Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

Monitorizar para promover a equidade e o sucesso escolar em ciclos contínuos de melhoria

Autor
Mendes, Mário José da Costa e Silva
Resumo
pt
O sistema de educação em Portugal tem melhorado em termos de acesso e qualidade, contudo persistem problemas de equidade e o Conselho Nacional de Educação desafia-nos a que nos mobilizemos, para que os nossos jovens tenham uma efetiva igualdade de oportunidades nos seus percursos escolares e se cumpra uma das bandeiras da UNESCO, a Educação para Todos. Sendo eticamente inaceitáveis as desigualdades em termos de educação, a longo prazo, é a própria comissão europeia que alerta para os encargos financeiros adicionais em cuidados de saúde, assistência pública e taxas mais elevadas de delinquência, pelo que é premente investir, a inação corresponderá sempre a custos financeiros mais elevados. O presente projeto, no âmbito do Mestrado em Administração Escolar, propõe-se contribuir com um sistema de apoio à gestão escolar que, a partir dos dados existentes nos repositórios das aplicações informáticas de gestão de alunos, permita monitorizar o desempenho dos alunos, a eficácia dos apoios distribuídos e o desvio etário, em particular, dos grupos de alunos que apresentam maiores dificuldades nos seus percursos escolares, detetando a existência de situações de desigualdade perante o acesso e sucesso escolar. A monitorização é realizada no final da cada período a partir das classificações (internas e externas) e dos apoios atribuídos com a produção de relatórios articulados com os documentos de coordenação técnicopedagógica. Recorreu-se a duas ferramentas de gestão da qualidade, o Balanced Scorecard para apoio ao planeamento do projeto e como ferramenta de comunicação, sendo que a intervenção estabelece ciclos contínuos de melhoria alinhados com o Ciclo PDCA. Este projeto propõe-se desenvolver um sistema de monitorização para promover a equidade e o sucesso escolar em ciclos contínuos de melhoria procurando reduzir as desigualdades e melhorar os resultados escolares.
en
The Portuguese educational system has improved in terms of access and quality, yet problems of equity persist. The National Education Council challenges us to mobilize ourselves in ensuring that our youngsters have effective equal opportunities in their school careers, fulfilling one of the UNESCO flags, “Education for All”. Despite being ethically unacceptable, inequalities in education in the long run, the European Commission warns for the additional financial burden on health care, public assistance, and higher rates of crime. It is thus urgent to invest, as inaction will always correspond the higher financing costs. This project, part of the Master of School Administration, aims to develop a support system for school management. Using the data from the computer applications repositories of students’ management, it will permit to monitoring students’ performance, the effectiveness of the support displayed to students and the age distribution, in particular with groups of students who have the greatest difficulties in their school careers. This process would sense the existence of inequality situations in terms of access and academic success. Monitoring is performed at the end of each term based on assessments (internal and external) and written reports of the support actions, together with the technical and pedagogical coordinating documents. Two quality management tools were used: the Balanced Scorecard to support project planning and as a communication tool, considering that intervention provides continuous cycles of improvement aligned with the PDCA cycle. This project proposes to develop a monitoring system to promote to reduce inequalities and improve educational outcomes in continuous cycles of improvement.

Data

05-jan-2015

Palavras-chave

Gestão da qualidade
Quality management
Equidade
Equity
Sucesso escolar
Monitorização
School success
Monitoring

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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