Título
O rosto da máscara: Uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder
Autor
Pereira, Anabela da Conceição
Resumo
pt
O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos.
A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade.
en
The purpose of this investigation was to study the uses and representations of the body in the work of Helena Almeida and Jorge Molder, in order to explain how the creators particularize themselves through identity and the body in their works. Understanding, in turn, how the processes of construction of personal and professional identity, and identity of the work, are grounded in individual corporal condition, reconstructing also the narratives of the uniqueness and artistic recognition in both cases.
An interpretative and discursive approach that involved visual and documentary techniques as tools for gathering information, with a qualitative analysis treatment based in the various discourses that define these cases, including the reconstruction of artists’ curricular trajectories. This approach has allowed the interpretation of using the body in the work, at an individual level (underlying meanings), and the reconstruction of the visual and discursive sense of the work externally (legitimized and recognized meanings), offering a multidimensional perspective on these narratives, in which the body emerges as personal project for new forms of representation and identity.