Título
Relações da arquitetura com a maçonaria. Alenquer : Centro Hipólito Cabaço
Autor
Damasceno, Sara Isabel Lima Ribeiro
Resumo
pt
Este trabalho debruça-se sobre a estética maçónica na cidade de Lisboa através
de um testemunho maçónico e um património arquitetónico muito específco, o de
Manuel Moreira Garcia, antigo proprietário dos três casos de estudo, a Cervejaria
da Trindade, o Palácio da Trindade e a Casa Ferreira das Tabuletas. Através do
seu testemunho na cidade de Lisboa encontramos no trabalho do azulejador e
pintor Luís Ferreira das Tabuletas simbologia maçónica.
A maçonaria especulativa é vinculada ao uso da simbologia e manifesta-se por
diversos meios artísticos. Em Lisboa o património arquitectónico com vínculos
maçónicos encontra-se a partir do século XIX, devido ao grande terramoto em
1755 e às sucessivas perseguições e desmantelamentos de lojas maçónicas.
Os casos de estudo construídos durante o século XIX estão integrados nos terrenos do extinto Convento da Santíssima Trindade que com o decreto de extinção
das ordens monásticas a 30 de Maio de 1834 foi loteado e vendido a Manuel
Moreira Garcia.
O seu testemunho é um exemplo de como a maçonaria se pode exprimir na arquitetura através do seu revestimento.
en
This work focuses on the Masonic aesthetic in the city of Lisbon through a Masonic
testimony and a very specifc architectural heritage, that of Manuel Moreira Garcia,
former owner of the three case studies, the Trindade Ceremony, the Trindade
Palace and the House Ferreira das Tabuletas. Through his testimony in the city of
Lisbon we fnd in the work of the azulejador and painter Luís Ferreira das Tabuletas
masonic symbolism.
Speculative Freemasonry is linked to the use of symbology and is manifested by
various artistic means. In Lisbon the architectural patrimony with Masonic bonds is
found from the 19th century due to the great earthquake in 1755 and the successive
persecutions and dismantling of Masonic lodges.
The cases of study built during the nineteenth century are integrated in the grounds
of the extinct Convent of the Holy Trinity which with the decree of extinction of the
monastic orders on May 30, 1834 was parceled and sold to Manuel Moreira Garcia.
His testimony is an example of how Freemasonry can be expressed in architecture
through its coating.