Título
Plano de negócios da plataforma online "Table & Friends"
Autor
Ferreira, Pedro Gonçalo Garção Nunes de Oliveira
Resumo
pt
Esta dissertação apresenta o plano de negócios da “Table & Friends”, uma plataforma
online que permite a qualquer pessoa juntar-se a jantares temáticos ou criar os seus
próprios. Em Janeiro de 2012, foi lançada a primeira versão da plataforma, enfocando
Portugal como mercado-teste. Após algumas iterações, o modelo de negócio evoluiu,
tendo-se voltado para o mercado global, com um maior enfoque em países como o
Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.
Numa primeira parte, esta tese embarca numa revisão da literatura. A proposta que se
apresenta é enquadrada na análise existente à inovação de serviço. Nesta base teórica
consideram-se tópicos ligados ao conceito de “start-up”; metodologias “lean” para
rápida iteração de protótipos e controlo de custos, as bases teóricas da definição e
evolução do modelo de negócio. Defende-se que a proposta “Table & Friends” seja
uma solução comercial e de marketing apropriada a uma “sociedade informacional em
rede”.
Segue-se uma análise de mercado, onde é exposto um nexo de tendências que se
afiguram relevantes. Aborda-se as dinâmicas dos mercados online, o potencial de
penetração do Facebook, a crescente adoção das compras e transações por via
electrónica e o sector da restauração. É também feita uma breve análise da
concorrência e “co-opetição”.
Por fim é analisado o plano de negócio, marketing e especificações tecnológicas,
sendo feita uma avaliação financeira. Opta-se pela sua aprovação, uma vez que
apresenta um RLE de 317.578 euros no final do segundo ano.
en
This dissertation presents and explains the business plan of “Table & Friends”, an
online platform that allows anyone to create or join themed dinners. At the end of
January 2012, the first version of the platform was launched, using Portugal as its test
market. This dissertation presents the evolution of the business model as well as the
business new approach that was designed to be global, having as main markets United
Kingdom, Spain, Germany and France.
This dissertation starts with a review of several literatures regarding service
innovation and is then linked to evolving business models, entrepreneurship in star-ups, lean methodologies for an agile iteration of prototypes and cost control. It
defends that Table & Friends can become a commercial and marketing solution
tailored to a networked and informed society.
This theoretical framing is then followed by a market analysis, where a nexus of
relevant tendencies is exposed. It dwells through the dynamics of the online markets
as well as Facebook penetration potential, the growth of online purchases worldwide
and the global market of restaurants with online presence. After this, the dissertation
explores the competition and coopetition.
Finally there is an analysis regarding the business plan, marketing plan and
technological specifications. After this analysis, the financial evaluation is shown,
presenting a net profit of 317.578 euros by the end of year two.