Título
Learning scorecard: visualização da experiência de aprendizagem em estudantes do ensino superior
Autor
Rações, Francisco António Couceiro Torres Barão
Resumo
pt
O sucesso escolar na educação em geral, e no Ensino Superior, exige um esforço conjunto
de estudantes e docentes. O progresso da experiência de aprendizagem dos estudantes
numa unidade curricular (UC) não é tipicamente monitorizado. A principal causa deste
problema deve-se à falta de informação (e indicadores) de monitorização, estando as
análises focadas no desempenho dos estudantes no final do semestre. O Learning
Scorecard (LS) é uma plataforma de Learning Analytics que juntamente com elementos
de gamificação pretende fornecer aos docentes e estudantes um ambiente analítico para
melhorar a monitorização do processo de aprendizagem numa UC. O LS permite oferecer
aos estudantes um ambiente motivante, de auto-monitorização e de gestão de tempo. Para
os docentes, o LS permite uma avaliação em tempo útil do real progresso de
aprendizagem dos estudantes, permitindo o ajuste das técnicas pedagógicas de ensino
com vista ao aumento do sucesso escolar.
Esta dissertação incidiu sobre o desenvolvimento deste ambiente analítico, na vertente de
visualização de informação. Especificamente, foram desenvolvidos dashboards para
melhor comunicar o progresso de aprendizagem dos estudantes e todas as interfaces de
gamificação do LS nas duas vistas desta plataforma: vista de estudante e de docente. No
dashboard do estudante foi efetuado o alinhamento dos elementos de gamificação com
as boas práticas de desenvolvimento de dashboards. A vista de docente foi desenhada
apenas segundo as boas práticas de desenvolvimento de interfaces para business
Intelligence. Com este trabalho de investigação pretende-se estudar o impacto da
utilização de dashboards e técnicas de visualização na percepção da evolução da
experiência de aprendizagem por parte dos estudantes numa unidade curricular, bem
como o impacto final conseguido na performance e motivação dos estudantes.
en
Academic success in Education in general as well as in Higher Education requires a joint
effort from students and faculty. Typically, the progress of the student learning experience
in a course is not monitored. The main reason of this problem is the lack of monitoring
information (and indicators), as student performance analyses are usually performed at
the end of the semester. The Learning Scorecard (LS) is a Learning Analytics platform
that combines gamification elements to provide students and faculty with an analytical
environment to improve the monitoring of the student learning experience in a course.
The LS provides an environment to students, that fosters their motivation, self-monitoring
and time management. For faculty, the LS provides a right-time assessment of the real
progress of the student learning experience, enabling the adjustment of pedagogical
practices to improve academic success.
This dissertation focused on the development of this analytical environment in terms of
information visualization. Specifically, dashboards have been developed to better
communicate the student learning progress, as well as the LS gamification interfaces in
both views of the platform: student and faculty views. The student dashboard required an
alignment between the gamification elements and the best practices of dashboard design.
The faculty view was designed according to the best practices for the development of
business Intelligence interfaces. This research project aims to study the impact of the use
of dashboards and visualization techniques in the student perception of their learning
experience progress in a course, as well as the final impact in student performance and
motivation.