Título
Developing psychological capital: Test of a training intervention with Bulgarian students and professionals
Autor
Stoykova, Petya Stancheva
Resumo
pt
O projeto apresentado consiste numa investigação empírica respeitante ao desenvolvimento do Capital Psicológico (PsyCap) via influência sobre as suas dimensões – esperança, auto-eficiência, resiliência e otimismo, sustentado por uma integração teórica de literatura nas áreas da Psicologia Positiva, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos.
Para efeitos da presente investigação, foi conduzido um exercício de curto-prazo em dois grupos amostrais oriundos da Bulgária: um constituído por estudantes e outros por trabalhadores. Este serviu como método de reflexão sobre os quatro componentes do PsyCap.
O objetivo deste trabalho é fornecer resposta às questões “Em que medida poderão as quatro dimensões do PsyCap ser incrementados numa amostra aleatória de estudantes e pessoal trabalhador (profissionais)?” e “Será este incremento perdurável (por ex.: um mês) após a condução do estudo?” Como resultado da análise e dos estudo efetuados, foi possível inferir importantes percepções e conclusões que, futuramente, poderão sustentar pesquisas mais aprofundadas nas áreas relacionadas.
en
The following thesis project consists of an empirical investigation regarding the Psychological Capital (PsyCap) and its development through influence over its dimensions - hope, self-efficacy, resilience and optimism, supported by a theoretical integration of literature in the areas of Positive Psychology, Organizational Behavior, and Human Resources Management. For the purposes of the project, a short-term intervention over a sample of students and employed people (professionals) from Bulgaria served as a method for reflecting over the four resources of PsyCap.
The objective of this paper is to provide answers to the questions “To what extent the four dimensions of PsyCap (previously mentioned) could be increased in a random sample of students and employed people (professionals)?” and “Would this enhancement last in time (i.e., one month) after the training intervention?”.
As a result of the analysis of the executed intervention, some valuable findings and insights were drawn, the use of which can contribute to further researches in related areas.