Título
How does web 2.0 influence marketing
Autor
Henriques, Pedro Montalvão
Resumo
pt
Actualmente as pessoas têm vindo a desenvolver maneiras de bloquear as tentativas de
contacto por parte das empresas, na tentativa de comercializar seus produtos e serviços.
Nas ultimas décadas muitas técnicas foram criadas, aperfeiçoadas e utilizadas até à
exaustão, como é o caso de: Call centers, vendas directas, promoções e eventos, entre
outros.
Todas estas tentativas de aproximação do cliente resultou na saturação das técnicas
tradicionais de marketing, tendo mesmo sido criadas controversas leis como o “Do Not
Call” para telemarketing, anti-spam, rádio por satélite e Internet, livres de publicidade, e
o TiVo nos Estados Unidos da América que grava e remove os anúncios de TV das
pessoas programas favoritos.
Dada a actual situação é necessário encontrar novas formas de abordar o cliente, que
também está se tornando mais selectivo em como despende a sua atenção, e cada vez
mais preocupados com a gestão eficaz do seu tempo.
O desenvolvimento exponencial das tecnologias da informação deu origem a canais
inovadores de comunicação entre empresas e clientes, e um fenómeno recente, que é o
caso da Web 2.0, que está a revolucionar de forma dinâmica o mundo de negócios e as
relações sociais.
O objectivo deste estudo é de explicar o conceito de Web 2.0, e como pode ser uma
forma eficaz das empresas comunicarem com os clientes, principalmente com um baixo
orçamento para marketing.
A fim de melhor compreender o uso da Web 2.0 e suas ferramentas, será elaborado um
estudo de caso baseado empresa que retrata esta mesma situação e como utilizou a Web
2.0 para entender melhor as necessidades dos consumidores e como deve operar no
mercado.
en
Currently people have been developing ways to “block” attempts of contact by
companies, in order to market their products and services. In the recent decades many
techniques have been refined and used to exhaustion, such as call centers, direct sales,
promotions and events, among others.
All off these attempts to approach the client have resulted in the saturation of the
traditional marketing techniques, even existing controversial laws such as “Do Not
Call” for telemarketing, anti-spam, web and satellite radio and TiVO in the United
States of America; it basically records and removes TV ads from the persons favorite
programs.
It is then necessary to find new ways of approaching the client, who is also becoming
more selective and increasingly concerned with effective management of his time.
The exponential development of information technologies has given rise to innovative
channels of communication between businesses and customers, and a recent
phenomenon that is the case of Web 2.0, which is revolutionizing the dynamic world of
business and social relationships.
The purpose of the thesis is to explain the concept of Web 2.0, and explain how it is an
effective way to communicate with customers, especially in companies that do not have
a large advertisement budget.
In order to better understand the use of Web 2.0 and its tools, it will be elaborated a case
study based on a small and emerging company that portraits this situation, and how it
took advantage of Web 2.0 tools to better understand the consumers needs and how
should it operate in its own market.