Título
Somos SNS: todos pela saúde e saúde para todos: modelo para uma campanha sobre o Serviço Nacional de Saúde
Autor
Correia, Emília Helena Reis Costa Sampaio
Resumo
pt
Querem-se portugueses mais próximos do seu Serviço Nacional de Saúde (SNS),
portugueses capazes de defender os seus direitos, portugueses mais informados e motivados
em promover a sua saúde. O projeto Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos proposto neste trabalho desenvolve os modelos da campanha Somos SNS, do plano Life Challenge e das ações Somos
SNSubway. Os três elementos de comunicação têm um período de implementação de um ano e
ferramentas dedicadas à avaliação do seu desempenho, abrangência e resultados. A audiência
primária são os utentes do SNS com 66 ou mais anos de idade e com menores níveis de
escolaridade. Porém, prevê-se a abrangência nacional. O Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos visa informar os utentes sobre a organização e o funcionamento do SNS e sobre os seus direitos em saúde, aproximar a população e aumentar a sua satisfação, promover práticas preventivas e a literacia em saúde, melhorar a utilização dos recursos disponibilizados e as condições do aperfeiçoamento do
serviço público com cidadãos mais informados e atentos, cultivar a coesão e inclusão social,
apresentar ganhos em saúde para Portugal e diminuir as despesas em saúde.
Mais iniciativas devem ser criadas no âmbito da Comunicação em Saúde assim como da
Saúde Pública que procurem a mudança através de estratégias comunicacionais mais atrativas,
inovadoras, focadas nas necessidades prioritárias das populações e adequadas às audiências–
alvo.
en
We want the portuguese people closer to their National Health Service (NHS/SNS), a
people that is able to defend its’ rights, a people which is well informed and motivated to promote
their own health.
The project Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos (or We are NHS – All
for Health and Health for All) proposed in this work develops the models of the campaign Somos
SNS (We are NHS), of the Life Challenge plan and the Somos SNSubway (We are NHSubway)
street actions. The three communication elements are designed to be implemented over the
course of one year and they have dedicated tools to the evaluation of their performance, reach
and results. The primary audience is the NHS users with 66 years of age or more and with lower
levels of education. However, the reach is expected at a national level.
The We are NHS – All for Health and Health for All aims to inform users about the
organization and functioning of the NHS and their rights in health, to bring the population closer
and increase their satisfaction, to promote preventive practices and health literacy, to improve the
use of available resources and the conditions of the public service improvement through well
informed and attentive citizens, to cultivate social cohesion and inclusion, to present health gains
for Portugal and reduce health expenditures.
More initiatives should be created within the framework of Health Communication and of
Public Health seeking change through more attractive and innovative communication strategies,
focused on the priority needs of the populations and appropriated to the target audiences.