Título
A União Europeia em busca de uma nova legitimidade democrática: o caso da campanha dos cabeças-de-lista dos europartidos nas eleições de 2014: redes sociais, debates televisivos e exposição aos media.
Autor
Vieira, Carlos Filipe Lopes Cabrita Caetano
Resumo
pt
A presente tese visa estudar as eleições de 2014 para o Parlamento Europeu, em que pela
primeira vez os principais “europartidos” designaram cabeças-de-lista que fizeram campanha
eleitoral em todo o continente e o resultado final respeitou a decisão dos eleitores ao apontar o
candidato da família política mais votado.
A investigação assenta em três vetores essenciais: avaliar a eficácia da campanha eleitoral dos
candidatos nas redes sociais; medir até que ponto os debates televisivos serviram para abordar
assuntos europeus; e identificar como a exposição aos media influenciou o nível de
conhecimento político dos candidatos por parte dos cidadãos. Para o efeito, é analisada a
utilização do Twitter e do Facebook pelos candidatos durante o último mês de campanha
eleitoral - número de publicações, interação com os cidadãos e aumento do número de
seguidores durante esse período. Os três principais debates televisivos com difusão continental
entre os candidatos são objeto de análise no que diz respeito às temáticas, como forma de
avaliar até que ponto houve maior politização dos temas europeus do que dos nacionais/
regionais. Finalmente, com recurso ao inquérito pós-eleitoral "European Election Survey" 2014,
afere-se em que medida a exposição aos novos media online por comparação à televisão explica
um maior reconhecimento do vínculo partidário dos candidatos pelos cidadãos.
Com esta abordagem procuramos contribuir para o entendimento do papel dos candidatos à
Presidência da Comissão Europeia nas eleições de 2014, enquadrando-os nos esforços
promovidos pela União Europeia para uma maior legitimação democrática das suas instituições.
en
This PhD thesis aims to study the 2014 elections for the European Parliament, where for the
first time the main "europarties" designated head candidates who campaigned across the
continent and the final result respected the voters' decision to appoint the candidate of the most
voted political family.
The research has three essential vectors: to assess the effectiveness of candidates’ election
campaigns on social networks; to measure the extent to which television debates have served to
address European issues; and to identify how exposure to the media influenced the level of
political knowledge of candidates by citizens. The thesis, thus, makes the evaluation of the use
of twitter and facebook by the candidates - publications made, interaction with citizens and the
extent to which they were increased the number of followers. The three main television debates
with continental diffusion among the candidates are analyzed with regard to the themes, as a
way of assessing the extent to which European issues have become more politicized than the
national / regional ones. Finally, using the "European Election Survey" 2014, assess the extent
to which exposure to the new online media compared to TV explains a greater partisan
recognition of candidates by citizens.
With this approach we seek to contribute to the understanding of the role of the candidates for
the Presidency of the European Commission in the 2014 elections, placing them in the efforts
promoted by the European Union to increase the democratic legitimacy of its institutions.