Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Learning scorecard: visualização da experiência de aprendizagem em estudantes do ensino superior

Autor
Rações, Francisco António Couceiro Torres Barão
Resumo
pt
O sucesso escolar na educação em geral, e no Ensino Superior, exige um esforço conjunto de estudantes e docentes. O progresso da experiência de aprendizagem dos estudantes numa unidade curricular (UC) não é tipicamente monitorizado. A principal causa deste problema deve-se à falta de informação (e indicadores) de monitorização, estando as análises focadas no desempenho dos estudantes no final do semestre. O Learning Scorecard (LS) é uma plataforma de Learning Analytics que juntamente com elementos de gamificação pretende fornecer aos docentes e estudantes um ambiente analítico para melhorar a monitorização do processo de aprendizagem numa UC. O LS permite oferecer aos estudantes um ambiente motivante, de auto-monitorização e de gestão de tempo. Para os docentes, o LS permite uma avaliação em tempo útil do real progresso de aprendizagem dos estudantes, permitindo o ajuste das técnicas pedagógicas de ensino com vista ao aumento do sucesso escolar. Esta dissertação incidiu sobre o desenvolvimento deste ambiente analítico, na vertente de visualização de informação. Especificamente, foram desenvolvidos dashboards para melhor comunicar o progresso de aprendizagem dos estudantes e todas as interfaces de gamificação do LS nas duas vistas desta plataforma: vista de estudante e de docente. No dashboard do estudante foi efetuado o alinhamento dos elementos de gamificação com as boas práticas de desenvolvimento de dashboards. A vista de docente foi desenhada apenas segundo as boas práticas de desenvolvimento de interfaces para business Intelligence. Com este trabalho de investigação pretende-se estudar o impacto da utilização de dashboards e técnicas de visualização na percepção da evolução da experiência de aprendizagem por parte dos estudantes numa unidade curricular, bem como o impacto final conseguido na performance e motivação dos estudantes.
en
Academic success in Education in general as well as in Higher Education requires a joint effort from students and faculty. Typically, the progress of the student learning experience in a course is not monitored. The main reason of this problem is the lack of monitoring information (and indicators), as student performance analyses are usually performed at the end of the semester. The Learning Scorecard (LS) is a Learning Analytics platform that combines gamification elements to provide students and faculty with an analytical environment to improve the monitoring of the student learning experience in a course. The LS provides an environment to students, that fosters their motivation, self-monitoring and time management. For faculty, the LS provides a right-time assessment of the real progress of the student learning experience, enabling the adjustment of pedagogical practices to improve academic success. This dissertation focused on the development of this analytical environment in terms of information visualization. Specifically, dashboards have been developed to better communicate the student learning progress, as well as the LS gamification interfaces in both views of the platform: student and faculty views. The student dashboard required an alignment between the gamification elements and the best practices of dashboard design. The faculty view was designed according to the best practices for the development of business Intelligence interfaces. This research project aims to study the impact of the use of dashboards and visualization techniques in the student perception of their learning experience progress in a course, as well as the final impact in student performance and motivation.

Data

14-fev-2019

Palavras-chave

Higher education
Aprendizagem
Ensino superior
Sistema de informação
Data visualization
Visualização da informação
Técnicas digitais
Learning Scorecard
Learning Analytics
Learning Experience

Acesso

Acesso livre

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