Título
Modelação de processos de gestão de propinas no contexto universitário – o caso de estudo ISCTE-IUL
Autor
Cerqueira, Jaqueline
Resumo
pt
Apesar das Tecnologias e dos Sistemas de Informação (SI) serem grandes aliados dos
gestores, no desempenho das suas funções, não têm garantido, por si só, os resultados
desejados, na medida em que fragmentam os processos de negócio em torno de suas
aplicações funcionais, ofuscando sua visibilidade end-to-end.
Clareza na percepção dos requisitos dos processos de negócio a serem implementados em SI,
torna-se um determinante para que os resultados provenientes da sua implementação
revertam-se em diferencial de competitividade para as organizações.
Esta dissertação tem por base a utilização do recurso da modelação, estando esta inserida nas
melhores práticas da abordagem Business Process Management (BPM), como ferramenta de
comunicação dos requisitos dos processos de negócio, com a intenção de mitigar dificuldades
no seu entendimento e garantir o alinhamento destes com os objectivos estratégicos da
organização.
Para atingir o objectivo proposto, foi utilizado um Caso de Estudo, onde procedeu-se a
Modelação do Processo de Negócio Gestão de Propinas, da Universidade ISCTE – Instituto
Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), utilizando a notação Business Process Modeling
Notation (BPMN). Este, entre outros processos, como medida estratégica definida no Plano
de Actividades de 2012, visa ser implementado no SI Enterprise Resource Planning (ERP) da
empresa SAP.
O trabalho de campo consistiu no levantamento da situação actual (AS-IS) e proposta (TOBE)
para o referido processo, que a nível teórico, foi fundamentado por conceitos acerca da
abordagem BPM, SI ERP/SAP e ferramentas para automação dos processos de negócio. No
nível prático, especificou-se os requisitos actuais e propostos do processo de Gestão de
Propinas, utilizando o recurso da modelação com notação BPMN.
O contributo deste trabalho consiste na apresentação dos benefícios da prática de modelação
de processos de negócio, suportada pela aplicação da abordagem BPM. Esta abordagem
propicia a explicitação e visibilidade dos processos, favorecendo o entendimento dos seus
requisitos e garantido alcance dos resultados esperados, nomeadamente aquando da sua
implementação em SI.
en
Despite Technologies and Information Systems (IS) being a great ally of managers in
performing their duties, they don’t secure the desired results, once fragment business
processes around its functional applications, masking the visibility end-to-end.
Clarity in the perception of the requirements of business processes to be implemented in IS
becomes a determinant for the results from its implementation revert in competitive edge for
organizations.
This thesis is based on the use of modeling resources, embedded in the best practices
approach of Business Process Management (BPM), as a tool for communicate business
processes’ requirements and aiming to mitigate difficulties in their understanding and ensure
alignment of these with the strategic objectives of the organization.
To achieve this goal, it was used a Case Study approach by modeling the Business Process
Management Fees, from the University of ISCTE - Lisbon University Institute (ISCTE-IUL),
using the Business Process Modeling Notation (BPMN). This, among other processes, such as
defined in the Strategic Business Plan 2012, intends to be implemented in IS Enterprise
Resource Planning (ERP) from SAP company.
The fieldwork was performed by examining the current situation (AS-IS) and proposing
solutions (TO-BE) for the process. This methodology was based, on a theoretical level, upon
concepts about the BPM approach, IS ERP / SAP and tools for automating the business
processes. On a practical level, it was specified the requirements of the current and proposed
Fees Management Process, using the resource modeling with BPMN notation.
The expected contribution of this work is to present the benefits of the practice of modeling
business processes, supported by application of the BPM approach. This approach provide a
clarity and visibility of processes, promoting the understanding of the requirements and
guarantee achievement of expected results, particularly during the implementation of IS.