Título
Absentismo na Secretaria-Geral da Educação e Ciência
Autor
Bernardo, Ana Paula Paiva
Resumo
pt
A Administração passou ao longos dos anos por várias mudanças, mudanças essas sempre
precedidas de grandes problemas, daí a premissa de que um problema origina uma mudança.
A gestão de pessoas ou a gestão de recursos humanos é uma unidade orgânica presente
em todas os organismos públicos e privados, uma das mais importantes na medida em que se
gerem pessoas e não valores financeiros. Não se trata de gerir somente o trabalhador e a sua
vida profissional, esta gestão influência igualmente, sentimentos e emoções, satisfação e
motivação, para além de outros fatores da sua vida não profissional.
Uma das preocupações da Administração Pública é a assiduidade dos seus
trabalhadores e por conseguinte o seu absentismo. Esta temática tem sido objeto de estudo por
parte das várias ciências, na tentativa de encontrar as suas verdadeiras razões e de apresentar
resoluções para esta problemática, com o objetivo de reduzir ao máximo a taxa de absentismo.
O absentismo é um problema antigo e crescente, o qual provoca um acréscimo de
custos e uma diminuição da produção de bens e serviços e uma sobrecarga de trabalho para os
restantes trabalhadores.
Pode ainda ser considerado como uma consequência da não satisfação profissional nos
organismos da Administração Pública. No entanto, atualmente estes organismos já estão mais
voltados para a questão da satisfação e não satisfação, e nas medidas podem fazer crescer o
grau de satisfação dos trabalhadores.
en
Administration has gone through many changes over the years, these changes are always
preceded by major problems, hence the premise that problems originate changes.
People management, or human resources management is an organic unit that is present
in all public and private organizations, being one of the most crucial types of management,
due to the fact that it deals with people, instead of finances. It is not solely a matter of
managing only the workers and their professional lives, as this type of management equally
influences one’s feelings and emotions, satisfaction and motivation, besides other factors of
their non-professional lives.
One of Public Administration’s biggest concerns is the attendance of its employees
and subsequently their absenteeism. This topic has been the object of study of the many
sciences, in aim of finding its true causes and presenting resolutions for this problem,
reducing absenteeism rate to the maximum.
Absenteeism is an old and growing problem, which leads to an increase in costs and
decrease in production of goods and services, and consequently an overload of work for other
workers.
This subject matter can also be considered as a direct consequence of professional
dissatisfaction in Public Administration itself. Nevertheless, these organisms have recently
started to focus on the question of satisfaction and dissatisfaction, and in the many measures
that can be applied to increase the degree of employee satisfaction.