ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Serviço Social

As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional

Autor
Barata, Rita Cláudia de Oliveira
Data de publicação
15 Feb 2017
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Formação
Serviço social
ensino superior
Social work
Professional relationship
Desenvolvimento de competências
Estudante
Relações profissionais
Competencias relacionais
Relational skills
Academic training in social work
Resumo
PT
A dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.
EN

Relacionadas