Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Literacia mediática e cidadania: práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa

Autor
Lopes, Paula Cristina do Rosário
Resumo
pt
A relação entre literacia mediática e o exercício de uma cidadania ativa tem vindo a ser destacada, de forma explícita, desde os anos 80 do século XX. Sem grande controvérsia, a literacia mediática, entendida como recurso ou competência-chave nas sociedades contemporâneas, é afirmada como “condição essencial para o exercício de uma cidadania ativa e plena” (Comissão das Comunidades Europeias, 2009), potenciando a integração – política, social, cívica –, a mobilização e a participação comunitária. Este trabalho reflete sobre estas questões e submete a investigação rigorosa a hipótese de que a literacia mediática dos cidadãos tenha impacto relevante nas suas práticas de cidadania. A operacionalização da investigação teve por base uma estratégica metodológica quantitativa-extensiva, envolvendo a aplicação de um inquérito por questionário e de uma prova de literacia mediática a uma amostra de cerca de 500 estudantes adultos, a frequentar ações EFA, em estabelecimentos do ensino básico e secundário, e cursos de licenciatura e mestrado, em estabelecimentos do ensino superior, na Grande Lisboa, no ano letivo 2011-2012. Os resultados mostram uma clara divisão entre gerações no acesso à informação; que apenas uma minoria dos inquiridos gera conteúdos e participa publicamente online; uma baixa propensão para a integração e para a participação política, social ou cívica. Os resultados revelam que as competências de literacia mediática são determinadas pela escolaridade e pela idade, e que essas competências não parecem ser determinantes para uma cidadania ativa e plena. A relação entre competências de literacia mediática e práticas de cidadania revelou-se pouco – ou mesmo nada – significativa.
en
The topic of media literacy has been receiving much attention since the beginning of the 80´s of the 20th century. It is unanimous that media literacy, understood as a key resource or competence in contemporary societies, is an “essential condition for the exercise of a full and active citizenship” (Commission of the European Communities, 2009), that promotes political, social and civic integration and community mobilization and participation. This study focuses on this concept and aims at investigating if and how media literacy impacts citizenship practices. The methodology adopted was quantitative-extensive and included the implementation of a survey (questionnaire) and a media literacy test to a sample of 500 adult students enrolled in EFA classes in secondary schools and in bachelor and master courses at the university, in the Lisbon area, during 2011-2012. Results indicate that there is a clear distinction among generations in access to information; that only a minority of the subjects contributes with original content and participates publicly in online environments and that there is little integration and low political, social and civic participation. The results also show that whereas schooling level and age determine media literacy competences these competences do not seem to determine a full and active citizenship. The relationship between media literacy competences and citizenship practices was insipid – or even non-existent.

Data

24-mar-2015

Palavras-chave

Informação
Information
Media
Cidadania
Citizenship
Novos média
New media
Estudantes
Jornalismo
Journalism
Students
Adulto
Adults
media literacy
Literacia mediática
Práticas mediáticas
Competências de literacia mediática
Media uses
Media literacy skills and competencies

Acesso

Acesso livre

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