Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Modernização e melhoria no processo de emissão de certificado em Angola, caso de estudo: escola do II ciclo do ensino secundário do Lubango

Autor
Manuel, Carla Marisa Calequera
Resumo
pt
Durante as últimas décadas a dinâmica do processo de reforma suscita constantes mudanças na Administração Pública. Com o surgimento de forças inovadoras que procuram inserir nas organizações públicas, maior flexibilidade e gestão dos serviços públicos de forma ágil na prestação de serviços e consequentemente a satisfação dos cidadãos. O Trabalho de Projeto pretende olhar para as constantes reformas que ocorrem em Portugal e em Angola. Descreve as diversas mudanças que a Administração Pública vem sofrendo ao longo dos anos, os modelos de gestão que vão se adequando para acompanhar esse progresso e perceber o influência que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm para garantir rapidez dos serviços públicos, proporcionando maior ganho de produtividade, mais eficiência e maior proximidade ente os cidadãos e a Administração Pública. Para que este processo possa ser efetivo e contínuo é necessário apostar numa educação de qualidade através de meios modernos principalmente a nível tecnológico, que despertem a atenção do estudante e facilitem o professor no processo de ensino- aprendizagem. Olhando para todos estes pontos, foi desenvolvida e instalada uma aplicação informática na Escola do II Ciclo do Ensino Secundário do Lubango capaz de, em tempo útil, dar resposta à morosidade que existia no processo de emissão de certificados e, no decorrer deste processo, notou-se, claramente, a necessidade de utilizar a aplicação não apenas para emitir certificados, mas para tornar a instituição mais eficiente e eficaz na prestação dos serviços aos estudantes e ao público em geral.
en
During the last decades the dynamics of the reform process gives rise to constant changes in Public Administration. It is observed through the emergence of innovative forces that seek to enter the public sector, give it greater flexibility and agility in the management of public services in service delivery and consequently the satisfaction of citizens. This scope of project aims to focus on the reforms implemented on the public administration sector over the years, both in Angola and Portugal. It covers the management models that have been retrofitted to account for this same progress and understand the influence of information technologies in the assurance of fast delivery of public services. These technologies, provide increases in productivity, greater efficiency, and bridges the gap between the community and the public administration sector. For this process to be effective and continuous, there is a need to invest in quality education through modern means, specially in the technological level that attracts the attention of students and facilitate the teaching-learning process. Looking at all these points, a computer application has been developed and installed in a selected school, to address the slow process in the issuance of academic transcripts. During this process it was noted clearly the need to use the application not only to issues diplomas and transcripts, but to make the institution more efficient and effective in the provision of services to students and the general public.

Data

25-jan-2016

Palavras-chave

Public Administration
Eficácia
Administração Pública
Educação
Education
Tecnologias de informação e comunicação
Information and communication technologies
Eficiência
Efficiency
Governo eletrónico
Modernização
Reforma
Effectiveness
Electronic government
Modernization
Reform

Acesso

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