ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Gestão

Impacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesa

Autor
Resende, Tiago Miguel Costa
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Recursos Humanos
Management
Gestão
Redução de Custos
Mudança organizacional
Gestão organizacional
Serviços partilhados
Shared services
Metodologia lean
Lean methodology
Força aérea portuguesa
Portuguese air force
Economia de serviços
Lean tools
Ferramentas lean
Resumo
PT
No período de 2010 a 2014, Portugal atravessou uma crise económico-financeira onde as organizações públicas, principalmente as militares, estiveram sujeitas a uma constante redução de custos e de recursos. Os modelos de serviços partilhados em conjunto com a metodologia Lean têm sido adotados pelas organizações com o objetivo de reduzir custos, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos trabalhadores com a prestação de serviços de qualidade. A presente dissertação tem como objetivo compreender o impacto que a implementação dos serviços partilhados e da metodologia Lean têm na área administrativa e de apoio na Força Aérea Portuguesa, incidindo na necessidade de recorrer à Loja do militar, ao Contact Center, ao Setor de Correios e ao Portal Interno - Self-Service, percebendo de que forma estas implementações permitiram a eliminação de desperdício e o aproveitamento dos recursos, humanos e financeiros, existentes. A recolha de dados realizou-se através da combinação de vários métodos, nomeadamente a análise documental, observação direta e entrevistas. Após a implementação, no ano de 2015, ainda é possível verificar que existe alguma resistência à mudança, o facto de estarmos perante uma organização hierárquica, de onde surgem diversas chefias inerentes, justifica essa desvantagem existente. Por outro lado, a implementação e o funcionamento de todos os serviços na sua plenitude, permitiu a redução de pessoal prevista pelo programa Defesa2020, onde a otimização de recursos juntamente com a simplificação de processos permitiu a eliminação de tarefas duplicadas.
EN

Relacionadas