Título
Comparison of perceptions on strategy: A survey on perceptions of business and military managers
Autor
Özleblebici, Zafer
Resumo
pt
O comportamento do ser humano é formado sob a influência de inúmeros fatores concretos e abstratos. É certo que a percepção tem um papel vital entre esses fatores abstratos. O papel crítico das percepções de gestao, tanto em processos de formulação de organização e tomada de decisão estrategicas tem sido reconhecido na literatura de gestão estratégica. No entanto, apesar do papel fundamental supracitado da percepção de gestao sobre o processo de estratégia e desenvolvimento de estratégia, menos esforço de pesquisa tem sido direcionado para entender “o que é percebido pela estratégia” e “como formas de estratégia na mente dos gestores”.
O objetivo da tese de investigação é identificado como “a desenvolver um quadro de base empírica, com fim de determinar e descrever a compreensão e o modo de estratégia das empresas e dos gestores militares com base nas percepções sobre estratégia e processo de desenvolvimento de estratégia”. Resumidamente, a tese tem como objetivo explorar “para descobrir a verdadeira natureza da estratégia entre os gerentes de negócios e gestores militares”. O ênfase ao longo do estudo é “determinar e descrever o modo de percepção estratégica evidente em negócios e na esfera militar”.
De acordo com o propósito desta pesquisa, as seguintes conclusões foram obtidas: (1) a comparação dos ênfases que são atribuídos ao abordar a estratégia que identificou diferenças significativas entre os gestores de negócios e militares , (2) os modos reais de estratégia entre o negócio e gestores militares foram claramente identificados (seis e cinco modos de negócio e gestores militares respectivamente) e (3) o impacto das características de gestao e organizacionais sobre os modos de estratégia acima referidos foram descobertos em detalhes.
en
The behaviour of human beings is formed under the influence of numerous concrete and abstract factors. It is certain that the perception has a vital role among these abstract factors. The critical role of managerial perceptions both in organizational decision making and strategy formulation processes has long been acknowledged in the strategic management literature. However, despite the abovementioned crucial role of managerial perception on strategy and strategy development process, less research effort has been directed to understand “what is perceived by strategy” and “how strategy forms in the mind of managers”.
The research purpose of the thesis is identified as “to develop an empirically based framework in order to determine and describe the understanding and the mode of strategy among business and military managers based on their perceptions on strategy and strategy development process”. Briefly, the thesis is aimed to seek “to uncover the true nature of strategy among business and military managers”. The emphasis throughout the study is “to determine and describe the mode of strategy perception evident in business and military managers”.
In accordance with above research purpose following conclusions have been obtained: (1) the comparison of the emphases that are attributed to approach to strategy identified significant differences among business and military managers, (2) the actual modes of strategy among the business and military managers have been clearly identified (six and five modes for business and military managers respectively) and (3) the impact of managerial and organisational characteristics on abovementioned strategy modes has been discovered in details.