Título
Gestão das artes: renovação do programa aplicado no ensino artístico especializado
Autor
Castro, Hélder de Jesus Ferreira de
Resumo
pt
Gestão das Artes/Cultural é uma área recente no mundo académico e no campo das profissões
e tem conhecido uma ampla produção académica e literária nos últimos anos. A disciplina de
Gestão das Artes surge a nível do ensino artístico especializado das artes visuais e
audiovisuais em 2006 e parece ser um caso raro quando comparamos com contextos
internacionais. Normalmente, as ofertas formativas são de nível pós secundário. Em Portugal,
a disciplina é leccionada na Escola Artística António Arroio, situada em Lisboa e que é o
nosso território de referência da experiencia pedagógica. A questão orientadora para este
projeto é a seguinte: em que medida o programa da disciplina de Gestão das Artes merece ser
renovado - justificando importância dessa renovação. O trabalho de projeto, baseado na
experiência pedagógica, questiona a organização dos temas, a pertinência dos conteúdos e os
recursos bibliográficos, propondo a reformulação e atualização destes elementos. A partir de
inquéritos, pesquisa no terreno e análise documental procurou verificar-se a importância da
disciplina no ensino das artes. As conclusões permitiram aferir que esta disciplina é
fundamental para o ensino artístico especializado em particular e para o ensino das artes em
geral.
en
Arts/Cultural management is a recent field in the academic world and in the area of
professions and has been subject of a wide academic and literary production in recent years.
The discipline of arts management emerged in the specialized artistic education level in 2006,
and seems to be a rare case when compared with an international context. Usually the
formative offers are in a post-secondary level. In Portugal the discipline is taught at António
Arroio High School, located in Lisbon, which is our reference territory for the pedagogical
experience. The guiding question for this project is the following: In what extent the Arts
Management program deserves to be renewed – justifying the importance of that renewal. The
project work, based on pedagogical experience, questions the topics, the organization, the
relevance of the contents and the bibliographic resources, proposing the recasting and
updating of these elements. Based on surveys, field research, and documental analysis it was
aimed to verify the importance of the discipline. The conclusions allowed to assess that this
discipline is fundamental for the specialized artistic education in particular and for the artistic
education in general.