ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Administração Pública

Administração pública eletrónica: contributo para a conceção do projecto Vistoria na hora

Autor
Santos, José Miguel Beirão Lamela Gomes dos
Data de publicação
06 Aug 2019
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Administração pública
Desempenho organizacional
Novas tecnologias
Inovação tecnológica
Modernização administrativa
Sistema de informação
Controlo de processos
Monitorização
Trabalho de projeto
Indústria alimentar
Descentralização administrativa
Resumo
PT
Porque a informação é central na administração, os recursos para geri-la e a forma como são usados são preponderantes nos resultados e nos valores que as organizações alcançam e prosseguem. No âmbito de um processo de modernização administrativa da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), propõe-se uma iniciativa de administração pública eletrónica – o projeto Vistoria na hora. Este projeto consiste na utilização de tecnologias de informação nas vistorias aos estabelecimentos do setor alimentar, bem como na desconcentração administrativa, com vista ao aumento da eficiência, ao reforço da eficácia e à melhoria da qualidade dos controlos oficiais. Se for bem-sucedido, o projeto reforçará a autoridade e a competência da DGAV, capacitando-a para a prestação de um serviço melhor aos operadores económicos e aos consumidores. Para dar resposta aos variados desafios que a conceção do projeto enfrentou, foi definida uma estratégia metodológica que combinou a constituição de um painel de peritos, a elaboração de um inquérito aos operadores e a realização de três focus groups com colaboradores da DGAV. O resultado é uma proposta estruturada em cinco dimensões: uma aplicação web, um computador híbrido, uma alteração organizacional de desconcentração administrativa, uma metodologia de monitorização de desempenho e uma estratégia de comunicação.
EN

Relacionadas