Título
SMOC: Sistema de e-learning em massa desenvolvido em open source
Autor
Varela, Jorge Miguel Freitas
Resumo
pt
A presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito da necessidade crescente das
empresas em formar os seus colaboradores em áreas de interesse para os objetivos
organizacionais, nomeadamente formação interna de quadros organizacionais. Procura-se
ainda um ponto centralizado de distribuição desses cursos e-learning, sem os custos com
licenciamento ou hardware de alto custo. Por outro lado, temos a formação de pessoas onde o
acesso à internet não é possível. Um exemplo poderá ser a formação de crianças ou adultos,
em países subdesenvolvidos com dificuldades de acesso à Internet ou mesmo a sua
inexistência. Com base em revisão de literatura esta dissertação apresenta um modelo
conceptual de e-learning capaz de responder as necessidades dos vários stakeholders de elearning
em contexto organizacional. O modelo contempla três partes: hardware open source,
software open source e curso. É aqui descrito o trabalho empírico realizado com a validação
do modelo proposto. A presente dissertação desenvolve assim um modelo que permite
distribuir massivamente formação à distância para contextos organizacionais de empresas
com colaboradores deslocalizados.
en
This master thesis is contextualized in the growing need to promote training courses for
organizational goals. Particularly in internal training, organizations aim to increase their
teams’ knowledge, trying to reduce costs while still maintaining a centralized distribution
point of these courses, and e-learning, without costs of licensing or expensive hardware. The
need to train people where Internet access is not possible, an example might be the education
of children and adults in developing countries with limited access to the Internet or even their
absence. Based in literatures review this thesis presents an e-learning conceptual model
capable of satisfying needs of the various stakeholders in an organizational context. The
conceptual model is based upon three parts: hardware open source, software open source and
course. Here it is described the conducted empirical work for validating the proposed model.
This master thesis develops a distance massive learning model for training in organizational
contexts.