ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado Integrado em Arquitetura

Cidade do futuro: o sistema do metropolitano no desenvolvimento dos núcleos urbanos de Lisboa e Loures

Autor
Albuquerque, Sara Alexandra Ramos de
Data de publicação
09 Apr 2015
Acesso
Acesso restrito
Palavras-chave
Cidade
Espaço público
Futuro
Periferia
Rede
Expansão
Centralidade
Limite
Metro
Resumo
PT
Actualmente é indiscutível que as redes de comunicação tais como estradas, metropolitano, comboio e outros são essenciais na cidade e os seus acessos devem ser localizados em pontos estratégicos, criando uma determinada hierarquia local e estruturando a cidade. Através da análise da evolução da rede do metropolitano ao longo do tempo é possível verificar uma transformação e igualmente uma evolução da cidade à superfície, assim como perceber que, quando se criam alterações na cidade subterrânea, ou seja na rede do metro, também se modificam as dinâmicas à superfície. A expansão do metro tem um grande impacto na progressão da cidade em relação à sua economia urbana, ao desenho do espaço público e às tipologias arquitectónicas. Neste trabalho é analisado o impacto que o planeamento da rede do metro tem no crescimento da cidade ou na sua transformação. O estudo mostra de que forma é que a rede do metropolitano actual afectou a cidade de Lisboa ao longo da história, que relação teve com o seu desenvolvimento, como é que o espaço público e a arquitectura interagem com os acessos a esta rede de comunicação. É objectivo deste trabalho perceber como se poderá alterar a cidade no futuro em relação a mudanças na centralidade de determinadas áreas, consoante o planeamento proposto para a expansão da rede de metro de Lisboa (prevista e em estudo desde Julho de 2012). Propõe-se ainda para esta investigação o caso de estudo do concelho de Loures, enquanto área localizada fora dos limites da cidade de Lisboa, com o objectivo de compreender de que forma é que a expansão da rede do metro pode influenciar também o desenvolvimento ou melhoramento de algumas zonas pouco consolidadas e com diferentes características.
EN

Relacionadas