Título
Os processos de internacionalização da indústria farmacêutica: o caso Medinfar
Autor
Andrade, Catarina A. A. Vilar Roquete de
Resumo
pt
O presente caso pedagógico teve como ponto de partida a seguinte questão: Quais os processos na internacionalização das empresas da indústria farmacêutica?
Esta questão serviu de ponto de partida à elaboração deste estudo e foi desenvolvida no âmbito do Marketing Internacional.
A metodologia adotada baseou-se na seleção de uma multinacional portuguesa, a Medinfar, que exerce atividade de fabricação e comercialização de produtos farmacêuticos e de dispositivos médicos. Com mais de quatro décadas de existência, presente em mais de vinte países, uma boa consolidação no mercado e elevada notoriedade, o estudo desta empresa permite uma aproximação à realidade empresarial portuguesa da indústria farmacêutica.
O caso de estudo segue uma abordagem interpretativa no qual procurámos compreender os processos de seleção de mercados externos e os modos de entrada em mercados externos efetuados pelas empresas farmacêuticas.
A análise do caso de estudo integrou dados quantitativos e dados qualitativos, dados estes pesquisados e outros cedidos pela própria Medinfar. Os resultados dos dados demonstram que a internacionalização da empresa ainda é incipiente ao nível das vendas.
Em síntese, o caso de estudo exige reflexão sobre o desenvolvimento dos negócios internacionais das empresas, tendo em conta, o modo como abordam os mercados externos e a forma como decidem penetrar esses mercados. Apresenta-se, assim, como um instrumento útil e prático da temática do Marketing Internacional, sistematizando questões que permitam a consolidação dos conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de análise das empresas integradas no contexto internacional.
en
This case study had as its starting point the following question: What are the processes in the internationalization of companies in the pharmaceutical industry?
This question served as the starting point for the elaboration of this study and was developed under the theme of International Marketing.
The adopted methodology was based on the selection of a Portuguese multinational, named Medinfar, whose activities include manufacturing and commercialization of pharmaceuticals and medical devices. With over four decades of existence, present in more than twenty countries, a good market consolidation and high reputation, this company allows an approximation to the reality of Portuguese pharmaceutical business.
The case study follows an interpretive approach in which we sought to understand the processes of selecting foreign markets and modes of entry into foreign markets made by pharmaceutical companies.
The analysis of the case study integrated quantitative and qualitative data, from which a part was researched and another part was given by Medinfar itself. The results of the data show that the internationalization of the company is still incipient in terms of sales.
In summary, the case study requires reflection on the development of international business companies, taking into account the way they approach foreign markets and how they decide to penetrate those markets. It comes, therefore, as a useful and practical theme of International Marketing, systematizing questions to help consolidate the knowledge and develop the ability to analyze the companies integrated in the international context.