Título
Jihadismo na rede: o papel da comunicação em rede na lógica de desenvolvimento do processo de radicalização jihadista
Autor
Oliveira, Rodrigo Sousa
Resumo
pt
O paradigma do movimento jihadista, e com ele o terrorismo jihadista, evoluiu ao longo da
última década para novos contornos, desde que entrou no nosso quotidiano com os ataques
de 11 de setembro de 2001. Esse processo de mutação deveu-se em grande parte ao
fortalecimento do movimento do califado, protagonizado pelo Estado Islâmico. Não é hoje
possível perceber o terrorismo jihadista, a ação violenta e o recrutamento de jihadistas, sem
compreender as raízes, os novos atores, modelos e dimensões de um processo de
radicalização que acontece numa sociedade global, na qual a Internet se tornou um meio de
comunicação quotidiano. As próximas páginas procuram compreender melhor essa "Era da
Jihad Informacional", onde a comunicação em rede, via redes sociais, é uma caraterística
central. A comunicação através da Internet assume-se como um vetor de difusão generalizada
de conteúdo favorável ao movimento do califado, assumindo múltiplas formas, entre as quais
revistas oficiais, vídeos de propaganda e a presença de pregadores carismáticos online. Para
além dessas formas e vetores de difusão, procurou-se também contemplar na análise o
conteúdo desfavorável presente na rede, seja ele noticioso ou de opinião. Para isso foi
conduzida uma Análise de Conteúdo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, através da
plataforma de "software" Crimson Hexagon, que permitiu a quantificação e caraterização da
presença destes conteúdos entre janeiro de 2012 e abril de 2017.
en
The jihadi movement paradigm, along with jihadi terrorism, has become over the last decade
a new reality, since it entered our daily lives with the 9/11 attacks. This process of change was
due largely to the strengthening of the caliphate movement, carried out by the Islamic State. It
is no longer possible to understand jihadi terrorism, violent action and recruitment without look
for the roots, new characters, models and new dimensions of a radicalization process that
happens in a global society where the Internet functions as a key media channel in everyday
communications. The next pages aim to understand an "Informational Jihad Age", where the
role of networked communication, through social media, is a main feature. Communication
through the Internet plays a vector function for diffusion of general favorable content related
with the caliphate movement, through multiple forms, including official magazines, propaganda
videos and the presence of charismatic preachers online. In addition, it was also included in
this research the analysis of unfavorable content, in the form of opinion or news content.
Hence, it was conducted a Content Analysis in Twitter, Facebook, Instagram and Youtube
using Crimson Hexagon software platform, that allowed the quantification and characterization
of these contents between January 2012 and April 2017.