendo portanto um instrumento de carácter geral e que se pretende venha a constituir um reflexo da estratégia definida. Numa segunda etapa procede-se à descentralização do modelo de avaliação para o nível operacional da empresa. Procura-se assim implementar um espírito baseado na responsabilização, colocando-se ao dispor dos gestores instrumentos que os auxiliem no processo de tomada de decisão. Visase também pensar a estratégia, debatê-la e difundi-la na organização de uma forma coerente e alinhada no que diz respeito aos seus objetivos estratégicos e objetivos setoriais. O projeto consistirá numa aplicação do conceito de organização por centros de responsabilidade e na adaptação na empresa de dois instrumentos de acompanhamento e de avaliação da performance, o balanced scorecard e o tableau de bord.
en
Management control is a fundamental part of the management process. Through its numerous instruments, it provides a solid foundation for the corporation’s strategy implementation. The aim of this project is to present an improvement proposal regarding the actual management control system of a construction-sector company. The project begins with an adaptation work of the company’s organizational structure towards a performance leading model, promoting decision-making decentralization and also the responsible manager’s awareness for the relevance of the results. A performance measurement system is allocated to this new organizational structure intended to the top management in a first stage, which therefore consists of a general instrument with the purpose of constituting the company’s strategy reflex. On a second stage, the measurement system is decentralized towards the company’s operational level. This is, therefore, an attempt to promote responsibility, making instruments available to the managers that can help them during the decision-making process. The aim is to think strategy, discuss it and spread it along the organization in a coherent and aligned way, considering the company’s strategical and sectorial objectives. The Project will consist in responsibility center organizational concept application and also in the adjustment to the company of two performance measurement instruments, the balanced scorecard and the tableau de bord.

Data

25-mar-2014

Palavras-chave

Strategy
Centros de responsabilidade
Tableau de bord
Responsibility centers
Estratégias
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Balanced Scorecard --

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo