Título
Competitiveness of China's Guangxi Beibu Gulf Port: resource-based and institutional perspectives
Autor
Zhu Fangyang
Resumo
pt
O Guangxi Beibu Gulf Port é um importante porto de entrada para a Rota da Seda
Marítima do Século XXI e o Cinturão Económico da Rota da Seda, além de ser um portal
internacional para a ASEAN. Este artigo tenta usar o Guangxi Beibu Gulf Port como objeto de
pesquisa para explorar a competitividade portuária do porto de Guangxi Beibu Gulf na
perspectiva da teoria dos recursos e do ambiente institucional.
Este estudo usou dois conjuntos de dados. Dados em primeira mão de operadores
portuários coletados por dados oficiais e questionários auto-relatados para 13 portos para
2010-2016. Primeiro, usando os dados oficiais de 13 portos em Beibu Gulf, Shanghai Port e
Yantian Port de 2010 a 2016, foi construído um modelo de análise empírica do impacto dos
recursos portuários e do ambiente de políticas portuárias na competitividade portuária. Com
base no questionário e em outros dados de primeira mão, foi realizada uma análise abrangente
da competitividade do porto de Guangxi Beibu Gulf. Em segundo lugar, a fim de aprofundar
o estudo e explicar os resultados dos dados oficiais, este estudo utilizou um questionário
auto-relatado para coletar dados em primeira mão dos operadores portuários. Os resultados da
análise dos dois conjuntos de dados revelaram:
1) A competitividade global do Porto do Golfo de Beibu é fraca;
2) A competitividade do Beibu Gulf Port está positivamente correlacionada com o
rendimento do porto;
3) As variáveis dos recursos portuários do Beibu Gulf não afetaram de forma
significativa e positiva a competitividade portuária;
4) O ambiente institucional do porto de Beibu Gulf não ajustou significativamente
positivamente a relação entre os recursos portuários e a competitividade portuária;
5) O ambiente institucional do Beibu Gulf Port tem um efeito de ajuste positivo na
relação entre a concorrência portuária e o rendimento do porto. Com base nisso, este estudo propõe recomendações políticas relevantes para melhorar a
competitividade do porto do Golfo de Beibu.
en
Guangxi Beibu Gulf Port is a crucial window connecting the Silk Road Economic Belt
and the 21st Century Maritime Silk Road, an international passage to ASEAN. This study
attempts to take the Guangxi Beibu Gulf Port as the object of study, explore its port
competitiveness from the perspectives of resource theory and institutional environment.
This study used two sets of data which are official data of thirteen ports in 2010-2016
years and the first hand data collected from the port operators by the self-reported
questionnaire.First of all, based on governmental data of thirteen ports including Beibu Gulf
Port, Shanghai Port, Yantian Port and etc.from year 2010 to year 2016, the port
competitiveness of Guangxi Beibu Gulf Port is comprehensively analyzed by making
empirical test about the influence of port resources and institutional environment on port
competitiveness, combining with the questionnaire and other first-hand materials. Second, to
further valide and explain the findings from official data, this study used self-reported
questionnaires to collect first-hand data from the port operators. Analyses of the two sets of
data reveal the following findings.
1) the overall competitiveness of Beibu Gulf port is weak;
2) Beibu Gulf port competitiveness and port throughput are positively correlated;
3) the port resources of Beibu Gulf have not all significantly positively affecting the
port competitiveness;
4) the institutional environment of Beibu Gulf port has not been able to regulate the
relationship between port resources and port competitiveness;
5) the institutional environment of Beibu Gulf port has a positive regulating effect on
port competition and port throughput.
This study proposes relevant policies and suggestions to improve Beibu Gulf port
competitiveness.