Título
Companhia Nacional de Bailado: A relação do marketing e da comunicação com a programação artística
Autor
Augusto, João Pedro Ferreira Mascarenhas
Resumo
pt
A presente dissertação teve como ponto de partida compreender a relação entre a
oferta artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e a procura por parte dos
públicos, a partir de uma tendência detetada de diminuição de vendas nos últimos
anos. A análise centrou-se apenas nos espetáculos de públicos geral do Teatro
Camões em Lisboa, uma vez que este é o local de apresentação permanente da
Companhia e também onde a venda de bilhetes determina grande parte do número
de públicos nos espetáculos, assim como o resultado de receita de bilheteira.
Para compreender as causas dos resultados estabeleceu-se um período de
tempo entre a temporada 2014/2015 e a temporada 2017/2018. Foram analisados
os relatórios de bilheteira e a estrutura e composição da programação artística.
Paralelamente realizaram-se inquéritos aos públicos durante dois espetáculos
distintos da CNB, um clássico e um contemporâneo, e ainda duas entrevistas a
especialistas nas áreas artísticas e de marketing.
A análise realizada juntamente com bibliografia estudada levou a
compreender a necessidade de existir uma relação entre o marketing e a
programação artística numa instituição cultural como a CNB, e que é fundamental
que diretores de marketing e diretores artísticos trabalhem em conjunto para
potenciar melhores resultados de venda de bilhetes e, por consequência, de
aumento de públicos.
en
The starting point for this dissertation was to understand the relationship between the
artistic offer of the National Ballet of Portugal (CNB) and the attendance of
audiences, stemming from the recognisable decrease in ticket sales that has been
observed over the last few years. The analysis focused exclusively on the
performances for general audiences at the Teatro Camões, in Lisbon, as this is the
permanent home of the Ballet, and where ticket sales determine a significant number
of audiences attending performances, as well as the revenue of those ticket sales.
In order to achieve an understanding of the causes for these results, a time
period between the 2014/2015 and 2017/2018 seasons was established. The
analysis included ticket sales reports and the structure and composition of the artistic
programme. In parallel, questionnaires to CNB audiences were carried out during
different performances: one classical piece and one contemporary piece, as well as
two interviews to specialists in the areas of artistic programming and marketing.
The analysis conducted, in tandem with the bibliography consulted, led to an
understanding that there needs to exist a relationship between the marketing and
artistic programming of a cultural institution like CNB, and that it is fundamental that
marketing and artistic directors work together to promote better results in terms of
ticket sales and, consequently, increase audiences.