Título
Fatores influenciadores na decisão de compra online: diferença entre as gerações Baby Boomers, Geração X e Millennials
Autor
Rosa, Rita Silva
Resumo
pt
O e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Deste crescimento, surge
a necessidade de estudar a sua evolução e qual o comportamento que a população tem
vindo a adotar relativamente ao mesmo.
Deste modo, o que se pretende na presente dissertação é estudar quais os principais fatores
que conduzem à intenção de compra através da internet, pelas Gerações Baby boomers,
X e Millennials. E nomeadamente, averiguar se existem diferenças entre os critérios que
influenciam cada um dos grupos de e-consumers em análise.
O estudo baseou-se na recolha de dados através de um questionário online, pelo que se
pressupõe que o universo em análise está familiarizado com a internet.
Numa fase posterior, os dados recolhidos foram devidamente apreciados, através de
análises estatísticas adequadas, por forma a observar resultados e retirar as conclusões do
estudo proposto.
Constatámos que, dos seis (dimensões) fatores em pesquisa, existem dois onde se
verificam diferenças no comportamento das gerações, no momento de decisão de compra
online. Esta desigualdade comportamental deu origem a dois grupos distintos, os Baby
boomers e as Gerações X e Millennials. Concluiu-se que os e-retailers que pretendam
direcionar o seu mercado para o grupo nascido entre 1947 e 1964, devem ter especial
atenção, pois esta população valoriza fatores diferentes quando comparada com as duas
gerações subsequentes.
Com a aplicação deste conhecimento, entende-se que os e-retailers poderão obter
vantagem competitiva, após perceção das necessidades e expetativas do seu target,
quando definido.
en
E-commerce has been growing in the recent years. With this growth, it is raised the
necessity to understand its evolvement in addition with the people’s behavior toward this
new phenomenon.
In the present study, we aim to learn which are the most influencing factors driving people
to shop via internet. We segmented the buyers into the categories commonly accepted
which are baby boomers, generation X, and the millennials and we also aim to learn the
differences among the three groups in criteria while shopping in the internet.
The study was based on online survey, which assumes that the universe under study is
familiar with the internet. After that, data were properly assessed through appropriated
statistical analyses to observe results and to draw conclusions of the study.
We have found out there are six factors conditioning people to go online shopping and,
the baby boomers differ from the millennials and the generation X in two of those factors.
Therefore, we have specific recommendations for the e-retailers if they want to address
to those who were born between 1947 and 1964 once they have different perceptions
towards online shopping from those who were born in subsequent years.
This study provides practical application for the e-retailers to obtain competitive
advantage by better addressing to the needs and expectations of their potential customers.