Título
Proposta de aplicação de balanced scorecard na White Airways, S. A.
Autor
Fernandes, Rui Manuel Marques
Resumo
pt
Em plena crise económica mundial, o sector do transporte aéreo, em geral, e as companhias aéreas, em especial, enfrentam desafios acrescidos, que um mercado cada vez mais competitivo lhes lança e no qual a estratégia é decisiva para atingir os objectivos estabelecidos.
Nos últimos quatro anos, e após a aquisição por parte do grupo OMNI – Aviação, SGPS, a dinâmica de crescimento da White Airways, S. A., (White) foi notória, dado o aumento do volume de negócios, da frota de aviões e dado o consequente aumento de passageiros transportados.
O recurso ao balanced scorecard (BSC) é motivado pela necessidade de a gestão controlar cada vez melhor as actividades da empresa, com vista a dar uma resposta pronta e eficaz às exigências do mercado.
O presente trabalho procura concretizar o plano estratégico, definido pela administração da empresa para o período de 2008-2010, e tem o principal objectivo de apresentar uma proposta de aplicação de um BSC.
O BSC, enquanto metodologia de gestão estratégica, tem assumido, ao longo dos últimos tempos, um papel relevante no seio das organizações. Ele fornece, na verdade, uma visão global e integrada do desempenho organizacional, ao permitir ligar o controlo operacional de curto prazo à visão estratégica de longo prazo, além de concentrar a atenção dos gestores no que é mais crítico para a organização.
Após diversas etapas, e depois de verificadas as necessidades da organização, o sucesso da aplicação de um BSC depende de um conjunto de processos bem definidos, apoiados numa ferramenta tecnológica capaz de automatizar e alinhar a visão empresarial. Depende, pois, de fazer do pensamento estratégico um processo contínuo.
en
With the current world-wide economic crisis, the air transportation sector in general and particularly the airlines, face increasing challenges in a market ever more competitive, whereby strategy is fundamental in achieving objectives.
During the last four years and following the acquisition by OMNI – Aviation, SGPS, the dynamic growth of White Airways, S. A., (White) has been very evident in the increase in business volume, fleet of airplanes and consequent increase of transported passengers.
The Balanced Scorecard (BSC) arises due to management’s need to possess greater control over the company’s activities and to be able to respond readily and effectively to the demands of the market.
This project follows up the strategy plan, defined by the company’s administration for the period of 2008-2010, and its main objective is to propose the implementation of the BSC.
As a methodological tool for strategic management, the BSC has increasingly assumed a significant role in organizations, facilitate an integrated and global vision of organizational performances, and allows the link of short term operational control with a long term strategic vision, while focusing the manager’s attention on what is most critical for the organization.
After it can be affirmed that the success of the BSC application relies on well-defined processes, supported by a technological tool capable of automating and streamlining the company vision, ensuring strategy to become a continued process.