Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Somos SNS: todos pela saúde e saúde para todos: modelo para uma campanha sobre o Serviço Nacional de Saúde

Autor
Correia, Emília Helena Reis Costa Sampaio
Resumo
pt
Querem-se portugueses mais próximos do seu Serviço Nacional de Saúde (SNS), portugueses capazes de defender os seus direitos, portugueses mais informados e motivados em promover a sua saúde. O projeto Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos proposto neste trabalho desenvolve os modelos da campanha Somos SNS, do plano Life Challenge e das ações Somos SNSubway. Os três elementos de comunicação têm um período de implementação de um ano e ferramentas dedicadas à avaliação do seu desempenho, abrangência e resultados. A audiência primária são os utentes do SNS com 66 ou mais anos de idade e com menores níveis de escolaridade. Porém, prevê-se a abrangência nacional. O Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos visa informar os utentes sobre a organização e o funcionamento do SNS e sobre os seus direitos em saúde, aproximar a população e aumentar a sua satisfação, promover práticas preventivas e a literacia em saúde, melhorar a utilização dos recursos disponibilizados e as condições do aperfeiçoamento do serviço público com cidadãos mais informados e atentos, cultivar a coesão e inclusão social, apresentar ganhos em saúde para Portugal e diminuir as despesas em saúde. Mais iniciativas devem ser criadas no âmbito da Comunicação em Saúde assim como da Saúde Pública que procurem a mudança através de estratégias comunicacionais mais atrativas, inovadoras, focadas nas necessidades prioritárias das populações e adequadas às audiências– alvo.
en
We want the portuguese people closer to their National Health Service (NHS/SNS), a people that is able to defend its’ rights, a people which is well informed and motivated to promote their own health. The project Somos SNS – Todos pela Saúde e Saúde para Todos (or We are NHS – All for Health and Health for All) proposed in this work develops the models of the campaign Somos SNS (We are NHS), of the Life Challenge plan and the Somos SNSubway (We are NHSubway) street actions. The three communication elements are designed to be implemented over the course of one year and they have dedicated tools to the evaluation of their performance, reach and results. The primary audience is the NHS users with 66 years of age or more and with lower levels of education. However, the reach is expected at a national level. The We are NHS – All for Health and Health for All aims to inform users about the organization and functioning of the NHS and their rights in health, to bring the population closer and increase their satisfaction, to promote preventive practices and health literacy, to improve the use of available resources and the conditions of the public service improvement through well informed and attentive citizens, to cultivate social cohesion and inclusion, to present health gains for Portugal and reduce health expenditures. More initiatives should be created within the framework of Health Communication and of Public Health seeking change through more attractive and innovative communication strategies, focused on the priority needs of the populations and appropriated to the target audiences.

Data

18-jun-2019

Palavras-chave

Saúde
Health literacy
Literacia
Trabalho de projeto
Estratégias de comunicação
Health communication
SNS Serviço Nacional de Saúde
National Health Service (NHS/SNS)
Health rights

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo