Título
Monitorizar para promover a equidade e o sucesso escolar em ciclos contínuos de melhoria
Autor
Mendes, Mário José da Costa e Silva
Resumo
pt
O sistema de educação em Portugal tem melhorado em termos de acesso e
qualidade, contudo persistem problemas de equidade e o Conselho Nacional de
Educação desafia-nos a que nos mobilizemos, para que os nossos jovens
tenham uma efetiva igualdade de oportunidades nos seus percursos escolares e
se cumpra uma das bandeiras da UNESCO, a Educação para Todos. Sendo
eticamente inaceitáveis as desigualdades em termos de educação, a longo
prazo, é a própria comissão europeia que alerta para os encargos financeiros
adicionais em cuidados de saúde, assistência pública e taxas mais elevadas de
delinquência, pelo que é premente investir, a inação corresponderá sempre a
custos financeiros mais elevados. O presente projeto, no âmbito do Mestrado em
Administração Escolar, propõe-se contribuir com um sistema de apoio à gestão
escolar que, a partir dos dados existentes nos repositórios das aplicações
informáticas de gestão de alunos, permita monitorizar o desempenho dos alunos,
a eficácia dos apoios distribuídos e o desvio etário, em particular, dos grupos de
alunos que apresentam maiores dificuldades nos seus percursos escolares,
detetando a existência de situações de desigualdade perante o acesso e
sucesso escolar. A monitorização é realizada no final da cada período a partir
das classificações (internas e externas) e dos apoios atribuídos com a produção
de relatórios articulados com os documentos de coordenação técnicopedagógica.
Recorreu-se a duas ferramentas de gestão da qualidade, o
Balanced Scorecard para apoio ao planeamento do projeto e como ferramenta
de comunicação, sendo que a intervenção estabelece ciclos contínuos de
melhoria alinhados com o Ciclo PDCA. Este projeto propõe-se desenvolver um
sistema de monitorização para promover a equidade e o sucesso escolar em
ciclos contínuos de melhoria procurando reduzir as desigualdades e melhorar os
resultados escolares.
en
The Portuguese educational system has improved in terms of access and quality,
yet problems of equity persist. The National Education Council challenges us to
mobilize ourselves in ensuring that our youngsters have effective equal
opportunities in their school careers, fulfilling one of the UNESCO flags,
“Education for All”. Despite being ethically unacceptable, inequalities in education
in the long run, the European Commission warns for the additional financial
burden on health care, public assistance, and higher rates of crime. It is thus
urgent to invest, as inaction will always correspond the higher financing costs.
This project, part of the Master of School Administration, aims to develop a
support system for school management. Using the data from the computer
applications repositories of students’ management, it will permit to monitoring
students’ performance, the effectiveness of the support displayed to students and
the age distribution, in particular with groups of students who have the greatest
difficulties in their school careers. This process would sense the existence of
inequality situations in terms of access and academic success. Monitoring is
performed at the end of each term based on assessments (internal and external)
and written reports of the support actions, together with the technical and
pedagogical coordinating documents. Two quality management tools were used:
the Balanced Scorecard to support project planning and as a communication tool,
considering that intervention provides continuous cycles of improvement aligned
with the PDCA cycle. This project proposes to develop a monitoring system to
promote to reduce inequalities and improve educational outcomes in continuous
cycles of improvement.