ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Economia e Políticas Públicas

Política de apoio ao empreendedorismo em Angola: o caso da província do Moxico

Autor
Troco, Miguel Gabriel
Data de publicação
15 Jan 2019
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Portugal
Brasil
Análise comparativa
Entrepreneurship
Economia
Política pública
Empreendedorismo
África Austral
Política de apoio
Moxico - Angola
Entrepreneurship policies
Support instruments
Moxico
Resumo
PT
A presente dissertação aborda a questão das políticas de apoio ao empreendedorismo em Angola. Nos últimos anos, o assunto tem merecido a maior atenção dos diferentes atores sociais bem como dos Estados, sendo considerado uma das vias para o desenvolvimento económico e social dos países. O foco da pesquisa é identificar os instrumentos de apoio ao empreendedorismo na província do Moxico, analisar os obstáculos ao seu funcionamento e perceber até que ponto contribuíram para o surgimento de empresas e a redução do desemprego. A pesquisa recorreu a um método misto, tendo sido desenvolvida com base em documentos e entrevistas a vários atores participantes do processo de fomento do empreendedorismo no Moxico. Os resultados mostram que, por razões de diversas ordens, tais como o funcionamento deficitário das instituições por falta de recursos, a pouca responsabilidade dos atores, bem como a falta de rigor no uso dos recursos disponíveis, o desempenho dos instrumentos nesta parcela do território angolano teve pouco sucesso. No final, apresentam-se algumas recomendações que podem ser tidas em conta na formulação de políticas públicas de promoção do empreendedorismo nesta província.
EN

Relacionadas