Título
O tom da cobertura de assuntos políticos pela imprensa nacional diária: uma análise às campanhas eleitorais das eleições legislativas de 2002, 2005 e 2009
Autor
Silva, Diogo Miguel Inácio Taborda e
Resumo
pt
Em países desenvolvidos como Portugal os meios de comunicação de massa são parte integrante da vida da população. A Imprensa é um veículo fundamental de transmissão de informação para os cidadãos, transformando os acontecimentos em notícias difundidas e consumidas em larga escala. Peças jornalísticas que são narrativas construídas com a interferência da subjetividade do jornalista e que, por esse motivo, dão origem à existência de uma tipologia de efeitos dos media centrada na influência que os grandes órgãos de comunicação exercem sobre a imagem da realidade criada pelos seus destinatários.
Os efeitos produzidos pelos mass media no público e a obrigatoriedade de existência de uma Imprensa livre em qualquer regime democrático atribuem uma pertinência fulcral aos estudos sobre o conteúdo informativo amplamente disseminado pelas entidades jornalísticas. Neste sentido, a presente dissertação apresenta uma análise de conteúdo à cobertura noticiosa dos períodos de campanha eleitoral das eleições legislativas nacionais de 2002, 2005 e 2009 desenvolvida pelos jornais diários Correio da Manhã, Jornal de Notícias e Público. O critério avaliado é o do tom, sendo as notícias classificadas como tendo um tom neutro ou equilibrado, predominantemente negativo ou predominantemente positivo.
Para além de apontarem o tom predominante verificado na cobertura de assuntos políticos em períodos pré-eleitorais por parte Imprensa nacional diária na primeira década do séc. XXI, os resultados demonstram também a evolução temporal deste critério de 2001 para 2009, promovendo a avaliação sistemática de um traço distintivo da informação política e abrindo uma janela comparativa face a investigações futuras semelhantes.
en
In developed countries, such as Portugal, mass media is a part of everyday life. The Press is a main vehicle for diffusing information to the citizens of a country, changing events into largely consumed information. News pieces that are narratives written under the subjective eye of the journalist lead to a specific type of media effects focused on the influence the mass media have on reality as viewed by news recipients.
The effects produced by the mass media in their public and the need for a free Press makes it extremely important to study how the news are presented. So, this study analyzes news content on the election campaigns of 2002, 2005 and 2009 in the following newspapers: Correio da Manhã, Jornal de Notícias and Público. The criterion for this analysis is tone, the news being classified as neutral or unbiased, either predominantly negative or predominantly positive.
Not only does this analysis evidence the main tone in political news in pre-election periods during the first decade of the 21st century, the results also portray the changes, in terms of this criterion, between 2001 and 2009, thus promoting a systemic assessment of political information and the possibility for further comparative research.