Título
A articulação entre os professores titulares do 1º Ciclo do Ensino Básico e os professores das atividades de enriquecimento curricular: estudo de caso no agrupamento de escolas S. João da Talha
Autor
Prelhaz, Ana Rita da Costa
Resumo
pt
A Escola a Tempo Inteiro é nos dias de hoje, cada vez mais, uma realidade na vida
escolar dos alunos do 1º Ciclo, do Ensino Básico. Associadas a este projeto, surgiram as
Atividades de Enriquecimento Curricular, que englobam diversos professores, de
diversas áreas.
Com este crescimento de áreas disciplinares é esperado que se desenvolva entre
docentes titulares e de AEC uma interdisciplinaridade, partilha e articulação curricular,
contribuindo para o aumento de múltiplas competências e das capacidades cognitivas e
motoras dos alunos.
Por conseguinte, o principal objetivo deste estudo é identificar o tipo e formas de
relação, comunicação e articulação, estabelecidas entre ambos. Desta forma, foi
realizado um estudo de caso no Agrupamento de S. João da Talha, onde foi usada uma
metodologia de investigação qualitativa com base em entrevistas semiestruturadas a
coordenadores de escola e coordenadores de AEC, professores titulares e professores de
AEC e análise documental.
Com base numa análise dimensional, pode-se concluir que a administração escolar
fomenta a interação e o trabalho entre docentes e entre estes e os professores das AEC
e os próprios procuram cada vez mais realizar um trabalho conjunto com as AEC, não
só nas festividades anuais, mas ao longo do ano.
en
Full-time attendance at an Elementary School has been an upcoming reality for our
students having emerged Extracurricular Activities, which include a wide variety of
teachers of different subjects.
With the growing number of subjects in Elementary School it is expected that
Extracurricular teachers and Elementary School teachers develop a sense of curriculum
articulation, thus increasing students´ cognitive and motor skills.
The main objective of this study is to identify the types and forms of relationship,
communication and articulation established between both – Extracurricular and
Elementary School teachers.
Therefore, a case study was carried out in the schools of São João da Talha, where a
qualitative research methodology was used based on semi-structured interviews with
school Principals and General Coordinators of Extracurricular Activities, Elementary
School teachers, Extracurricular Teachers as well as document analysis.
Based on a dimensional analysis, it can be concluded that school administration
promotes interaction and curriculum articulation between Elementary School teachers
and Extracurricular teachers. Furthermore, Elementary School teachers are constantly
seeking to articulate with Extracurricular teachers not only for annual festivities but also
throughout the year.