Título
A programação para a infância no projeto Fábrica Das Artes do Centro Cultural de Belém
Autor
Ferreira, Marta Sofia Prino
Resumo
pt
A programação cultural para público infanto-juvenil tem vindo a ganhar destaque na
agenda cultural dos centros urbanos e até em entidades artísticas de menor dimensão por
todo o país, pela criação e desenvolvimento de projetos inovadores que se focam na oferta
de criações artísticas de qualidade. A presente dissertação aborda o tema do trabalho
desenvolvido pelos serviços educativos / projetos educativos / secções de programação para
crianças e jovens no contexto do panorama cultural português, em específico a forma como
desenham a sua programação e quais as linhas programáticas sobre as quais se debruçam.
É efetuado um enquadramento acerca da retrospetiva dos serviços educativos e do papel
do programador cultural em Portugal. O estudo de caso utilizado é o projeto educativo Fábrica
das Artes no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde se afere a urgência em compreender
as necessidades do público infanto-juvenil, que partilha questões comuns à dos adultos,
sejam elas filosóficas, sobre a sociedade, a arte, o mundo, entre outras. Verifica-se também
a necessidade da existência de projetos que unam pessoas de diferentes gerações para
partilharem de uma mesma experiência cultural participativa.
en
Cultural programming, that has children and adolescents as their target-public, has been
gaining a prominent position in the cultural agenda of the urban centres and even in other
cultural entities with smallest dimension all over the country. This is due to the creation and
development of innovative projects that focus on the offer of quality artistic creations. The
present dissertation approaches the subject of the work developed by educational services /
educational projects / programming sections for children and teenagers in the Portuguese
cultural context, in specific the way they draw their programme and what are the programmatic
lines they focus on.
The dissertation includes a contextualization about the retrospective of cultural services
and the role of the cultural programmer in Portugal. The study case is the educational project
Fábrica das Artes in Centro Cultural de Belém, in Lisbon. The study case proves the urgencyin understanding the needs of young audiences because, in fact, they share common worries
with adults, even if they are philosophical or about society, art or the world. The study case
also shows the need of cultural projects that bring people from different generations together
to share the same cultural and participative experience.