Título
International marketing strategy of Portuguese SMEs: case of Casa Ermelinda Freitas
Autor
Severino, Hugo Virgílio Teixeira Santos
Resumo
pt
A nossa realidade enquanto consumidores é cada vez mais globalizada e as fronteiras
dos países já não se apresentam como barreiras aos nossos gostos mais requintados.
Hoje em dia, com uma simples ligação à internet, já podemos comprar produtos de
todos os cantos do mundo e o mesmo também é verdade para todas as pequenas e médias
empresas que desejam colocar os seus produtos à venda nos mercados internacionais, por
forma a expandir as suas redes de clientes e aumentarem os seus lucros.
A Casa Ermelinda Freitas, liderada pela reconhecida e aclamada Leonor Freitas, é um
dos principais exemplos do sucesso das empresas familiares portuguesas no estrangeiro.
Ao longo desta dissertação, a estratégia de entrada utilizada pela empresa portuguesa
será cuidadosamente detalhada e explicada para que seja possível perceber perfeitamente
quais os passos tomados e que recomendações retirar do seu sucesso.
Para além da estratégia, serão também analisados todos os recursos necessários na
preparação e desenvolvimento dos mercados internacionais, avaliando os fatores críticos
para este processo.
Finalmente, serão discutidas as adaptações feitas ao nível do produto, os canais de
distribuição utlizados, a estratégia de preços e todos os meios de promoção envolvidos.
en
Our reality as consumers is increasingly globalized and the borders of the countries
no longer present as barriers to our most exquisite tastes.
Nowadays, with a simple internet connection, we already can buy products from all
corners of the world and the same is also true for all small and medium-sized enterprises
that want to put their products on sale in the international markets, in order to expand
their customer networks and increase their profits.
Casa Ermelinda Freitas, led by recognized and acclaimed Leonor Freitas, is one
of the major examples of the success of Portuguese family owned businesses abroad.
Throughout this dissertation, the entering strategy used by the Portuguese
company will be carefully detailed and explained so that it is possible to fully understand
what steps were taken and what recommendations to draw from its success.
In addition to the strategy, all necessary resources will be analyzed in the
preparation and development of international markets, assessing the critical factors for
this process.
Finally, we will discuss the adaptations made at the product level, the distribution
channels used, the pricing strategy and all the promotional means involved.